TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção social da realidade

Projeto de pesquisa: Construção social da realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.093 Palavras (13 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 13

Sumário

1.0 Introdução

ETAPA I

2.0 A construção social da realidade

2.1 Indivíduos x Cultura x Sociedade

2.2 Problematizar a realidade da vida cotidiana e sua existência nos diversos seguimentos sociais

ETAPA 2

3.0. A classe operária vai ao paraíso

3.1 Trabalho, consumo e sociedade

3.2 As interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual

ETAPA 3

4.0 Situações cotidianas de desigualdade social

4.1 Divergências Socias – reflexão crítica

ETAPA 4

5.0 Exploração do meio ambiente

6.0 Relatório final

7.0 Referências bibliográficas

Introdução

A obra analisada coloca-se como um tratado a respeito da Sociologia do Conhecimento, no sentido de ser uma análise de como o Homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade, tratando das relações entre o pensamento humano e o contexto social dentro do qual ele vive.

Realidade esta que existe independente de nós, entendida no âmbito sociológico como sendo o conjunto de fatos que acontecem no mundo independente da vontade do indivíduo. Mas que ao ser vista e percebida em perspectivas diferentes pelos ditos Homens comuns forma o conhecimento.

Assim, também neste contexto sociológico, o conhecimento pode ser definido como a interpretação que o indivíduo faz da sua realidade, são os aspectos que o indivíduo pensa que compõem a realidade.

Realidade esta que ainda apresentam-se de forma seusgêneros entre a facticidade objetiva e o significado subjetivo.

Se fosse para reproduzir em poucas palavras a essência do entendimento do livro, sintetizaria focando que a realidade da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela, é um produto da sociedade. Sociedade essa construída pelo próprio homem. Assim ao mesmo tempo em que o Homem constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.

A obra explora a questão apresentada passando por uma abordagem dos aspectos sociológicos da realidade e conhecimento, pela análise dos fundamentos do conhecimento na vida cotidiana, pela análise da sociedade como realidade objetiva e pela análise da sociedade como realidade subjetiva.

Na sequência deste trabalho estão apresentados os aspectos considerados relevantes na obra analisada, expostos segundo a estrutura da própria obra.

Etapa 01Passo 01

01. A construção social da Realidade

A construção social da realidade escrita por Peter Berger e Thomas Luckamann, elucida uma analise baseada no fundamento do conhecimento da vida quotidiana, na qual é interpretada através de um método que visa entender a vivencia e percepção dos indivíduos.

De acordo com o conteúdo da consciência verifica-se que esta sempre em direção de objetos, seja física ou interior feita de forma intencional. Os diferentes níveis da realidade são praticados pela consciência, a realidade predominante sempre figura na consciência, a intersubjetividade da realidade esta presente para varias consciência ao mesmo tempo, assim as perspectivas pessoais acerca desta realidade divergem de um consciência para outra, a imposição da realidade da vida quotidiana independe da consciência que o atinge, está sempre voltada à realidade.

Nesta obra os autores mostram a realidade como um senso comum que pode a qualquer momento ser influenciada pelo mercado de ideias, através de pensamentos e ações do próprio individuo ou até mesmo de terceiros, elucida o que a realidade constrói no meio cotidiano, relata que para entender a realidade da vida cotidiana é necessário ter ciência de a filosofia é inerente a essa construção.

Entende que a realidade é baseada nas coisas corpóreas, ou seja, aquelas que possuem corpo e que muitas vezes divergem de um ser para outro, assim devemos entender o mundo como tendo múltiplas escolhas, pois o que faz parte da realidade de um, nem sempre faz parte da realidade do outro. Entender a realidade da vida diária como sendo ordenada em padrões que são independentes, ela aparece ordenado por objetos que já estão lá antes mesmo do ser, vir a fazer parte desta, a titulo de exemplo podemos citar que determinada pessoa utiliza o ônibus que passa diariamente às 07 horas da manha, esta é a realidade dela, porem se ela se atrasar e chegar após este horário, então o ônibus já terá partido e a realidade desta pessoa será modificada. Assim a realidade esta organizada em torno do aqui, em torno de cada ser, em torno do agora, logo este será o foco de cada individuo.

Os autores ainda relatam que as coisas ganham significados por meio da linguagem e esta, delimita as coordenadas da vida que designa significado aos objetos. Certamente a realidade é construída baseada na cadeia de sinterização da ideia de alguém,ou seja, a realidade é a construção material de alguém. A realidade de cada individuo, muda com o tempo e espaço, pois o que hoje para um ser, pode ser importante, amanha pode deixar de ser. Pois a ela surge da relação com o outro, é sempre partilhada, esta sempre ligada com o corpóreo e um contexto na qual podemos modificar.

Existem duas formas de socialização do individuo á primaria e a secundaria, a primaria ocorre na infância em virtude da qual se tornam membros da sociedade, ela cria na cabeça da criança uma abstração progressiva dos papeis e atitudes dos outros, assim é formado o primeiro mundo do individuo, ela implica nas sequencias de aprendizagem definidas ao nível social. Já a secundaria é resultante de um processo que introduz o sujeito socializado em novos setores da sociedade, nesta socialização as limitações biológicas são menos importante na sequencia de aprendizagem.

A interiorização e estrutura social ocorrem em meio à contextualização sócia psicológica, fenômenos de interiorização na qual devemos observar aspectos estruturais da sociedade.Ocorre por vezes à socialização mal sucedida, quando há acidentes biográficos, biológica ou sociológica, pois assim no momento da socialização primaria ou secundaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com