TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construção social da realidade

Tese: Construção social da realidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  Tese  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 7

ATIVIDADE AVALIATIVA ATPS

Prof. EAD: Ma. Mariciane Moraes Nunes

Tutor Presencial: Allana Brianca Santos

Professor tutor à distância: Deisi Graziela de Lima Martins

Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior em Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para a avaliação da Disciplina Ciências Social para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Taguatinga / DF

2013

A Obra “Construção Social da Realidade”

Peter Berger e Thomas Luckmann desenvolve a obra a “Construção Social da realidade” o estudo da obra foca a realidade construída e que se constrói, dentro dos problemas da construção Social da vida cotidiana, da qual temos consciência, o conhecimento que temos dela é um produto da Sociedade, relata também de um tratado teórico sistemático no que diz respeito da Sociologia do Conhecimento, como o homem constrói o seu próprio conhecimento da realidade. A sociedade é uma produção humana e o homem é uma produção social, “Peter Berger e Thomas Luckman”, mas isso se tratando do pensamento humano com o contexto social no qual vive. Essa é a realidade que existe,

entendida na mesma área sociológica como um conjunto de fatos que acontecem em todo o mundo, indiferente se existe a vontade do homem, mas quando percebida e vista em perspectivas diferentes consegue se formar o conhecimento.

O Individuo

A relação entre o mundo social e o individuo é observada pela visão de todo o mundo, onde o indivíduo tem que ser o seu próprio conhecimento. Desta forma a realidade social vai se moldando, dando, caráter de afastamento da realidade a eventuais desvios radicais da ordem institucionalizada. O indivíduo percebe os fatos, aplica os seus valores e obtém seu conhecimento, formando assim a sua ideologia individual, ou seja, seu conjunto de ideia individual, e seus valores. Mas temos também um momento onde o individuo quer pertencer a vários grupos ou classe, e esses mesmos grupos constroem e influencia na sociedade, e a sociedade influenciando nos grupos e indivíduos, o importante é saber que nenhum individuo ou grupo, conseguirá passar as sua ideia para outro de modo que seja integralmente aceita.

O Indivíduo é o exemplar de uma espécie qualquer, orgânica ou inorgânica, identidade única, ou mesmo a individualidade. Refere-se à identidade, aquilo que determina uma pessoa como "única" em relação aos outros e a individualidade está ligada à sua própria percepção, como ser construído historicamente, a pessoa tem sua individualidade determinada pelas falas produzidas por outros e a partir de sua própria interpretação de si no mundo, diz respeito também, aquilo que se difere do outro, a diferença esta profundamente ligada à individualidade. Seu oposto, a fragmentação da identidade, tem raízes na concentração demográfica, na ênfase na coletividade e na corporatividade na modernidade.

A Sociedade

A Sociedade é construída pelo próprio homem, assim no mesmo tempo que ele constrói e molda a sociedade é por ela influenciado, é por ela moldado.

Uma Sociedade é composta de pessoas que compartilham todos seus pensamentos, gostos, preocupações e costumes, que sempre irão interagir entre si formando então, uma comunidade, com isso forma em um grupo de pessoas vivendo juntas em uma comunidade, são pessoas que formam um sistema semiaberto, pois na maioria das vezes fazem interações com outros indivíduos pertencentes do mesmo grupo, uma Sociedade é uma comunidade interdependente.

O mundo pode vê a sociedade como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum, a sociedade é vista como um sistema de inter-relação que envolve os indivíduos coletivamente e dentro dela existe seus membros que compartilham interesses e preocupações, em prol de um objetivo único, os membros se organizam em relações sociais estruturadas seguindo uma única cultura, e a chamamos de Socialização, a sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social de instituições e lei que regem a vida dos indivíduos e suas relações mutuas.

O homem há anos vive em grupos, e dessa forma pode- se considerar que a vida em sociedade é o modo natural da existência humana.

A Cultura

A Cultura são os hábitos que nós seres humanos temos, a cultura é a união de todos os aspectos sociais é todo elemento que compõem a sociedade como o conhecimento, crenças, lei, moral os costumes, objetos, gestos e todos os hábitos e aptidões, adquirido pelo homem, não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade.

A cultura envolve tudo o que se faz em uma sociedade e tem influencia direta por vários fatores como Sociais, políticas e de poder, a cultura é mutável e precisa dessas constantes modificações para que não encaremos como naturais às relações de poder nela existente, também se deve a essa mutação o fato dos costumes mudarem de uma época para outra, como a forma de se vestir as musicas, hoje em dia as coisas não são como antigamente.

Cada sociedade apresenta uma cultura especifica com característica própria que sofre influencia do ambiente no qual essa cultura está inserida, alguns países são conhecidos pela cultura da música, cultura da língua, cultura pela culinária, cultura estética,cultura da economia, na verdade o conceito de cultura é muito amplo, mas precisamos saber que pessoas de culturas diferentes tem visões diferentes e com isso faz com que o individuo pense que somente o seu modo de vida é o correto, desvalorizando outros costumes. A cultura é também um mecanismo cumulativo porque as modificações trazidas por uma geração seguinte, aonde vai se transformando perdendo e incorporando outros aspectos, procurando assim melhorar a vivencia das novas gerações.

O certo é que não se pode desprezar ou superestimar algo, já que de uma forma ou de outra, isso um dia poderá se incorporado à cultura, e o importante mesmo, é que cada sociedade saiba se expressar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com