TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consumo e indústria de massa – a arte da fruição e produção dos bens e serviços

Artigo: Consumo e indústria de massa – a arte da fruição e produção dos bens e serviços. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Artigo  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 4

CONSUMO E INDÚSTRIA DE MASSA – A ARTE DA FRUIÇÃO E PRODUÇÃO DOS BENS E SERVIÇOS

Consumo vem da palavra em latim consumptioné o ato de desfrutar de bens (material) ou serviços (imaterial) por indivíduos diferenciados, por empresas de diferentes ramos e seguimentos ou pelo Governo ou Estado.

Da visão Marxista

Consumo segundo Karl Max é apenas e exclusivamente o ciclo entre a existência de um objeto, de alguém que o venda e alguém que o compre. Desta forma, podemos ressaltar que, Karl Max visava que, o consumo só se da a partir do consumo de um objeto e exclusivamente disto. Isto porque, Max focava em seus estudos a produção material e a relação dos indivíduos sob esta perspectiva, que dita o “estômago” e a “fantasia”, respectivamente referindo-se a necessidade (estômago) e o desejo (fantasia) como obras do consumo.

1. Necessidade (estômago):

Necessidades básicas de consumo, assim, pode-se classificar como inflexível a não ter/possuir ou consumir aquilo.

Ex.:

• Alimento;

• Higiene;

• Água;

• Eletricidade.

2. Desejo (Fantasia):

Este tipo de consumo é o mais utilizado e mais comum nos dias atuais por todos os consumidores, por se tratar da influencia de vários fatores no ato de adquirir determinado produto, como o marketing, influência social (familiar, amigável, etc.).

Das influências:

Influências externas são aquelas que giram externamente do indivíduo, de forma a ter suas influências contornadas pela sociedade em que vive, pela cultura, religião, país ou região. Este tipo de influência é hierárquico, ou seja, passa por diversas modificações ao longo do tempo.

Ex.:

No Brasil e no Mundo, três em cada quatro pessoas tem celular, isso representa que, ao menos 75% (aproximadamente seis bilhões de pessoas no Mundo) de todas as pessoas do mundo possuem um aparelho celular, por mais simples que ele seja.

Com a evolução da tecnologia portátil, cada vez mais o consumo é “atiçado” a ser feito, ou seja, a cada ano, cerca de 10 aparelhos novos de celulares são lançados no mercado, sendo em sua maioria, das mesmas marcas, com os mesmos nomes dos aparelhos antigos, mas com algo a mais (Apple – Iphone3, 3 gs,4,4S,5,5C,5S, 6 e 6 Plus).

Influencia da sociedade ou de amigos também contam, ou seja, aquele amigo que adquiriu o celular mais moderno do Mundo ou de determinada marca, influência todos ao seu redor de que é necessário ter aquele produto, o que transforma o celular de uma fantasia em um estômago de consumo, o que nisto, pode proporcionar ao consumidor:

• Aceitação Social;

• Aceitação Familiar (em alguns casos);

• Aumento de personalidade;

• Boa visão do indivíduo aos olhos das pessoas;

• Aceitação própria;

• Forma equivocada de prevenir doenças psicológicas como a depressão.

Do Marketing e propaganda:

Pode parecer para algumas pessoas, que o marketing e a propaganda são meramente “bobagens” aos olhos leigos dos consumidores, mas são elas que ditam quem compra, quanto e como gastam, onde e como compram/gastam, entre outros.

Baseiam-se principalmente da pesquisa de campo apropriado a determinado produto e/ou serviço, para atingir o público certo.

Ex.:

No norte/nordeste do Brasil tende a ser muito quente, logo, uma empresa de blusas e casacos de lã, não faria muito sucesso se quisesse vender seu produto ao longo de todo ano, diferentemente se esta mesma empresa, se focar em vender seus produtos na Rússia, que tem como característica, o frio intenso.

Também influência a pesquisa histórica de compra dos consumidores de determinada região, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com