TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copetencia Profissional

Artigo: Copetencia Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  1.586 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

Atividade Colaborativa

Competências Profissionais Ciências Contábeis

Resumo

Aula-Tema 01: Teoria da Contabilidade

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio que serve como instrumento básico para a tomada de decisões. Estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil. Sem a base teórica, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis. No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais. Foi criado pela resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade. As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) têm por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Aula-Tema 02: Ética Profissional

Devido às necessidades do mercado e exigências fiscais, diversas organizações adotam códigos de ética, que nada mais são que um conjunto de atitudes tidas como corretas. A contabilidade não está fora deste contexto.

Na prática, muitos profissionais da área contábil são induzidos a cometerem pequenas ou grandes fraudes. Esse comportamento fere a imagem dos outros profissionais que trabalham licitamente e com seriedade. Empresários em geral fazem juízo negativo do contador não só pela ética, mas vêem-na como uma obrigação e não como parceiro disposto a cuidar da saúde da sua empresa.

O contador que luta contra a fraude, não aceitando propostas ilegais está sendo fiel ao código de ética tanto profissional como pessoal.

Outra dificuldade que também é questão de ética, enfrentada por contabilistas é o valor dos honorários. Muitos o reduzem a tal ponto que não tem lucros, o que pode levar ao serviço prestado ser de má qualidade. A ética está na base de qualquer profissão. Na contabilidade em especial, é de suma importância ter claros os objetivos, deveres e também direitos. O descumprimento de uma regra por menor que seja, é sim uma atitude incoerente.

Aula-Tema 03: Contabilidade Geral

A contabilidade é uma ciência e técnica que fornece informação útil para o processo de tomada de decisões econômicas. Esta disciplina estuda o patrimônio e apresenta os resultados através de documentos contabilísticos ou financeiros. A contabilidade geral implica a análise a partir de diferentes sectores de todas as variáveis que incidem neste campo. Para o efeito, é necessário levar a cabo um registro sistemático e cronológico das operações financeiras.

A contabilidade geral de uma empresa, por conseguinte, implica o controlo de todas as suas operações diárias: compras, vendas, gastos, investimentos, etc. O contabilista (ou TOC) deve registrar analisar, classificar e resumir estas operações para colocá-las num estado ou balanço com informação verdadeira.

Existem distintas fases especializadas que fazem parte da contabilidade geral. A contabilidade de custos dedica-se à classificação e recopilação da informação dos custos correntes e em perspectiva.

A contabilidade fiscal, por sua vez, está fundamentada na legislação tributária de cada país. O contabilista deve encarregar-se de elaborar os relatórios pertinentes para a apresentação de declarações à Administração Pública e para o pagamento dos impostos.

Aula-Tema 04: Contabilidade Intermediária

A contabilidade registra todas as movimentações monetárias e, em seguida, resume os dados em relatórios padronizados. Os relatórios contábeis são utilizados para apresentar a situação da empresa aos interessados. O enfoque desta parte do curso é a Contabilidade Geral, também conhecida como Contabilidade Financeira, que pode ser aplicada a diversos ramos de atividades. Quando a Contabilidade Geral for aplicada a empresas:

- Ecomerciais, denomina-se Contabilidade Comercial;

- Eindustriais, denomina-se Contabilidade Industrial;

- Epúblicas, denomina-se Contabilidade Pública;

- Ebancárias, denomina-se Contabilidade Bancária;

- Ehospitalares, denomina-se Contabilidade Hospitalar;

- Eagropecuárias, denomina-se Contabilidade Agropecuária;

- Eseguros, denomina-se Contabilidade Securitária etc.

Aula-Tema 05: Estrutura e Análise das Demonstrações Financeiras I.

A administração financeira é a área responsável pela gestão financeira cotidiana de uma empresa. E o profissional que atua nesta área é o administrador de finanças que tem o papel de analisar, planejar e controlar todos os recursos financeiros da empresa.

Para desenvolver o seu trabalho, o administrador de finanças precisa conhecer as estruturas e finalidades de cada demonstração financeira e como saber analisar cada uma delas. Além disso, deve estar muito bem informado sobre as mudanças no mercado financeiro.

As demonstrações financeiras básicas são: Balanço Patrimonial (apresenta a situação patrimonial da empresa confrontando com os seus Ativos e Passivos ou Patrimônio Líquido); Demonstração do Resultado do Exercício (tem por finalidade apresentar um resumo dos resultados financeiros das operações da empresa em um determinado período); Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (relata como o Capital Circulante da empresa foi utilizado ou modificado); Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (retrata as alterações ocorridas na conta durante o período).

As análises dessas demonstrações financeiras são divididas em:

• Situação financeira: apresentada pelos Índices de Liquidez (medem a capacidade da empresa em honrar seus compromissos) e pelos Índices de Endividamento (mostram as grandes linhas de decisões financeiras, em termos de origens e aplicações de recursos);

• Situação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com