TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cotidiano

Por:   •  7/4/2015  •  Artigo  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

Normalmente, a vida diária está associada com a rotina. Nos fins de semana e períodos de férias, por isso, são considerados momentos especiais ou diferentes, mesmo quando se mostram estranhos (todas as pessoas, em algum momento de sua vida, desfrutam de férias). A verdade é que, para cumprir as suas obrigações e responsabilidades diárias, os seres humanos podem dedicar o tempo para uma série de atividades que costumamos colocar de lado o resto do ano.

A vida diária, muitas vezes envolve certos rituais, que variam de pessoa para pessoa. Enquanto que para um indivíduo pode ser levantar da cama diariamente às 01:00 am, isto pode ser impensável para qualquer um que começa a sua jornada de trabalho às 7:30 am.

Para Marx, essa busca do conhecimento sobre a vida cotidiana aparecia como uma preocupação filosofica, justamente porque nesta busca ela toma um rumo muito às claras, ou seja, ocorre abertamente, sem indiretas: “Os Filósofos se limitaram a interpretar o mundo diferentemente, cabe transforma-lo”. (Marx, 1978b: 53).

Os Filósofos estavam tentando interpretando o mundo de uma forma , com a qual eles pudessem entender, assim como também procuraram entender a sociedade, sua forma de trabalho e sua mão-de-obra.

A vida cotidiana é apresentada de uma forma bastante ampla (complexa, ambígua e contraditória), existe toda uma rotina para o homem no qual buscasse prazer naquilo que está sendo feito, fazendo que vivessem em um mundo de alienação, onde o rico é rico porque houve um esforço de sua parte para conseguir atingir seu objetivo e manter sua realidade e o pobre é pobre porque diferente do rico, ele não se esforçou em buscar uma forma de conseguir ao menos sobreviver.

Faz algum tempo que ela recebe uma grande atenção do Estado e da produção capitalista de bens de consumo. Para a produção capitalista de bens de consumo, também merece atenção justamente pelo fato de se tornar uma base de renda econômica inesgotável para eles.

Neste trecho da música de Chico Buarque chamada de Cotidiano, ela te mostra como é a rotina desse trabalhador de manhã até a noite.

“Todo dia só penso em poder parar

Meio dia eu só penso em dizer não

Depois penso na vida pra levar

E me calo com a boca de feijão”

Este trecho em especial da música mostra que o trabalhador está casado da mesmice, da rotina e que pensa em desistir de trabalhar, mas o pensamento começa a invadir sua mente e então ele percebe que se desistir como irá sustentar ele e a esposa, ele não conseguiria preencher as necessidades que apareceram em sua vida.

Na música Rodo Cotidiano de O Rappa, retrata o cotidiano do rapaz de forma pesada e bastante intensa.

“A ideia lá comia solta

Subia a manga amarrotada social

No calor alumínio nem caneta nem papel

Uma ideia fugia”

Saindo para trabalhar pegava o metro ou o ônibus, aquele amontoado de gente reunido em um mesmo lugar. A ideia surgia para mudar aquela realidade mas como estava sem papel e caneta não tinha onde anotar e logo esquecia.

“Espaço é curto quase um curral

Na mochila amassada uma quentinha abafada

Meu troco é pouco, é quase nada”

Na realidade ele tratava aquilo como um curral para animais de tão pequeno que era o espaço disponibilizados para as pessoas. Já com relação a quentinha é a comida do trabalhador que sabe que não terá tempo de almoçar em sua casa e já leva a comida para o trabalho e ali no “curral” ela se amassa. Com o troco ele é a representação do salario mínimo que para o padrão de vida atual só dá pra o básico.

Conhecida como a vida diária habitual. Todos os dias, nesse sentido, muitas vezes inclui a levantar-se em um determinado momento, café da manhã, viagem para o centro de escritório ou estudo, o cumprimento das obrigações, ir para casa, jantar e ir para a cama quando você quer dormir o mínimo de horas recomendasse que girasse em torno de oito horas por dia.

Se uma pessoa normalmente viaja em seu local de trabalho de trem e um dia decide caminhar, mudando a rotina é uma ruptura com o cotidiano. Nesse caso, o modo de viagem seria algo incomum, que é facilmente distinguido dos costumes e hábitos do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (46.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com