TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crise meio ambiente

Por:   •  26/9/2019  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o início do século XVIII, com a Revolução industrial e o avanço do capitalismo, o homem evoluiu drasticamente suas formas de trabalho e manuseio com as máquinas. Assim trazendo ao logo dos anos uma série de problemas em relação ao meio ambiente como por exemplo o aquecimento global e o desperdício hídrico. Sob esses aspectos, é evidente a necessidade de adotar um consumo consciente, a favor de evitar desequilíbrios na natureza.

Em um primeiro plano, deve-se observar que o consumismo exacerbado e inconsciente tem favorecido ao modelo de produção em massa, gerando cada vez mais lixos. Nesse contexto, vale destacar que os resíduos inorgânicos quando são mal descartados pela população, na zona urbana, entopem bueiros, resultando em enchentes. Além do mais, o lixo orgânico quando depositado em lixões a céu aberto, causam proliferação de mosquitos transmissores de doenças e até uma possível contaminação de lençóis freáticos, rios e córregos. Nesse sentido, é importante perceber que aquelas sacolas plásticas, recebida em mercados sem ser cobradas ou embalagens descartáveis de produtos alimentícios, podem ter valor inestimável para a natureza. Dessa forma, é imprescindível a adoção de práticas para a gestão ideal desses rejeitos, visando minimizar os impactos ambientais.

         Ademais a esses efeitos colaterais da desinformação promovida por capitalistas de interesses escusos, mesmo quem não defende a exploração predatória dos recursos, direta e indiretamente contribuí  com a degradação ambiental, seja consumindo excessivamente produtos derivados de recursos não renováveis, produzindo grande quantidade de lixo e poluição ou até mesmo através da ingestão de alimentos que prejudicam o ecossistema como  os não-orgânicos e transgênicos.

          Por certo, é preciso que o homem utilize seu conhecimento para intervir no meio ambiente de forma positiva e consciente. Cabe exigir que governos e industriais assumam sua responsabilidade e utilize meios energéticos menos poluentes. Ao cidadão consciente é possível intensificar campanhas de como reciclar seu lixo e não desperdiçar água. As ONGs têm papel fundamental na catalogação e divulgação de empresas que contribuem positiva e negativamente com as questões ambientais, para que o indivíduo, enquanto consumidor, possa boicotar aqueles que não utilizem os recursos de forma racional e sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com