TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura De Massa

Artigos Científicos: Cultura De Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

CULTURA DE MASSA

A cultura de massa vem de um longo processo de acontecimentos e mudanças históricas, formando-se e adaptando-se de variáveis do mesmo, notando um enraizamento paralelo ao Iluminismo período que entrava em cena a busca do homem de libertar-se do pensamento relativo aos mitos ou o que é da natureza deles, desenvolvendo a razão. Sendo vertente deste pensamento, mais tarde aconteceria a Revolução Industrial, este é o momento do desenvolvimento do capitalismo, da diminuição das distâncias físicas – através da construção de estradas de ferro e ferrovias, do surgimento dos automóveis e do avião – e também através dos primeiros meios de comunicação, no caso ainda limitado: o telefone, o telégrafo; posteriormente dando margem a I e a II Guerra Mundial.

Antes do fim da II Guerra, notam-se as consequências da Revolução Industrial, a da I Guerra e atmosfera política resultante destes grandes acontecimentos, surgindo um progresso espantoso das grandes potências mundiais e uma disputa pelo poder. Várias correntes ideológicas foram criadas, como o nazismo, o fascismo e o comunismo, surgiram juntos com os demais os movimentos artísticos que se denominaram de vanguardas. Todos com o mesmo objetivo, que era o questionamento, a quebra dos padrões, o protesto contra a arte conservadora, a criação de novos padrões estéticos, que fossem mais coerentes com a realidade histórica e social do século que surgia.

Entretanto, as vanguardas não conseguem atingir o seu objetivo. Quem consegue, mais tarde, na segunda metade do século XX, integrar a arte no cotidiano das pessoas, é a cultura de massa, porém está não realiza o sonho de utilizar está arte para mudar o mundo. Ligado ao gênero feminino, sempre esteve a cultura de massa, por possuir uma abrangência maior no mercado de revistas, programas de culinária e de beleza, temas como amor, lar, conforto, do que ao gênero masculino que começa despontar como minoria ainda, por ser um setor extremamente restrito, resumindo-se a temas como agressão, aventura, homicídio, entre outros.

A cultura de massa estende-se por diversos meios de comunicação, tendo em alguns um enfoque maior, aonde podemos identificar sua ação nos dias atuais, sendo ela “projetiva” ou “identificativa”, onde está grande parte de sua força. Ela é identificava, por veicular valores, como amor, bem-estar, conforto, entre outros e projetiva quando transmite valores como aventura, homicídio, agressão, sendo elas a maioria das vezes não podendo acontecer na vida real. Evidente nos cinemas, teatros, rádios e televisores, por despertar a “dupla consciência”, pois ao mesmo tempo em que elas estão no lazer, ficam absortas e desligadas.

Define a cultura de massa ou indústria cultural como uma elaboração do complexo industrial, um produto definido, padronizado, pronto para o consumo. Mas, ainda uma industrialização secundária se processa paralelamente, mais sutil e, portanto, mais ardilosa, a da alma humana.

Esta cultura é hipnotizante, entorpecente, indutiva. Ela é aplicada no ser humano de tal forma, que se torna quase inevitável o seu consumo, principalmente se a massa não tem o seu olhar e a sua sensibilidade educados de forma apropriada e o acesso indispensável à multiplicidade cultural e pedagógica.

Do contrário, com os apelos desta indústria, personificados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com