TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Código De ética Profissional

Pesquisas Acadêmicas: Código De ética Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 10

Ética Geral, Empresarial e Profissional

Introdução e conceitos

A “consciência” é algo interior, mas complexo, representando uma das funções do cérebro em interação permanente com o corpo e o espírito[1].

Um grande mistério ainda envolve as causas maiores que possam justificar a nossa razão de ser, pensar, e, consequentemente, agir. Sob o termo “consciência” abriga-se o que se refere a uma das qualidades da mente, relativas ao “eu” (o subjetivo), autoconsciência e sapiência, ou seja, todo um complexo de fenômenos que se operam dentro de cada ser. Produzimos dentro de nós algo semelhante a um filme do qual somos protagonistas e espectadores, e isso equivale a dizer que armazenamos o que sentimos e aprendemos.[2]

A vida consciente depende do conhecimento de si mesmo, do ambiente externo, exigindo a formação de uma vigorosa “consciência ética”. A consciência é uma grandeza cuja participação se inicia dentro do ser ao admitir a missão que tem a cumprir, sem isolar-se, sentindo-se parte de um incomensurável conjunto. Esse conhecimento que enseja ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender seu mundo interior, do ponto de vista ético não é apenas uma sensação, mas um dever de formação de valores. O certo, o errado, como essências objetivas, devem formar um critério de juízo em um tribunal a existir dentro de cada ser.[3]

A convivência em sociedade conduz as pessoas a travarem entre si, diariamente, grande número de relacionamentos, com a intensão de atingirem determinados objetivos, os quais podem ser natureza individual (particular) ou coletiva (sociedade ou parte dela).[4]

O homem em sociedade

Desde seu nascimento e em toda sua existência o homem vive em sociedade. O termo sociedade pode ser definido de várias maneiras, sempre em função do contexto no qual ele encontra-se inserido. Tome-se a seguinte definição:

“integração verificada entre duas ou mais pessoas, que somam esforços para que determinados esforços sejam alcançados.”

A integração entre pessoas só se torna possível a partir do momento em que exista um relacionamento estabelecido entre as mesmas, ou seja, viver em sociedade significa a manutenção de relacionamentos entre os membros que a compõem.

Muitos e de diversas naturezas são os relacionamentos estabelecidos no cotidiano do ser humano. Partindo do relacionamento primário que envolve pais e filhos, é possível enumerar diversos outros que podem ocorrer na escola, no trabalho, no lazer, na religião.

Cada um destes relacionamentos tem uma razão particular para existir e, naturalmente, busca objetivos específicos. Podemos então olhar cada um deles como uma sociedade particular.

A quantidade de relacionamentos existentes entre os membros de determinada sociedade torna complexa a vida em comum. Em principio essa complexidade reside no fato de uma mesma pessoa fazer parte de várias sociedades que podem buscar atingir objetivos opostos.[5]

A raça humana para sobreviver depende de uma forma geral da convivência entre os homens, e os homens dependem dessa convivência para atender aos seus anseios ao longo da vida, ou seja, para alcançar seus objetivos particulares, em família e na sociedade na qual convive.

Ética e valores

Etimologicamente, a palavra ética vem do grego ethos que significa morada coletiva e vida coletiva. Daí o conceito ser usado para ações que promovam o bem comum ou a justiça no meio social. Devido ao fato que os gregos a utilizavam no sentido de hábitos e costumes que privilegiassem a boa vida e o bem viver entre os cidadãos, com o tempo tal palavra passa a significar modo de ser ou caráter. Enfim, um modelo de vida que deveria ser adquirido ou conquistado pelo homem por meio da disciplina rígida que lhe formaria o caráter e que seria transmitida aos jovens pelos adultos. Na Grécia o homem aparece no centro da política, da ciência, da arte e da moral, uma vez que para sua cultura até os deuses eram humanos com seus defeitos e qualidades. O primeiro filosofo que escreveu sobre Ética foi Aristóteles. Com esse título, Aristóteles escreveu duas obras: Ética a Nicômaco (que era filho dele) e Ética a Eudemo (que era aluno dele)[6].

Ao nascer cada pessoa tem seu “berço” que lhe serve como primeira referência na vida e sobre a vida e é representado pelo conjunto de referências que o cercam, entre as quais estão: família, raça, religião, país.

Parte destas condições iniciais pode ser alterada ao longo da existência enquanto outra parte lhes acompanhara ao longo de toda vida. É importante lembrar que estas condições estarão influenciando as pessoas em todo momento.

Adicionalmente às condições que a cercam, cada pessoa recebe desde cedo um conjunto de informações a respeito da vida, informações estas que tratam de assuntos a respeito da sociedade e que abrangem questões ligadas à justiça social entre os homens.

Nos primeiros anos a pessoa não possui discernimento suficiente para entender de forma completa as informações que lhe são passadas, e por isso ela simplesmente aceita aquela informações. Com o passar do tempo esta situação de passividade diminui à mediada que as pessoas recebem tais informações elas apreendem a analisá-las e aceita-las ou não.

Como é de se esperar, o comportamento das pessoas é fortemente influenciado pelas condições que cada uma tem a seu redor, da mesma forma que pelas condições adicionais que recebe pela vida afora.

Afirmar que cada pessoa tem sua visão própria da vida significa dizer que elas atribuem valores diferentes para fatos; significa que cada um tem sua própria reação e seu próprio comportamento diante de um mesmo fato.[7]

Devemos ressaltar que o comportamento das pessoas não é estável, pelo fato das modificações sofridas (experiências) nas condições que acompanham cada pessoa durante a vida. Não é imutável em virtude da capacidade que cada uma tem de analisar e entender as informações que lhes são passadas, podendo modificar seus valores e transformar seu comportamento.

Podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com