TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Tese: DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2013  •  Tese  •  1.356 Palavras (6 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 6

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

É bastante amplo o conceito de Comportamento Organizacional. Segundo Karla Sampaio,Graduada em Administração de Empresas e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas pela Faculdade de Tecnologia e Ciências- FTC/Vitória da Conquista, “ O Comportamento Organizacional trata-se de uma área da Administração , que se preocupa em diminuir o absenteísmo(ausência do funcionário no horário de trabalho), e a rotatividade(demissões e admissões), e assim, aumentar a produtividade da empresa.que busca avaliar o impacto que os indivíduos possuem para uma empresa”.

Pode-se dizer então que, o Comportamento Organizacional, está intimamente ligado às organizações, e diretamente ligado ao comportamento pessoal dos funcionários, visando o comportamento humano, idealismo e suas crenças culturais. Na verdade, o Comportamento Organizacional se preocupa em diminuir a falta de comprometimento ao trabalho, e assim, poder aumentar a produção.

O Comportamento Organizacional é fundamental em uma organização, visando conhecer melhor seus funcionários, aprimorando seus comportamentos e visando, porque não, maiores lucros, com uma equipe mais unida, mais produtiva e com maior aproveitamento das competências. Sabe-se que isso não acontece da noite para o dia, o Comportamento Organizacional possibilita também mapear os profissionais que necessitam de aprimoramento e desenvolvimento em alguns quesitos, como também identificar aqueles que se destacam em suas funções. Essa abordagem e visão sistematizada garante tanto o amadurecimento, como o melhor aproveitamento das competências de ambos.

SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

Santaella e Vieira (2008, p. 33-82) afirmam que sistemas abertos são aqueles que

trocam matéria, energia e informação com outros, diferentemente dos sistemas

fechados. Os autores relatam que todos os sistemas são abertos em algum nível, já que

em algum momento ocorre uma interação com o ambiente e, por consequência, uma

absorção de informação desse ambiente.

Em contraposição, Morin (2008, p. 30) afirma que no sistema fechado não há

fonte energética nem material exterior a ele próprio. O autor dá como exemplo de

sistema fechado uma pedra ou uma mesa que está em estado de equilíbrio onde não há

troca de matéria nem de energia com o exterior, sendo esta nula.

Autor Sistema aberto Sistema fechado

Morin Organizações em geral, empresas em particular e todos os seres vivos, em especial, o homem.(muita entrada e saída). Máquinas, motores e tecnologias inventadas pelo homem.(pouca entrada e pouca saída).

Santaella e Vieira Troca energia, informação e matéria com o ambiente Troca energia e informação com o ambiente

INOVAÇÃO

Peter Drucker, foi professor, escritor e consultor por mais de sessenta anos. Identificou quatro oportunidades de inovação na empresa e três fora dela: ocorrências inesperadas, incongruências, processos necessários, mudanças na indústria e no mercado, mudanças demográficas, mudanças de percepção e novo conhecimento. Mas, com tudo isso, aínda não é suficiente para ser um inovador. É preciso ter um mínimo de igenuidade audaciosa, se é que podemos dizer assim. A inovação consiste em renovar à cada dia, acompanhando a globalização, as mudanças tecnológicas e a capacitação do inovador. Foi feito uma pesquisa a 20(vinte) pessoas , de diferentes idades, porém, todos adultos; em uma instituição de ensino pública, onde um dos componentes do grupo trabalha. Foi perguntado a definição de inovação. A conclusão dessa pesquisa foi um tanto surpreendente. A maioria respondeu que inovação é ter um celular de última geração. O grupo não esperava esse tipo de resposta, visto que, tanto se fala em capacitar para inovar. Mas uma parte, com idade com mais de 50(cinquenta)anos, disseram que inovar é poder aposentar, gozando de boa saúde.

E, com apenas três respostas dos funcionários com menos de 28(vinte e oito )anos, disseram que inovar seria poder fazer um concurso público em que fosse cobrado nas provas apenas perguntas da área em que fossem trabalhar. Quando se fala em inovação tecnológica, muitas vezes pensa-se apenas em máquinas e equipamentos de última geração, sofisticados computadores, tecnologia de ponta, entre outros. Mas a inovação tecnológica não é apenas isso. Também novas formas de se fazer as coisas, novos serviços, novos processos e procedimentos podem ser considerados como inovações tecnológicas.

“Inovações tecnológicas incluem novos produtos, processos e serviços e também

mudanças tecnológicas em produtos, processos e serviços existentes”. (REIS, 2004). Na verdade, pode se dizer que é praticamente impossível se falar em inovação, sem mencionar tecnologia , novos produtos, etc. Uma organização depende de pessoas capacitadas em informações, tecnologia e, que saiba falar mais de um idioma. Inovar é preciso.

A organização não pode simplesmente ser informatizada. É preciso ter uma equipe preparada , melhorando vários aspectos simultaneamente. Para isso, o líder dessa equipe deve criar um cenário encorajador, onde a eficácia e a eficiência venha prosperar, fazendo com que se consiga aumentar a produção e a qualidade.

"Para criar um cenário encorajador, no qual as empresas invistam mais em pesquisa e desenvolvimento, é preciso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com