TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Discalculia: Um transtorno de aprendizagem

Por:   •  10/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.866 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

ESBAM

ESCOLA SUPERIOR BATISTA DO AMAZONAS

JOANA REIS

JAIR BRIZIDIO

IZABEL RODRIGUES

DISCALCULIA:

Transtorno de aprendizagem

MANAUS – 2017

JOANA REIS

JAIR BRIZIDIO

IZABEL RODRIGUES

DISCALCULIA:

Transtorno de aprendizagem

[pic 1]

Orientadora: Silvia Maria Sarubi de Lyra

MANAUS – 2017

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        PERFIL        4

PSICOPEDAGOGO E A SUA FUNÇÃO        4

2.        ABORDAGEM GERAL        4

3.        DEFINIÇÃO        4

4.        CAUSA DA DISCALCULIA        4

5.        SINTOMAS        6

5.1.        CARACTERISTICAS        6

5.2.        CLASSIFICAÇÃO DA DISCALCULIA        7

6.        DIAGNOSTICO        7

7.        TRATAMENTO        9

7.1.        ATIVIDADES PEDAGOGICAS (sugestão de jogos para discalculia)        9

a)        TANGRAM        10

b)        JOGO DE DOMINÓ        10

c)        BOTÕES MATEMÁTICOS        10

CONCLUSÃO        11

BIBLIOGRAFIA        12


INTRODUÇÃO

A matemática está presente em nossa vida a todo o momento e muitas vezes a dificuldade em manipular os números fazendo uma conta na escola ou conferindo um troco no mercado após uma compra é um momento talvez até constrangedor para muitas crianças e adultos respectivamente.

Como professor (a) comprometido com o sistema educacional e procurando métodos para ajudar desde quanto antes a intervir na causa desse problema que atinge em torno de 3 a 6% da população mundial).  Esse transtorno de aprendizagem é a discalculia.

 "Nenhum professor de matemática deveria se tornar professor até ter sentido na pele às agruras do fracasso matemático" (BEN ORLIN)

Esse trabalho visa definir e identificar os sintomas, causas e possíveis tratamentos da discalculia. Descobrir os elementos que dificulta na capacidade de formação de um pensamento logico no aprendizado da matemática e sugerir possíveis soluções através de atividades pedagógicas. O professor (a) conhecendo os sintomas da discalculia será mais fácil propor uma solução mais adequada e coerente na intenção contribuir para o sucesso acadêmico.

Para realizar esse trabalho de pesquisa serão utilizadas pesquisas em meios eletrônicos (internet) abordagem teórica e bibliográfica.

  1. PERFIL

PSICOPEDAGOGO E A SUA FUNÇÃO

O psicopedagogo é um profissional que atua na escola, saúde e empresa. Na educação exerce a atividade como coordenador pedagógico, orientador educacional ou professor. Sua função é identificar e analisar os fatores que intervém e prejudicam a boa aprendizagem em uma instituição e favorecer a integração do aluno. Numa linha preventiva o psicopedagogo pode desempenhar uma pratica docente, envolvendo na preparação de profissionais da educação a atuar dentro própria escola.

  1. ABORDAGEM GERAL

Através deste trabalho de pesquisa pretende-se ampliar os conhecimentos desse fenômeno que trás muitas consequências no âmbito escolar, a discalculia. Como já é sabido que o aluno em condições normais consegue desenvolver todas as suas habilidades e competências na faixa etária escolar. O que não acontecem com os alunos que apresentam as características da discalculia.

  1. DEFINIÇÃO

Discalculia é um termo frequentemente usado para designar a falta de habilidades na execução de operações matemática ou aritméticas. O Prefixo grego (dys, mal) e do Latim (calculare, contar), ou seja, contando mal. Por ser uma desordem neuropsicológica que dificulta o entendimento e o processo de aprendizagem do calculo, geralmente não apresentam em pessoas com inteligência normal.

  1. CAUSA DA DISCALCULIA

A causa desse transtorno pode se dizer que existem inúmeras e ainda continuam sendo investigadas, no entanto nunca se afirma com precisão o fator primário do transtorno. Segue abaixo alguns enunciados para diagnosticar:

Lesões cerebrais; lóbulos temporal e parietal do córtex cerebral.

Alterações neurológicas;

Aspectos genéticos;

Deficiências nas habilidades verbais;

Dificuldade no pensamento abstrato;

Perturbações emocionais etc.

A perspectiva neuropsicológica segundo Arandiga (1998) postulou que as dificuldades de aprendizagem na matemática são os resultados dos seguintes instrumentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com