TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A discalculia tem como característica principal uma dificuldade de aprendizagem 

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

A discalculia tem como característica principal uma dificuldade de aprendizagem crônica, de processar e entender especificamente números e cálculos matemáticos, que independem do conteúdo ministrado, ou a forma o qual ele é ensinado, e também independe da motivação do aluno. Sendo o entendimento de números e cálculos extremamente essências para o ensino de físico, e necessário encontrar métodos para que  se ache o pleno entendimento dos conceitos matemáticos envolvidos na física.

O processo de ensino aprendizagem envolve todas as dimensões do educando, desde a cognitiva até a afetiva, portanto o aprendizado não se da apenas em sala de aula com o quadro e o giz, o aluno pode aprender em qualquer ambiente, com diversas técnicas. Pois devemos partir da premissa de que a aprendizagem de física não pode se restringir à memorização de um “amontoado de fórmulas” (MEDEIROS & MEDEIROS, 2002). O professor de Física deve criar situações de aprendizagem situando a física no cotidiano do aluno (PCNEM, 2000). Mas deve se levar em consideração, que sem exceção todos os alunos, tenham alguma dificuldade ou não, tem um tempo particular de aprendizado, logo, é necessário que a escola ou local onde o aluno estude desenvolver métodos para o aprendizado do aluno para que ele tenha todo o seu potencial explorado.

Primordialmente, urge salientar que a enfermidade não impede o processo de aprendizagem, apenas carece de uma forma diferenciada de não convencional de ensino. Assim, é preciso o desenvolvimento de métodos, técnicas de ensino e atividades escolares diferenciadas, com uso de recursos didáticos adaptados ao nível e ritmo de aprendizado do educando. (VIGNOLA, 2015; SANTOS; SILVA; RIBEIRO et al., 2010, p. 28-29).

Considerando que nossa pesquisa é totalmente bibliográfica, e que em nossas pesquisas por artigos, não foram encontrados pesquisas considerando a discalculia somente em ensino de física, usaremos como referencia  métodos utilizados no ensino de matemática ou no ensino de ciências.  O método de ensino utilizado com os alunos portadores da discalculia, deve primeiramente analisar o nível de conhecimento que o aluno tem sobre o conteúdo, e identificar possíveis equívocos no conhecimento por ele adquirido. A partir disso será possível definir um plano de aula especifico visando a necessidade do educando.

Após feita essa identificação, deve inicialmente apresentar ao aluno os conceitos básicos do conteúdo a ser ensinado ( no caso, foi escolhido a cinemática) , essa parte pode ser apresentada em quadro, apenas para fixar o básico.  

Um dos recursos mais utilizados, são os jogos e brincadeiras, que são vistos como mecanismos para contribuir pedagogicamente e psicologicamente, tanto para o desenvolvimento mental quanto para a aprendizagem de algo novo, As intervenções com jogos e brincadeiras nas aulas podem ser realizadas, segundo Grando (2004), em sete momentos distintos: familiarização com o material do jogo; reconhecimento das regras; jogo para garantir as regras; intervenção pedagógica verbal; registro do jogo; intervenção escrita; e jogo com competência.

A partir disso pode se desenvolver jogos para a fixação de conteúdos de física, envolvendo conceitos já vistos em sala, com conceitos aprimorados do conteúdo.  Lembrando sempre de criar “situações- problema” para desafiar o aluno, fazendo assim com que ele desenvolva habilidades de raciocínio, interpretação e a estratégia para resolver, chegando a uma solução usando os conceitos de física.

Além dos jogos, também podem ser utilizados os applets como estratégia de ensino, pois com os aplicativos, podemos abortar o mesmo conteúdo de varias maneiras diferentes, pois sabemos que a aprendizagem solicita do aluno um raciocínio do tipo lógico ou dedutivo, mas que, apesar disso, é possível ao aluno aprender de modo significativo. No que diz respeito às simulações ou modelagens computacionais, Figueira (2005, p. 615) considera: Dentre os diversos usos do computador como recurso didático, a simulação ou modelagem é uma atividade que permite uma maior interatividade dos alunos com um determinado modelo físico. No ensino de Física tem, dentre outros, o objetivo de ilustrar e questionar o aluno sobre conceitos e modelos físicos. Assim, a modelagem computacional constitui um recurso didático no ensino de Física de atualização e enriquecimento das atividades de ensino. Logo o ensino de física pode ter um significado maior com a utilização da tecnologia, porem, é apenas uma consideração levanto em conta o aluno discalculo, pois não há pesquisas na área sobre o uso desse recurso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (34.7 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com