TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Definição de comportamento organizacional

Tese: Definição de comportamento organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Tese  •  2.289 Palavras (10 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 10

1 - INTRODUÇÃO

O comportamento de uma pessoa dentro da organização geralmente é previsível, e o estudo do comportamento é uma forma de realizar previsões.

Hoje, dentro das organizações temos a diversidade de pessoas. Essa diversidade é devida a globalização, que aproxima culturas diferentes. E as organizações não se limitam mais as fronteiras dos países, trazendo para dentro de seu ambiente homens, mulheres, negros, imigrantes, deficientes. Pessoas diferentes, trabalhando juntas, unidas num mesmo propósito.

O gestor vê como um desafio administrar esta diversidade diante de tanta mudança que o mercado sofre atualmente, graças aos meios de comunicação e ao fácil acesso de produtos e serviços.

O Comportamento Organizacional estuda este misto de culturas, a postura de cada colaborador, ajudando o administrador a notar e qualificar seus funcionários, de acordo com a eficiência e a eficácia de cada um, e também de processos de trabalho.

Com fácil acesso a cursos, e maior busca de treinamento, os funcionários e colaboradores de uma organização tem que lidar com a quantidade e qualidade de informações. Para isso não basta ser eficaz numa atividade, negociação ou administração. E sim também unir à eficácia a eficiência, buscando reter o tempo e reduzir custos no processo e desenvolvimento até que se chegue ao resultado final.

Com o estudo do Comportamento Organizacional, o administrador consegue ver em uma panorâmica melhor a necessidade da empresa e notar quais funcionários ou equipes estão preparados à mudanças e quais precisam de treinamentos e feedback.

Capítulo 1

Definição de Comportamento Organizacional

Comportamento Organizacional é um estudo do comportamento humano dentro das organizações, com objetivo de melhorar suas relações dentro da empresa, no que se diz respeito à produtividade, liderança, mudanças e menos absenteísmo e rotatividade.

Prevendo situações e sendo proativo a elas, conclui-se que o estudo de Comportamento Organizacional é mais uma ferramenta eficaz que o administrador aplica em sua organização, minimizando problemas com seu pessoal e maximizando o uso de sua criatividade e inovação.

Quadro Comparativo das definições de Comportamento Organizacional

Há muitos autores que definem e comparam sistemas aberto e fechado no estudo de Comportamento Organizacional.

Seguem exemplos da visão de dois autores na disciplina de Comportamento Organizacional (Bertallanfly e Mariotti) e como eles definem o que é sistema aberto e sistema fechado:

Sistema Aberto Sistema Fechado

Autor: Bertallanfly Possui fluxos de entrada e saída de importação e exportação com o ambiente. E deu como exemplo, organismos vivos. Não possui nem entrada e nem saída de material. São aqueles que são considerados como isolados, como por exemplo, o universo.

Autor: Santaella e Vieira Troca energia, informação e matéria com o ambiente. Troca apenas energia e informação com o ambiente.

Autor: Fábio Oliveira Campos

Bertallanfly esclarece que sistemas fechados são aqueles considerados isolados do seu ambiente, como por exemplo, o movimento de um sistema planetário, cujas posições dos planetas são determinadas por suas condições no tempo (2008, p. 64-65).

Já o sistema aberto define-se como sistema em troca de matéria com seu ambiente apresentando importação e exportação, construção e demolição dos materiais que o compõem como por exemplo os organismos vivos pois conservam-se em troca contínua com o meio. (ID. p. 162-205)

Santaella e Vieira afirmam que sistemas abertos são aqueles que trocam matéria, energia e informação com outros, diferentes dos sistemas fechados. O sistema fechado possui interação com o ambiente, embora que de um modo mais discreto que o sistema aberto (2008, p. 33-82).

(Obs. Pesquisa extraída do site da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Intermediários da comunicação. www.intercom.org.br, visualizado em 12/4/13 ).

Capítulo 2

Pesquisa e Conceito de Inovação

Foram entrevistadas 20 pessoas, na qual foi solicitado que escrevessem o que entendem por inovação.

Perfil dos entrevistados:

Tipo de relação: 65% foram colegas de trabalho, 20% são amigos e 15% são familiares.

Idade dos entrevistados: Colegas de trabalho: de 22 à 39 anos; familiares: de 49 à 52 anos; amigos: de 20 à 32 anos.

Sexo: 80% do sexo feminino e 20% do sexo masculino.

Escolaridade: 65% possui até o ensino médio completo, 20% com o ensino superior completo ou cursando e os outros 15% possui o ensino fundamental completo.

Vale ressaltar que os 65% das pessoas entrevistadas (colegas de trabalho) responderam como o que entendem de inovação baseado na política da qualidade da organização onde trabalhamos que no caso é ter novas ideias e ferramentas que simplificam e torna-se mais flexível tanto na rotina diária de trabalho como na eficácia de retorno para o cliente na qual respondemos.

As pessoas do círculo familiar (15%) responderam que inovação é quando mudamos para nos adaptar a um novo tipo de rotina dentro de uma empresa.

E por fim, as pessoas do círculo de amizades (20%) entendem que inovação é quando nós mesmos temos uma ideia para simplificar o dia-a-dia e obtermos sucesso em nossas ideias.

Segue abaixo um gráfico com a amostra do perfil de entrevistados:

Perfil dos Entrevistados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com