TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Empreendorismo E Comportamento Organizacional

Dissertações: Desafio Profissional Empreendorismo E Comportamento Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  2.800 Palavras (12 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO

Este trabalho foi desenvolvido de forma que cada aluno da Universidade Anhanguera possa utilizar como base para estudos futuros.

Durante o desse desafio foram adquiridos conhecimentos que permitirão entender melhor o Empreendedorismo e o Comportamento Organizacional nos diversos segmentos, tipos e porte de negócios do nosso País.

Utilizando todo o conhecimento fonte de aprendizado, será possível reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações.

Acreditamos que conseguimos passar o nosso proposito, de maneira que todos podem e iram aproveitar as informações que vamos demonstrar neste trabalho de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.

SUMÁRIO PÁGINAS

1 INTRODUÇÃO 07

2 OBJETIVO 08

3 ANÁLISE DA SITUAÇÃO E DOS ASPECTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS DO RESTAURANTE SMAK – ENTENDIMENTO DO PROBLEMA 09

3.1 Gráfico da ferramenta SWOT 10

4 DIAGNÓSTICO E RECOMENDAÇÕES 11

5 CONCLUSÃO 18

6 BIBLIOGRAFIA 19

1.INTRODUCÃO

Para o desenvolvimento deste trabalho, foram utilizados conceitos e definições contidas no conteúdo programático das cadeiras de Empreendedorismo e Comportamento Organizacional.

Com objetivo de facilitar o entendimento deste trabalho, bem como das soluções e desafios propostos, transcrevemos a seguir os conceitos destes dois temas.

Segundo José Dornelas (PLT_2013), empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam a transformação de ideias em oportunidades. E a perfeita implementação destas oportunidades, leva à criação de negócios de sucesso. Já para o termo empreendedor, existem diversas definições, mas uma das mais antigas e que talvez melhor reflita o espírito empreendedor seja a de Joseph Schumpeter (1949): “O empreendedor é aquele que destrói a ordem economica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais.”

Conforme o professor John Ivancervich (PLT_2013 pgs.27-28):

“O Comportamento Organizacional preocupa-se com o estudo do comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente organizacional; o efeito da organização e do grupo informal sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e o efeito dos trabalhadores sobre a organização, no que tange a sua eficiência, eficácia e efetividade.”

Neste desafio está apresentada a situação do Restaurante SMAK, localizado no município Vale da Felicidade, que passa por um momento de mudanças, devido ao falecimento de seu fundador, que sempre cuidou do estabelecimento sozinho, e que agora a viúva, dona Irena Partala, assumiu por necessidade de sobrevivência.

Estão apresentados os problemas e as potencialidades do Restaurante SMAK, que serviram de base para de estudo desta ATPS, onde foram determinadas as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças, utilizando a ferramenta SWOT para apresentação de forma gráfica destas características.

Após a determinação destes fatores, internos e externos, foi realizado um diagnóstico da situação do Restaurante SMAK, apresentando os problemas e as sugestões para melhoria e soluções destes problemas.

Muitas das sugestões foram apresentadas com base na experiência dos participantes do grupo, observando casos reais em nosso cotidiano, inclusive utilizando como paradigma o mesmo tipo de turismo no Rio Grande do Sul, realizado também com a tradicional Maria Fumaça entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, respeitadas as particularidades de cada caso, e os estabelecimentos naquelas cidades.

As conclusões sobre esta situação estão apresentadas após o diagnóstico, com base no caso em questão, e o resultado de conhecimento efetivo para os membros do grupo.

2. OBJETIVO

O principal objetivo deste desafio foi aplicar os conhecimentos adquiridos nas vídeo-aulas e fora da Universidade, com exemplos e comparações do dia-a-dia dos participantes deste grupo, e assim, atingir o proposto na ATPS.

Foram efetuadas análises da situação do Restaurante SMAK, com a expectativa de determinar as causas e consequências inerentes a situação do restaurante, suas condições de administração e gerenciamento e as ações para que seja viável sua continuidade, no contexto em que ele está inserido.

As necessidades da empreendedora Irena Partala são de diversas naturezas, conforme descritas no capítulo 3.1 deste trabalho.

A ausência de um plano de negócios e de profissionalismo da empreendedora geraram um desafio muito grande para a análise e apresentação de sugestões viáveis, sem necessidade de muito investimento de recursos financeiros e tecnológicos.

3. SITUAÇÃO DO RESTAURANTE SMAK – ENTENDIMENTO DO PROBLEMA

O Restaurante SMAK tem sua sede no município de Vale da Felicidade, povoado por descendentes poloneses que migraram em meados da década de 1950.

As principais atividades econômicas do município são a agricultura familiar e a atividade turística, que tem nos passeios que ocorrem semanalmente aos sábados e domingos com a tradicional Maria Fumaça um dos principais eventos turísticos da região.

O restaurante SMAK, juntamente com outros três restaurantes, é uma das quatro opções para se efetuar refeições no município.

Mesmo bem localizado e com grande tradição, funcionando em um prédio com arquitetura polonesa, com fachada que destaca seu nome em madeira talhada, com mesas rusticas de cedro, decorado em branco e vermelho referindo-se às cores da bandeira da Polônia e um cardápio escrito à mão em língua polonesa apresentando pratos típicos, é o estabelecimento com menor movimento de clientes, tanto de turistas como de habitantes do município de Vale da Felicidade.

Entretanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com