TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico Organizacional

Exames: Diagnostico Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.547 Palavras (7 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 7

ADRIANE MOREIRA DOS SANTOS

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL

Trabalho apresentado ao Curso Gestão de Recursos Humanos da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, Portifolio individual, para a disciplina Comunicação, Clima e Cultura Organizacional, Gestão de Pessoas, Ética e Responsabilidade Social, e Psicologia Organizacional e do Trabalho.

Prof. Gisleine Fregoneze, Mônica Maria Silva,

Marco Rossi, Ana Céli Pavão.

Xinguara

2012

SUMARIO

1 INTRODUÇÃO.............................................................................................04

2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL..............................................................05

2.1 A EMPRESA.............................................................................................05

2.2 COMUNICAÇÃO CLIMA E MODOS DE GESTÃO ADOTADOS PELA

EMPRESA......................................................................................................07

2.3 DADOS DA EMPRESA............................................................................08

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................09

4 REFERENCIAS..........................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A empresa JALES INFORMATICA atua há 12 anos no mercado de venda de produtos de Informática e assistência técnica em computadores, oferecendo modernos produtos com as mais avançadas tecnologias, conforme designers desenvolvidos pelos grandes fornecedores mundiais e nacionais, sendo que para isso conta com uma parceria muito forte entre empresários e funcionários, sendo que destes alguns já estão na empresa desde o ano da fundação em 20 de abril de 2000.

O levantamento da situação atual da Empresa, tanto nos aspectos internos e externos, com fidelidade na etapa de entrevistas com os colaboradores, para que a tomada de decisão que desencadearão nas próximas etapas do processo não sejam comprometidas.

O gestor deverá antecipar-se aos desafios impostos pela dinâmica do mercado, o que exige uma constante reavaliação das ações, para que todo o trabalho não se perca com o tempo. Muitas vezes, é necessário que se provoquem determinadas tendências, para que sejam utilizadas como um diferencial com relação aos concorrentes e não cause traumas caso essas mudanças sejam impostas de fora para dentro da organização.

Sabendo-se então, que o Diagnóstico Organizacional é um instrumento de coleta de informações da empresa, torna-se relevante que esse seja feito, pois tem intuito de conhecer a realidade interna, traçar o perfil da organização, estipulando um plano de análise, para que o empresário tome conhecimento de todas as dimensões envolvidas. Sendo assim, esse visa descobrir a situação presente da empresa para então recomendar ao empresário estratégias adequadas com intuito de melhoria dos resultados.

2. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Para se obter a situação real de uma organização, com vistas a um diagnóstico estratégico, é necessário o cumprimento de algumas etapas. O conhecimento do histórico do desempenho, aliado às projeções futuras será base para que o diagnóstico seja bem planejado e acompanhado, corrigindo tendências ao longo do tempo.

De acordo com Oliveira (2006), o diagnóstico é definido como um processo interativo de um agente que não está dentro da organização. Entre outras palavras, um profissional que não participa das atividades da organização, que é contratado para auxiliar os executivos e os profissionais da organização, a tomarem decisões dos processos, não sendo, portanto, ele o responsável para tomada de decisões.

O mesmo autor ainda ressalta que existem algumas premissas para que a análise estratégica seja efetivada como considerar o ambiente e as possíveis variáveis relevantes nas quais a empresa está inserida, ter o conhecimento desses fatores possibilita explorar as oportunidades e evitar as ameaças, ter pleno conhecimento de seus pontos fortes e fracos para saber posicionar-se no

mercado e o processo de análise deve ser integrado, contínuo e acumulativo.

2.1 A Empresa

A empresa foi fundada em 2000, A família Jales já conhecida na cidade por prestar esse tipo de serviço fundou a JALES INFORMATICA. Hoje em dia a empresa é administrada pelo Proprietário Sr Fabio Jales juntamente com sua esposa e outros familiares como irmãos que fazem parte do quadro de funcionários da empresa.

A empresa esta enquadrada como “micro-empresa” e se tratando de pequenas empresas, A Jales Informática (2000) faz uma tem um importante diferencial que que neste caso é a forma como a loja foi departamentizada de maneira adequada.

A empresa é bem dem dividida das seguintes formas:

1 – Departamento de Vendas

2 – Departamento Financeiro (Pagar e Receber)

3 – Caixa

4 – Gerencia

5 – Departamento Pessoal

Estes Cinco Grupos fazem a diferença, para a organização estrutural da empresa, pois é através deles que é feita toda a parte burocrática da empresa.

Vale lembrar que os funcionários tem total e absoluta consciência de seus deveres estão cientes sobre os objetivos da empresa, onde estes devem procurar mover esforços para conseguir atingi-los com base nas estratégias determinadas.

Descrição de cargos e principais funções, da JALES INFORMATICA, pois a mesma não possui modelo organizacional padronizado.

• Diretor:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com