TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diversidade desafio profissional

Por:   •  27/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 5

2. INTRODUÇÃO

O presente desafio profissional trata-se de um método de avaliação baseado em problemas que incentiva o aluno a buscar o conhecimento e a entender as relações que as teorias têm com as práticas.

         Esse desafio tem por objetivo direcionar o estudante para a busca do conhecimento, mostrando que é o aluno o responsável por encontrar as respostas, visando seu crescimento intelectual e raciocínio crítico, capacidades essas essenciais para desenvolver competências e habilidades requeridas na atuação da licenciatura.

 

3 – DESENVOLVIMENTO

3.1 – Passo 01

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96)

- Igualdade de condições para que todos tenham garantido seu direto ao acesso a escola e também a permanência na mesma;

- Liberdade cultural de modo que todos se sintam livres para aprender e ensinar;

- Respeito mútuo a liberdade que acaba gerando a tolerância para as diferenças.

Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)

- Função social da escola perante aos assuntos relacionados à ética, saúde, meio ambiente, pluralidade cultural e orientação sexual;

- Dignidade do ser humano;

- Igualdade de direitos.  

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

- Gerar através da educação a conscientização para uma sociedade mais democrática que respeite a pluralidade cultural do Brasil;

- Valorização da identidade bem como garantia de reconhecimento não somente aos povos indígenas, europeus e asiáticos, mas também aos africanos.  

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Volume 1.

- Promoção do exercício da cidadania das crianças brasileiras através de práticas educativas de qualidade;

- Direito de viver na escola experiências prazerosas;

- Respeito à dignidade e aos direitos das crianças;

- Direito da criança de brincar;

- Socialização da criança sem intervenção da discriminação.  

3.2 – Passo 02

Título: Escola Pingo de Gente realiza festa em homenagem ao dia das mães.

Disponível em:  http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente/noticias/escola-pingo-de-gente-realiza-festa-em-homenagem-ao-dia-das-maes/view

Acesso em: 29/03/2015

Análise crítica

Tomando como base a homenagem ao dia das mães que a Escola Pingo de Gente realizou nota-se que essa comemoração não aconteceu em uma perspectiva multicultural. A preocupação dessa escola estava voltada em agradar somente o modelo tradicional que a figura mãe possui.

Deve-se compreender que o perfil das famílias brasileiras sofreu mudanças, aquele modelo que existia antigamente onde uma família era composta por uma figura masculina chamada de pai, uma figura feminina nomeada de mãe e pelo filho (a) não é mais regra absoluta. Atualmente temos a formação das famílias por casais homoafetivos e ainda há casos em que a criança é criada somente pelo pai ou mãe, avós, entre outros familiares ou não consangüíneos.  

Na comemoração que essa escola organizou não constatei a inclusão desse novo modelo familiar. Supondo que houvesse uma criança filha de um casal homoafetivo sendo ambas do sexo feminino, iria ser permitido que ambas as mães participassem da homenagem? E se, por exemplo, um aluno dessa escola fosse criado somente pelo seu pai e não tivesse a convivência com a mãe, esse pai iria poder ir até a escola receber a homenagem?    

Enfim, no meu ponto de vista esta escola não levou em consideração os aspectos relacionados à diversidade e ao multiculturalismo e com isso ela possivelmente acabou exercendo a exclusão ao invés da democracia com o direito de participação e inclusão de todos sem distinção.

3.3 – Passo 03

Desenho visualizado por você

Aspectos que podem ser trabalhados com o objetivo de valorizar a diversidade e o multiculturalismo

Desenho de um casal afro descendente representado através dos cabelos encaracolados e da pele pintada com lápis de cor preta.  

Precisa-se trabalhar com os temas que envolvem as questões étnicas - raciais e também mencionar a Lei 10.639/2003 que inclui a história da cultura africana na educação básica. Ressaltar que somos todos iguais independente das diferenças raciais e culturais.  

Desenho representando uma mulher vestindo uma burca.

Deve-se trabalhar o respeito e a tolerância entre as religiões. Destacar que todo o cidadão tem o direito de escolha sobre sua crença e tem o dever de respeitar a crença e os costumes dos demais. Advertir que não se deve discriminar alguém pela sua religião, pois alguns indivíduos usam de forma equivocada o nome de seu Deus para justificar suas ações erradas.    

Desenho de um homem em uma cadeira de rodas.

É necessário trabalhar com o direito à acessibilidade para pessoas com deficiência.  Enfatizar que essa condição não torna a pessoa incapaz de realizar tarefas do dia a dia bem como de estudar, praticar esportes e educar os filhos. E com os benefícios da acessibilidade ela pode cada vez mais ter uma vida normal e independente.  

Desenho representando duas mulheres segurando a mão de uma criança.

Precisa ser trabalhada a orientação sexual baseada nos casais homoafetivos. Ressaltar as diferentes formações familiares destacando que o fato de serem do mesmo sexo não afeta de forma negativa na educação da criança, pois o que deve ser levado em consideração é o amor, o carinho e o respeito.  

Desenho de um casal junto com duas crianças, sendo que uma delas possui características de um portador de Síndrome de Down.

Deve-se trabalhar as questões pertinentes a inclusão social. Enfatizar que somos todos iguais e que a Síndrome de Down não deve ser uma barreira de socialização, pois os portadores dessa síndrome podem e devem estudar, trabalhar, se divertir e namorar.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com