TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie Ceb

Exames: Dossie Ceb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  7.828 Palavras (32 Páginas)  •  2.412 Visualizações

Página 1 de 32

UNIDADE 1

O UNIVERSO E A VIDA

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no texto “O Universo” e o artigo “Como tudo começou” explique como ocorreu a origem do universo.

R: A busca pela compreensão sobre como foi desencadeado o processo que originou o universo atual, proporcionou vários debates, pesquisas e teorias que possam explicar tal fenômeno. É um tema que desperta grande curiosidade dos humanos desde os tempos mais remotos e gera grandes polêmicas, envolvendo conceitos religiosos, filosóficos e científicos. Até o momento, a explicação mais aceita sobre a origem do universo entre a comunidade cientifica é baseada na teoria da Grande Explosão, em inglês, Big Bang.

A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow e colaboradores, Robert Herman e Ralf Alpher. Segundo eles, o universo teria surgido após uma grande explosão cósmica, entre 10 e 20 bilhões de anos atrás. O termo explosão refere-se a uma grande liberação de energia, criando o espaço-tempo.

Até então, havia uma mistura de partículas subatômicas, que se moviam em todos os sentidos com velocidades próximas à da luz. As primeiras partículas pesadas, prótons e nêutrons, associaram-se para formarem os núcleos de átomos leves, como hidrogênio, hélio e lítio, que estão entre os principais elementos químicos do universo.

Ao expandir-se, o universo também se resfriou, passando da cor violeta à amarela, depois laranja e vermelha. Cerca de 1 milhão de anos após o instante inicial, a matéria e a radiação luminosa se separaram e o Universo tornou-se transparente: com a união dos elétrons aos núcleos atômicos, a luz pode caminhar livremente. Cerca de 1 bilhão de anos depois do Big Bang, os elementos químicos começaram a se unir dando origem às galáxias.

Essa é a explicação da teoria do Big Bang, aceita pela maioria dos cientistas, entretanto, muito contestada por alguns pesquisadores. Portanto, a origem do universo é um tema que gera muitas opiniões divergentes, sendo necessária uma análise crítica de cada vertente que possa explicar esse acontecimento.

2. Você conhece outras teorias que procuram explicar como o Universo surgiu? Caso a resposta seja sim, descreva sua teoria.

Sim

a) Após descrever sua teoria, compare-a com a teoria do Big Bang.

R: A Teoria da criação do universo, que conheço é a cristã. Na tradição cristã, o mundo foi criado por um Deus Onipresente, Onisciente e Onipotente, que determinou sob sua própria vontade quando e como surgiriam todas as coisas. De acordo com o Livro de Gênesis, todas as coisas (planetas, cometas, plantas, animais e o primeiro casal, Adão e Eva) foram feitos por Ele em seis dias. E, conforme acreditam a maioria dos cristãos, Deus ainda interfere rotineiramente na sua obra criada.

A Teoria do Big- Bang é bem diferente da cristã, pois o Big-Bang, mostra-se mais científico, que tudo ocorre a partir de substâncias presentes nos ares. Diferente da Teoria Cristão, que tudo se originou através, do imenso poder de Deus.

Ambas, se encontram no que se diz respeito, a questão de questionamentos, que cercam essas teorias e de que nada é pronto e acabado, sempre há algo para ser mudado, acrescentado ou renovado

3. Com base na leitura do texto “O sistema solar” e o texto ”Planetas”, pesquisem sobre os movimentos de rotação e translação dos planetas e complete a tabela abaixo.

PLANETAS ROTAÇÃO TRANSLAÇÃO Número de satélites (luas)

Mercúrio 59 dias 88 dias 0

Vênus 243 dias 225 dias 0

Terra 23,9 horas 365,256 dias 1

Marte 24 horas 687 dias 2

Júpiter 1 dia 9hora 50 minutos 24 segundos 12 anos 16e 60

Saturno 10 horas 15 minutos 29 ano e 6 meses 17 e 31

Urano 18 horas 84 anos 27

Netuno 17 horas 165 anos 13

4. Defina:

a) Universo

O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza.

b) Galáxias

O Universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia. O termo Universo pode ser usado em sentidos contextuais ligeiramente diferentes, denotando conceitos como o cosmo, o mundo ou natureza.

c) Astros

são os São todos os corpos existentes no Universo que são luminosos. Astros luminosos astros que possuem luz própria, exemplos as estrelas.

Os astros iluminados são os astros que não possuem luz própria. Eles são iluminados pelas estrelas e refletem a luz que recebem, por isso podem ser vistos. Os principais astros iluminados são: os planetas e os satélites.

d) Sistema Solar

O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

e) Satélites

O sistema solar é formado por um conjunto de oito planetas, satélites naturais, milhares de asteróides e cometas que se ligam ao Sol através da gravidade. O sistema solar também é composto por uma grande quantidade de gases e poeiras interplanetárias. O Sistema Solar situa-se na Via Láctea.

5. Com base na leitura do texto “As fases da Lua e sua influência no dia-a-dia” elabore uma cruzadinha usando as informações do texto com dez perguntas que deverão atender a faixa etária dos alunos da 4º série do ensino fundamental.

UZADINHA DE CIÊNCIAS

1

1 C H E I A

2 E M P Í R I C O

3 C A M A R Ã O

4 L U A

5 N O V A

*

6 L I N G U A D O

7 C É U

8 N A T U R E Z A

9 S A T É L I T E

10 R O T A Ç Ã O

ERGUNTAS:

VERDICAL

1- Ao observar a Lua, os índios notaram a existência de um ciclo, qual o ciclo? (CICLO LUNAR)

HORINZONTAL

1-Os índios perceberam que em uma determinada fase da Lua, os bichos ficam mais agitados pelo excesso de luz e por isso são pressas mais fáceis. Qual é essa fase da Lua? (Cheia).

2- A aquele conhecimento que é deduzido a partir da repetição constante de certos fenômenos, é chamado. (Empírico).

3- Para os índios a Lua cheia é sinônimo, de fartura de qual peixe? (Camarão).

4- É o segundo astro mais importante para os índios (Lua).

5- Os indígenas perceberam que em um determinado período da fase de Lua, há menos mosquitos. Qual é essa fase da Lua? (Nova).

6- Para os indígenas a Lua crescente ou minguante, indica abundância de qual peixe no mar?(Linguado).

7- Os índios acham a Lua muito atraente em que local? (Céu).

8- O conhecimento dos índios é fruto de uma atenta observação, de quem? (Natureza).

9- Na realidade o que a Lua, é o que do nosso planeta? (Satélite).

10- Qual o eixo, que faz com que certas

6. Os satélites dos planetas são denominados Luas. Com o passar dos dias, a Lua tem sua aparência modificada.

a) Defina o que significa Luar?

R: Luminosidade refletida pela Lua, ao ser iluminada pelo Sol.

b) Como são chamadas as áreas mais escuras da Lua?

R: As áreas escuras são planícies jovens chamadas Maria e são compostas de basalto. O basalto fluiu e inundou a área criada pelo imenso impacto com um asteroide ou cometa.

c) Conforme se desloca em torno da Terra, a Lua apresenta diferentes padrões de iluminação. Cite o nome e faça um desenho representando cada um destes padrões.

R: A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante a metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade está diminuindo (lua minguante). São quatro as fases da Lua: Lua Nova, Quarto- Crescente, Lua Cheia, Quarto - Minguante.

Lua Nova Quarto- Minguante Lua Cheia Quarto Crescente

7. Com base na leitura dessa Unidade, analise os dados abaixo e responda:

Durante a Copa do Mundo, alguns jogos da seleção brasileira foram exibidos aqui no Brasil as 15h30min. Você deve ter observado que enquanto no Brasil era dia na África do Sul já era noite.

a) Qual o movimento responsável pelas sucessões de dia e noite?

R: O movimento de rotação é responsável pela sucessão dos dias e das noites.

b) Descreva como esse movimento ocorre.

R: A Terra, assim como outros astros, não permanece estática, realizando, portanto, vários movimentos no espaço. O movimento de rotação é um dos mais conhecidos, pois é o responsável pela alternância entre dias e noites.

O movimento de rotação é caracterizado pelo deslocamento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo. Esse processo tem duração de 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, sendo responsável pela variação diária na radiação solar, onde uma parte da Terra fica voltada para o Sol, caracterizando o dia; enquanto a outra parte fica oposta ao Sol, noite.

8. Com base na leitura dos textos “Estrelas”, “Constelação” e o artigo “Estrelas que contam histórias”:

a) Pesquise na internet qual a forma e qual o nome de duas constelações que podemos ver no céu do Brasil (Hemisfério Sul).

R: As duas constelações que podemos ver do céu, no Brasil, são As Três Marias e O Cruzeiro do Sul. Constelações são agrupamentos aparentes de estrelas os quais os astrônomos da antiguidade imaginaram formar figuras de pessoas, animais ou objetos.

b) Escreva uma lenda ou alguma curiosidade sobre essas constelações.

As Três Marias

Uma constelação fácil de enxergar é Órion, para identificá-la devemos localizar 3 estrelas próximas entre si, de mesmo brilho, e alinhadas. Elas são chamadas Três Marias, e formam o cinturão da constelação de Órion, o caçador. Seus nomes são Mintaka, Alnilan e Alnitaka. A constelação tem a forma de um quadrilátero com as Três Marias no centro. O vértice nordeste do quadrilátero é formado pela estrela avermelhada Betelgeuse, que marca o ombro direito do caçador. O vértice sudoeste do quadrilátero é formado pela estrela azulada Rigel, que marca o pé esquerdo de Órion. Estas são as estrelas mais brilhantes da constelação. No hemisfério Sul Órion aparece de ponta cabeça.

9. Alguns cientistas criaram hipóteses para explicar o surgimento e a evolução das espécies de animais e vegetais que existem no nosso planeta. Pesquise e responda:

a) Com base no raciocínio de Lamarck, como seria explicado o aparecimento do longo pescoço das girafas?

R: Lamarck explicou a existência do longo pescoço das girafas, adaptação que lhes permite comer as folhas mais altas das árvores, evitando a competição com outros herbívoros por folhas mais baixas. Segundo o cientista, as atuais girafas seriam descendentes de girafas com pescoços curtos que, buscavam alcançar as folhas altas, teriam passado a vida toda se esforçando para esticar o pescoço. Como decorrência desse esforço, aqueles animais teriam desenvolvido um pescoço mais longo.

b) E como Darwin explicaria a existência desse longo pescoço nas girafas?

R: A explicação de Darwin para o tamanho da girafa, diferente da de Lamarck, era a de que todas as girafas nascidas numa mesma época, não teriam todas, o pescoço do mesmo comprimento. Aquelas com o pescoço mais curto teriam maior dificuldade de obter alimento e morreriam. As de pescoço mais comprido teriam maior probabilidade de chegar à idade adulta e se reproduzir.

10. Faça um resumo, com 10 tópicos, sobre as teorias científicas que explicam a origem da vida na terra.

1- Uma das primeiras ideias sobre a origem da vida na terra foi de Aristóteles, que segundo ele a vida poderia surgir da matéria inanimada, matéria- bruta. É o que conhecemos como teoria da geração espontânea ou abiogênese

2- Durante séculos, sábios e médicos famosos, como Paracelso e Van Helmont, trabalham tendo como referência a teoria da Aristóteles. Helmont fez um experimento para provar essa teoria: colocou, numa camisa suja- com muito suor- e germe de trigo. Por volta de três semanas depois, nasciam filhotes camundongos. Ele provava assim, que os camundongos tinham sido gerados espontaneamente, e o suor humano teria sido o princípio ativo.

3- O biólogo italiano Franscesco Redi, formulou uma hipótese diferente: a teoria da biogênese, segundo o qual a vida só é produzida por vida preexistente.

4- Apesar de ter sido refutada por Redi, a ideia de geração espontânea ainda persistiu, cerca de um século, para explicar o surgimento de determinados seres vivos. Muitos pensavam que os microorganismos, por serem mais simples que os ratos e moscas, surgiam espontaneamente.

5- Mas a teoria da abiogênese ainda não foi totalmente desacreditada. Mais tarde, no século XIX, o francês Louis Pasteur, realizou experimentos conclusivos que colocaram fim à teoria da geração espontânea.

6- Ao longo da história, muitas hipóteses de teorias foram levantadas, como a do Criacionismo , ou seja, de que a vida foi criação divina e todas as formas de vida surgiram da maneira como as vemos hoje.

7- Outra hipótese levantada foi à extraterrestre (fora da Terra) que a vida chegou ao nosso planeta na forma de esporos trazidos por meteoritos vindos do espaço.

8- A hipótese mais aceita atualmente é a da origem por evolução química proposta pelo bioquímico russo Aleksandr I. Oparin. Segundo a teoria, depois que a terra surgiu, era quente e sem vida. Depois sua superfície foi esfriando e o interior permanecia quente, surgindo vulcões que lançavam gases, lava e vapor água.

9- Para provar esta ideia, o cientista norte- americano Stanley Miller, em 1954, recriou em laboratório as condições da atmosfera primitiva e conseguiu obter aminoácidos, molécula orgânica que forma as proteínas que são importantes na

composição de todos os seres vivos. Outros cientistas realizaram também experimentos para comprovar esta teoria. Em 1957, Sidney Fox observou proteinóides em seus experimentos e Melvin Calvin obteve carboidratos.

10-Acredita-se que as moléculas orgânicas foram sendo levadas até o mar pelas chuvas e se acumulando lá ao longo do tempo. Se diz que formaram uma verdadeira “sopa química” de moléculas tais como os aminoácidos, proteínas e carboidratos. Posteriormente, foi demonstrado pelo cientista russo Oparin, que as proteínas na água se aglomeram formando grupos chamados por ele de “coavervados”. Foi proposto assim, que ao longo dos séculos, os coacervados poderiam ter englobado mais e mais partículas orgânicas e inorgânicas transformando-se em grandes complexos químicos. Posteriormente, se desenvolveram mecanismos de obtenção de energia, e foram formados os nucleotídeos, que entram na composição dos ácidos nucléicos. Esses ácidos são as maiores moléculas encontradas no mundo vivo e são responsáveis pelo controle dos processos vitais básicos em todos os seres. O DNA é um tipo de ácido nucléico.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Descreva os objetivos do módulo Ciências na Educação Básica.

R: proporcionar a capacitação dos acadêmicos do curso de pedagogia a distancia nos aspectos relativos ao conteúdo , para a docência na área de ciências no ensino fundamental .

2. Explique porque ensinar ciências no ensino fundamental?

Por que o conhecimento cientifico é cada vez mais é indispensável na vida de todos nos , pois os conceitos científicos em sua origem vão se transformando ao longo das gerações

3. Explique e caracterize ciências naturais?

Física : estuda as propriedades e estruturas ou o estado das matérias fenômenos naturais relacionados a energia , ao movimento .

Química é o estudo das substancias e elementos da natureza , da sua identificação características , propriedades combinatória transformações , aplicações e dos processos de sua obtenção .

Biologia tem como objetivo estudar as características e o comportamento dos seres vivos , a sua origem e a forma como estes interagem uns com os outros e com o meio .

4. Descreva o que é ciências naturais?

É o termo usado para designar os diversos setores da ciência voltados para o estudo dos fenômenos que ocorrem na natureza , por tanto engloba diferentes áreas do conhecimento cientifico .

5. Como é formado o sistema solar?

É formado pelo sol e os corpos celeste , seus satélites asteroides , e cometas que giram ao seu redor formam os sistema solar.

6. Diferencie o movimento de rotação e translação.

Rotação : gira entorno de si mesmo

Translação : gira em torno do sol

7. Descreva as principais características da formação da Terra.

É o terceiro planeta próximo ao sol , quase 150 milhões de quilômetros de distancia seu diâmetro é de 12 ,756 quilometro sua atmosfera é composta por nitrogênio (77%) , oxigênio (21%) .

8. Cite as camadas que compõem a Terra.

Crosta: é a parte mais superficial, a primeira camada

Manto: segunda camada da Terra, formada por minerais

Núcleo: o núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra

9. Diferencie biogênese e abiogênese.

Abiogênese a vida poderia vir da matéria inanimada , e matéria- bruta

Biogênese a vida só é produzia por vida preexistente

10. Qual foi a conclusão que Redi obteve a partir de seus experimentos?

Assim Redi para provar a sua teoria, colocou em dois frascos pedaços de carne. Um dos frascos ele manteve fechado e o outro aberto . no frasco que foram colocados os pedaços de carne tampados , não apareceram nem uma larva , pois as moscas adultas não tiveram acesso a carne para colocar os ovos . com esse experimento ele invalidou a teoria de geração espontânea e provou que a sua hipótese estava correta : a vida só é produzida por vida preexistência

UNIDADE 2

RECURSOS NATURAIS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Do ponto de vista ambiental, uma distinção importante que se faz entre os combustíveis é serem provenientes de fontes renováveis ou não. A gasolina, como você já sabe, é extraída do petróleo. O álcool é derivado da cana-de-açúcar.

a) Elabore um texto com no mínimo10 linhas explicando por que o petróleo é um recurso natural não-renovável.

O petróleo é um recurso natural não-renovável, porque sua formação leva milhares de anos para se completar. Uma das teorias, mais aceitas é a da sua origem orgânica, ou seja, tanto o petróleo como o gás natural, são combustível fósseis, da mesma forma que o carvão mineral. Sua origem se dá a partir de matéria orgânica animal e vegetal principalmente alga, soterradas pouco a pouco por sedimentos caídos no fundo de antigos mares ou lagos, em condições de ausência de oxigênio iniciou-se o processo de decomposição. Sob condições adequadas de temperatura e pressão causadas pelo soterramento prolongado, do material orgânico só restaram o carbono e hidrogênio que se combinaram e formaram o petróleo e o gás natural.

b) Elabore um texto, com no mínimo 10 linhas, explicando por que a cana-de-açúcar é considerada um recurso natural renovável.

Cana de açúcar é um recurso agrícola natural e renovável porque produz açúcar, além de biocombustível, fibra, fertilizante e uma miríade de derivados/co-produtos com sustentabilidade ecológica. O suco da cana de açúcar é usado para fazer açúcar branco, açúcar mascavo e etanol. Os derivados principais da indústria de açúcar são bagaço e melaço.

Melaço, o derivado principal, é a mais importante matéria prima para álcool e, portanto para as indústrias baseadas no álcool. Excesso de bagaço está agora sendo usado como matéria prima na indústria de papel. Além disso, a geração de potência usando bagaço como combustível é considerado possível na maioria das usinas de cana.

2. Leia os textos “A água”, “A água no mundo” e “A água no Brasil”.

Elabore um texto falando sobre a importância da água para os seres vivos.

Água, elemento da vida o corpo humano é 70% composto por água, qualquer metabolismo sofre reações que se desenvolvem por meio aquoso, se a água chegar a faltar os seres humanos deixarão de existir, pois não existe vida sem água, em muitas partes do mundo, tanto crianças como adultos morrem de desidratação por falta dessa substância.

A água exerce função vital no organismo, porque regula a temperatura do corpo e é capaz de eliminar toxinas através da transpiração e urina. Se chegar a faltar água no organismo, não vai haver desintoxicação e assim ficaremos prejudicados e surgirão inúmeras doenças. A água é o ponto de partida, pois se não existir água, não existirá comida, nem chuva.

O dia em que a água começar a faltar as pessoas irão começar dar o devido valor que até então não davam. A água não serve somente para matar a sede, mas para as plantas fazerem o seu ciclo e produzir oxigênio, serve para matar a sede dos animais, para mantermos higiene, nos refrescarmos, para o bom desenvolvimento de todos os alimentos. Em todo o planeta Terra a água ocupa 97% , mas essa percentagem é de águas salgadas de oceanos e mares, apenas 3% do mundo todo é água potável. Porém a grande parte dessa água é água salgada, ou seja, não potável, quando a água faltar ninguém vai querer tomar água salgada, em muitos lugares as pessoas já começaram a testar aparelhos que filtram essa água salgada e a deixam potável, embora ainda não apresentassem bons resultados.

Por isso, devemos cuidar para a água não faltar, não a desperdiçando lavando carros, calçadas e no banho, não custa economizar, pois essa água que muitos desperdiçam hoje sairá muito caro no futuro. Num futuro próximo uma garrafinha de água sairá muito caro e muitos não poderão comprar.

3. A água é encontrada na natureza em três formas diferentes, chamadas na ciência de estados físicos.

Descreva como as moléculas de água são encontradas nos seguintes estados físicos da água. Dê exemplos.

a) Estado sólido:

característico por possuir uma forma definida como, por exemplo, a de um cubo de gelo. É importante saber que a água pura (sem impurezas) se congela a temperatura de zero grau Celsius, quando a pressão atmosférica é normal, ou seja, encontrada no nível do mar. Se pudéssemos enxergar as pequeníssimas partículas que compõem a água, notaríamos que estão bem juntas umas das outras e ocupando posições fixas, característica esta do estado sólido.

b) Estado líquido:

este estado a água se encontra em maior quantidade no planeta. É também neste estado que ela se torna mais disponível para os seres vivos. A temperatura é um fator responsável por manter ou transformar a água em seus três estados físicos. Por sua vez, a água na forma líquida ocorre no intervalo de temperatura acima de zero e abaixo de 100 graus Celsius. A água no estado líquido, não possui forma própria. Outro fator interessante é que a quantidade de água não muda quando transferida de um local para outro.

c) Estado gasoso:

No estado gasoso, as partículas ficam muito afastadas umas das outras e não formam pequenas gotas como no vapor. As nuvens na atmosfera, a névoa formada na superfície de um lago e o vapor que sai de uma chaleira ao fogo são considerados vapor da água, pelo fato de se apresentarem em pequenas gotículas. Agora, a umidade do ar presente na atmosfera não apresenta a água na forma de pequenas gotas, porque se encontra no estado gasoso. A água no estado gasoso, bem como no de vapor da água ocupa espaço, como no estado líquido, que se adapta aos recipientes em que se encontra. A diferença está no fato de que, se não tamparmos o recipiente que contém água neste estado físico, a água escapará para a atmosfera e ocupará um maior espaço. Então além de não ter forma definida, o estado gasoso pode também ocupar espaços ou volumes diferentes. Isto não acontece com nos estados líquido ou sólido.

4. A figura abaixo mostra o ciclo da água. Descreva passo a passo como ocorre o ciclo da água na natureza.

• Evaporação – A água terrestre (oceanos, mares, rios, lagos, e outros corpos de água) sofre sua evaporação e vai para o ar (atmosfera).

• Precipitação ou Condensação – Após atingir a atmosfera, a água sofre sua condensação, passando de minúsculas gotículas para gotas maiores, caindo até o planeta Terra novamente, onde esta se aloja em lençóis freáticos, aqüíferos, mares, rios, oceanos e outros locais que armazenam água, como por exemplo, as plantas.

• Infiltração na terra – Após passar por todos os locais que a mesma pode percorrer subterraneamente, esta se escorre para os locais de armazenamento aberto e começa novamente sua evaporação.

5. São quatro as mudanças de estado físico da água: fusão, solidificação, vaporização, liquefação ou condensação. Explique como ocorre cada uma dessas mudanças de estado físico da água e dê exemplos.

Fusão: Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está acontecendo à fusão, isto é, somente depois que toda a substância passar para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar. Por exemplos, se colocarmos um gelo fora da geladeira, o mesmo derreterá, pois o calor do ambiente passa para o gelo.

Solidificação: Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento (resfriamento). Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura continua a baixar. Exemplo, se colocarmos água líquida no congelador ela irá se transformar em gelo.

Vaporização: Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chama-se ebulição. Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância estiver no estado gasoso. O ponto de ebulição de uma substância é a temperatura a que essa substância passa do estado líquido para o estado gasoso rapidamente. No caso da água o ponto de ebulição é de 100ºC.

Condensação ou Liquefação: Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento (resfriamento). Quando a substância gasosa inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura continua a baixar. Um exemplo de condensação é o orvalho e a geada. Às vezes, quando está frio, logo de manhã vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo.

6. Leia o texto “Como se formou o solo” e faça um resumo desse tópico.

R: Os solos têm sua origem na decomposição das rochas que formavam inicialmente a crosta terrestre. Esta decomposição ocorre devido a agentes físicos e químicos chamados de agentes intemperismo. Além dos agentes de intemperismo existem também os agentes erosivos que se diferem do primeiro por serem capazes de transportar o material desagregado.

Um dos principais agentes erosivos é a água que atua na forma de chuva. Desta forma temos dois grandes grupos de solos: os transportados e os não transportados. Os transportados sofrem o intemperismo em um local e os não transportados, decompõem-se e permanecem no mesmo local.

7. O solo representa um recurso natural para os seres vivos. Descreva cada tipo de solo encontrado na natureza.

R: Solo Argiloso possuí consistência fina e é impermeável a água. Um dos principais tipos de solo argiloso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Este tipo de solo é bom para a prática da agricultura, principalmente para a cultura de café. Na região litorânea do Nordeste encontramos o massapé, solo de cor escura e também muito fértil.

Solo Arenoso possui consistência granulosa como a areia. Muito presente na região nordeste do Brasil, sendo permeável à água.

Solo Humoso presente em territórios com grande concentração de material orgânico em decomposição (húmus). É muito utilizado para a prática da agricultura, pois é extremamente fértil (rico em nutrientes para as plantas).

Solo Calcário é um tipo de solo formado por partículas de rochas. É um solo seco

e esquenta muito ao receber os raios solares. Inadequado para a agricultura. Este tipo de solo é muito comum em regiões de deserto.

8. O ambiente e todos os seus componentes funcionam naturalmente de maneira integrada de modo que haja equilíbrio entre os componentes. Descreva quais os principais problemas que ocorrem quando o ser humano utiliza o solo de maneira inadequada.

R: O empobrecimento do solo, desmatamento, desertificação e desertificação atual

Empobrecimento do solo: com a perda de matéria orgânica, eliminação de inimigos naturais e aparecimento de pragas resistentes; diminuição da biodiversidade, ocasionando extinção de espécies, contaminação biológica e química das águas dos rios e lagos e desequilíbrio climático.

Desmatamento: é outra causa do empobrecimento do solo. O aumento das populações rurais e a prática de sistemas de produção que não são adaptados às condições locais do clima e solo têm sido fatores responsáveis pela destruição de vastas extensões de florestas nativas na região. As queimadas aparecem como causas de degradação, utilizadas como prática agropecuária na renovação de pastagens ou limpeza da terra.

Desertificação: processo que ocorre em áreas próximas aos desertos, como no centro da África, ou em regiões semiáridas como no sertão nordestino do Brasil.

Desertificação atual: é resultante principalmente da ação humana, que devasta a vegetação nativa por meio de grandes queimadas e introduz plantas rasteiras que não protegem o solo da ação solar e da erosão.

9. O ar é formado por uma mistura de gases. Descreva cada tipo de gás que compõem o ar.

• Oxigênio: gás indispensável para a sobrevivência dos seres vivos. Ele reage com certas substancias presentes no corpo dos seres vivos e produz água, energia e gás carbônico. A energia produzida nessa reação é responsável pela manutenção da vida de todo os seres.

• Nitrogênio: é indispensável para os todos os seres vivos, porém não é absorvido diretamente pelo organismo nem animais, nem vegetais, durante a respiração. O nitrogênio é absorvido por certas bactérias que vivem no solo e na raiz de certas plantas, como ervilha, etc. Então ele é transformado em nitratos pos essas bactérias e acaba passando para os outros seres vivos que se alimentam dessas plantas.

• Gás Carbônico: é vital para as plantas, as mesmas absorvem o gás carbônico e eliminam oxigênio, tal processo é conhecido como fotossíntese.

• Gases nobres: são gases que dificilmente se combinam com outras substâncias, correspondendo cerca 1% do ar. Eles não são utilizados pelos seres vivos, entram e saem inalterados durante a respiração.

10. Descreva as camadas que compõem a atmosfera, a partir da superfície terrestre.

Troposfera é a região mais baixa da atmosfera da Terra (ou da atmosfera de qualquer planeta). Sobre a Terra ela vai do nível do chão, ou da água, que chamamos de "nível do mar", até, aproximadamente, 17 km de altura. Na troposfera a temperatura geralmente diminui à medida que a altitude aumenta. O clima e as nuvens ocorrem na troposfera.

Estratosfera é a camada atmosférica entre a troposfera e a mesosfera. A estratosfera se caracteriza por um ligeiro aumento de temperatura com o aumento de altitude e pela ausência de nuvens. A estratosfera se estende entre 17 e 50 km acima da superfície da Terra. A camada de ozônio da Terra está localizada na estratosfera. O ozônio, um isótopo do oxigênio, é crucial para a sobrevivência dos seres vivos na Terra. A camada de ozônio absorve uma grande quantidade da radiação ultravioleta proveniente do Sol impedindo-a de atingir a superfície da Terra. Somente as nuvens mais altas, os cirrus, cirroestratus e cirrocúmulos, estão na estratosfera inferior.

Mesosfera é a camada atmosférica entre a estratosfera e a ionosfera. A mesosfera é caracterizada por temperaturas que rapidamente diminuem à medida que a a altitude aumenta. A mesosfera se estende entre 17 a 80 km acima da superfície da Terra.

Ionosfera

É uma das camadas mais altas da atmosfera da Terra. A ionosfera começa a cerca de 70-80 km de altura e continua por centenas de quilômetros, até cerca de 640 km. Ela contém muitos íons e elétrons livres (plasma). Os íons são criados quando a luz do Sol atinge os átomos e arranca alguns elétrons. A ionosfera está localizada entre a mesosfera e a exosfera. Ela é parte da termosfera. As auroras ocorrem na ionosfera.

Exosfera é a camada mais externa da atmosfera da Terra. A exosfera vai de aproximadamente 640 km de altura até cerca de 1280 km. A camada mais inferior da exosfera é chamada de "nível crítico de escape", onde a pressão atmosférica é muito baixa, uma vez que os átomos do gás estão muito amplamente espaçados, e a temperatura é muito baixa.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Defina os termos “biótico” e “abiótico”.

2. Explique quais as interferências do desmatamento nos recursos naturais renováveis.

3. Descreva em quais processos a água participa nos seres vivos.

4. Em relação ao texto A ÁGUA NO BRASIL, faça uma síntese dos pontos mais importantes.

5. Em relação às propriedades da água, descreva o que é tensão superficial.

6. Descreva uma atividade para trabalhar o tema Água no Ensino Fundamental.

7. Defina os estados físicos da água.

8. Compare os estados físicos da água com o ciclo da água identificando suas etapas.

9. Esquematize o ciclo da água.

10. Caracterize as formas de precipitação da água.

UNIDADE 3

OS SERES VIVOS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Com base no texto do artigo “O curioso mundo das bactérias” responda:

a) Qual o tema do artigo?

R: As bactérias

b) Segundo o artigo, onde as bactérias são encontradas?

R: Em toda a parte, na natureza, fazem a reciclagem de matéria orgânica, que são os restos de animais e vegetais. Nas indústrias, estão entre os produtores de antibióticos, vacinas e até iogurtes e outros derivados do leite.

c) Quando foram observadas pela primeira vez?

R: Foram observadas pela primeira vez em 1676, pelo comerciante e cientista amador Antony Van Leeuwenhoek, da Holanda.

d) Cite e diferencie os tipos de bactérias existentes na natureza.

R: Quando se apresentam isoladamente, as bactérias recebem o nome de cocos, bacilos e espirilos, de acordo com a forma. Mas elas também podem ser vistas em grupos e, neste caso, são chamadas diplococos, quando aparecem de duas em duas; estafilococos, quando apresentam forma semelhante a um cacho de uvas; e estreptococos, quando se organizam em cadeias.

e) Qual a importância das bactérias na reciclagem da matéria orgânica na natureza?

R: É extremamente importante para a reciclagem de matéria orgânica, ou seja, as bactérias, juntamente com os fungos, realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta e devolvendo-a ao solo sob a forma de matéria inorgânica.

f) Cite dois exemplos da utilização desses seres em processos industriais.

R: É extremamente importante para a reciclagem de matéria orgânica, ou seja, as bactérias, juntamente com os fungos, realizam o processo de decomposição transformando a matéria orgânica morta e devolvendo-a ao solo sob a forma de matéria inorgânica.

g) Cite três exemplos de doenças causadas pelas bactérias.

R: Quando entrem em nosso organismo, podem provocar doenças como tuberculose, tétano e cólera.

2. Analise a figura abaixo, complete os espaços indicados por números com o nome dos elementos necessários para que ocorra a fotossíntese.

a) Após elabore um texto explicando como ocorre o processo de fotossíntese nos vegetais.

A água é uma das matérias-primas da fotossíntese. A água entra pelas raízes e atinge todas as partes da planta, chegando às folhas, que são o principal local onde se realiza a fotossíntese. No ar que respiramos existe um gás muito importante, o dióxido de carbono. Esse gás entra nas plantas pelas folhas. A luz do Sol fornece a energia para a formação da matéria orgânica (açúcar).

Apesar de ser tão importante, a fotossíntese necessita de muito pouco para acontecer: água, dióxido de carbono e luz. No processo da fotossíntese a planta liberta algumas substâncias de que não necessita, como é o caso do oxigênio. Este gás é fundamental para a respiração dos seres vivos.

O açúcar produzido pela planta é utilizado para produção de energia. Se a planta produzir açúcar em grande quantidade, ela armazenará esse açúcar para uso futuro .Todos os seres vivos precisam de energia para sobreviver. A energia é retirada dos alimentos.

3. Construa uma tabela informativa contendo os principais grupos de invertebrados e de vertebrados, suas características principais e exemplos de cada um deles.

INVERTEBRADOS

NOME CARACTERÍSTICAS EXEMPLOS

PORÍFEROS Apresentam estrutura do corpo muito simples, não formando tecidos ou órgãos. Esponjas

CNIDÁRIOS Capacidade de causar irritações na pele de animais e de pessoas. Água-viva e anêmonas

PLATELMINTOS Grupo de vermes invertebrados achatados. Tênia ou solitária e esquistossomo.

NEMÁTODOS São vermes de formato cilíndrico, encontrados em todos os habitat, terrestres, marinhos e de águas doce. Lombriga, oxiúrus, Ancylostoma duodenale.

MOLUSCOS Animais de corpo mole, recoberto por uma concha. Ostras, mariscos, lesmas, polvo e lula.

ANALÍDEOS Apresentam corpo formado por segmentos ou anéis. Minhocas e sanguessugas.

CRUSTÁCEOS Presença de um esqueleto externo e dois pares de antenas. Siri, lagosta, caranguejo e camarão.

ARACNÍDEOS Possuem quatro pares de pernas e não tem asas ou antenas. As peçonhentas são perigosas, utilizam o veneno para se defender Aranhas, escorpiões, carrapatos, ácaros.

INSETOS Possuem esqueleto externo. Transmitem doenças ao homem. Realizam a polinização de muitas plantas. Mosquitos, Aedes Aegypti, Anapheles darlingi e Culex quinquefasciatus

VERTEBRADOS

NOME CARACTERÍSTICAS EXEMPLOS

PEIXES São animais aquáticos e que se dividem em três grupos: ciclóstomos, condrictes e osteíctes. Tubarões, raias, namorado, tainha e o bacalhau. Adaptadas: truta, capa, tilápia, tucurané, etc.

ANFÍBIOS Iniciam a vida vivendo sob a água e depois se mudam para terra firme, com isso sofrem transformações no seu sistema respiratório. Sapos, rãs, pererecas, cobra-cega e a salamandra.

RÉPTEIS Seu nome vem do latim e significa rastejar. São divididos

m quatro grupos: rincocéfalos, quelônios, squamata e crocodilianos. Lagartos, lagartixas, jacarés, crocodilos, tartarugas, cobras, etc.

AVES Tem o corpo coberto por penas, com função de proteger o corpo contra perda de calor e água e auxiliam no vôo. Possuem bico adaptados para a alimentação. Beija-flor, bem-te-vi, sabiás, tuiuiús, galinha, pingüim.

MAMÍFEROS A classificação dos mamíferos é caracterizada por possuírem glândulas mamárias, no caso das fêmeas há a produção de leite para a alimentação de sua cria. Esse grupo possui mais de 5.000 espécies. Cachorro, baleia, onça, Leoa, etc.

4. As relações que os seres vivos têm uns com os outros são denominadas relações ecológicas.

“O carrapato vive na pele do boi sugando-lhe o sangue.”

a) Qual o tipo de relação ecológica existente entre o boi e o carrapato?

R: Parasitismo, o carrapato é um ectoparasita (parasita externo) do boi.

b) Como ocorre esse tipo de relação ecológica?

R: É uma relação desarmônica que caracteriza a espécie que se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sai nutrição e causando-lhe danos.

5. Muitas plantas do cerrado produzem um néctar que serve de alimento para formigas. As formigas atacam os animais que se alimentam das folhas dessas plantas.

a) Qual o tipo de relação ecológica existente entre a formiga e a planta?

R: Protocooperação.

b) Descreva como esse tipo de relação ecológica ocorre.

R: Ambas as espécies de beneficiam, porém a associação na é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente.

6. O Ministério da Saúde distribuiu um cartaz onde aparece um sapo e uma frase a ele atribuída: “Na luta contra a dengue, você faz a sua parte, que eu faço a minha.” A parte atribuída ao sapo baseia-se na relação ecológica existente entre sapos e mosquitos transmissores da dengue.

a) Cite qual o tipo de relação ecológica existente entre sapos e mosquitos.

R: Predatismo

b) Explique como essa relação ocorre.

R: Predador (Sapo) é o indivíduo que ataca e devora o outra, chamado presa (mosquito), pertencente a uma espécie diferente.

7. Um pássaro retira as sanguessugas dos dentes do crocodilo. Este permite que o pássaro fique na sua boca, realizando o trabalho.

a) Qual o tipo de relação ecológica existente entre o pássaro e o crocodilo.

b) Explique como esse tipo de relação ocorre.

R: Ambas as espécies se beneficiam, porém a associação não é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente. O pássaro remove as sanguessugas existentes nos dentes do crocodilo, capturando-os diretamente. E em troca o crocodilo, deixa com que o pássaro, retire os indesejáveis parasitas

8. Observe a figura abaixo:

a) Conceitue cadeia alimentar.

R: A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.

Produtores: são todos os seres autotróficos clorofilados, presentes em todas as cadeias alimentares. Eles que transformam a energia luminosa em energia química, sendo assim, o único processo de entrada de energia em um ecossistema.

Consumidores: são os que se alimentam dos produtores (consumidores primários) ou de outros consumidores (consumidores secundários, terciários, etc.). Nesse nível trófico estão os detritívoros – animais que se alimentam de restos orgânicos e têm como representantes os urubus, abutres, hienas, moscas, etc.

Decompositores: reciclam a matéria orgânica, decompondo-a e degradando-a em matéria inorgânica. Esta é reaproveitada pelos produtores, dando continuidade ao ciclo. São representados por micro-organismos, tais como fungos e bactérias.

b) Elabore uma cadeia alimentar.

9. Explique o que é polinização e exemplifique os agentes polinizantes.

R: Polinização é o transporte dos grãos de pólen de uma flor para outra, sendo o primeiro passo para a reprodução dos vegetais. O transporte do pólen é feito pelos agentes polinizadores: o vento e alguns animais, geralmente insetos e pássaros. A polinização pelo vento chama-se anemofilia, sendo que muitas flores possuem partes que oscilam ao vento, facilitando a dispersão do pólen. A polinização por insetos é chamada entomofilia e a polinização por aves, ornitofilia. As flores polinizadas por animais apresentam características vistosas e coloridas e produzem substâncias açucaradas; tudo para atrair a atenção dos polinizadores. Além dos insetos e aves, os morcegos também são um dos principais agentes polinizadores. Neste caso, a polinização é chamada quiropterofilia, e as flores abrem pela noite, para coincidir com os hábitos do animal.

10. Diferencie fotossíntese da respiração realizada pelas plantas.

 Questões para saber mais e para os exames

Investigue nos livros da bibliografia básica e complementar, em revistas, jornais, na internet e assista aos vídeos indicados.

1. Quais as características gerais de todos os seres vivos?

2. Descreva três características dos reinos Monera, Fungi e Protista.

3. Explique porque os alimentos mofam?

4. Descreva qual a principal característica do reino Plantae.

5. De acordo com a Botânica as plantas são classificadas em quatro grupos, cite estes grupos e suas principais características.

6. Quais são as principais partes das plantas?

7. A flor é formada por quatro partes: o cálice, a corola, o androceu e o gineceu, defina-os.

8. Qual a função da polinização para as plantas?

9. Resuma as etapas da fotossíntese.

10. Realize um esquema das relações harmônicas e desarmônicas com seus exemplos.

UNIDADE 4

MEIO AMBIENTE

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Analise as figuras abaixo. Com base na leitura do texto “Um problema chamado coiote”, elabore um texto explicando de que forma o ser humano esta alterando o meio ambiente.

2. Analise a figura abaixo.

Com base na leitura do texto “Efeito estufa”. Explique:

a) O que é efeito estufa?

R: O efeito estufa é um processo que ocorre quando uma parte da radiação infravermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância pois, sem ele, a vida como a conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.

b) Quais as principais causas do efeito estufa?

R: O efeito estufa é gerado pela derrubada de florestas e pela queimada das mesmas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção.

Um outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. A queima do óleo diesel e da gasolina nos grandes centros urbanos tem colaborado para o efeito estufa. O dióxido de carbono (gás carbônico) e o monóxido de carbono ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Outros gases que contribuem para este processo são: gás metano, óxido nitroso e óxidos de nitrogênio. Esta camada de poluentes, tão visível nas grandes cidades, funciona como um isolante térmico do planeta Terra.

R: Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Derretimento de geleiras e alagamento de ilhas e regiões litorâneas. Tufões, furacões, maremotos e enchentes poderão ocorrer com mais intensidade. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.

d) O que é Protocolo de Kyoto?

R: O Protocolo de Kyoto é um documento, onde há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes. Os gases citados no acordo são: dióxido de carbono, gás metano, óxido nitroso, hidrocarbonetos fluorados, hidrocarbonetos perfluorados e hexafluoreto de enxofre. Estes últimos três são eliminados principalmente por indústrias.

3. Analise as figuras abaixo:

Fonte: http://groselhagrafica.blogspot.com/2009_03_29_archive.html

Explique quais as consequências do aquecimento global e efeito estufa podem causar aos seres vivos.

R: O Homem é responsável pelo o que cativou, durante anos de exploração são fim do meio ambiente. Agora, toda essa exploração volta como forma de revolta. O aquecimento global tem impactos profundos no planeta: extinção de espécies animais e vegetais, alteração na frequência e intensidade de chuvas (interferindo, por exemplo, na agricultura), elevação do nível do mar e intensificação de fenômenos meteorológicos. As consequências do aumento da temperatura são graves para todos os seres vivos. No Brasil, 58% das emissões de gases de efeito estufa são provenientes de queimadas e desmatamento. Por isso, é muito importante encontrar caminhos para o desenvolvimento sustentável dos biomas brasileiro.

4. Analise a figura abaixo.

a) Explique o que significa buraco na camada de ozônio.

R: O gás ozônio envolve a Terra na forma de uma frágil camada que protege a vida da ação dos raios ultravioleta (emitidos pelo Sol). o gás clorofluorcarbono (CFC) é o principal responsável pela destruição da camada de ozônio. Esse gás é utilizado em aparelhos de refrigeração, sprays e na produção de materiais como, por exemplo, o isopor. Ao chegar à atmosfera, o CFC entra em contato com grande quantidade de raios ultravioleta, que quebram as moléculas de CFC e liberam cloro. Este, por sua vez, rompe as moléculas de ozônio (O3), formando monóxido de cloro (ClO) e oxigênio (O2). Ocorre que esses dois gases não são eficientes para proteger a Terra dos raios ultravioleta.

b) Quais as consequências para a vida dos seres vivos?

R: Os raios ultravioleta causam mutações nos seres vivos, modificando as moléculas de DNA. Em seres humanos, o excesso de ultravioleta pode causar câncer de pele e afetar o sistema imunológico.

5. Explique como ocorre a inserção de espécies em um ambiente e sua relação com a biodiversidade.

R: A Terra está sendo tomada por centenas de espécies resistentes e agressivas, que foram disseminadas

...

Baixar como  txt (50.2 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »