TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dê Presentes, Ter Mais Atenção!

Exames: Dê Presentes, Ter Mais Atenção!. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

1 – Conceitue contabilidade divisional:

R: Denomina-se contabilidade divisional ou contabilidade por responsabilidade o conjunto de conceitos contábeis gerenciai que permitem a identificação, mensuração, acumulação, decisão e informação dos eventos econômicos e atividades específicas para cada um dos gestores dentro da empresa.

2- Conceitue accountability e explique de que maneira ela é imposta.

R: conceitua-se accountability como a responsabilidade individual ou departamental de desempenhar certa função. Esta responsabilidade pode ser determinada ou implicada por lei, regulamentos ou acordo. Assim, é uma responsabilidade de prestação de contas pelos atos que lhe foram conferidos desempenhar.

3 – A matéria deixa claro que é de responsabilidade dos gestores o lucro das atividades de sua responsabilidade. Como deve ser a avaliação de desempenho do gestor e neste sentido como podemos definir desempenho e avaliação?

R: A avaliação de desempenho do gestor deve ser feita pela controladoria em relação aos resultados esperados das atividades sob o comando de um gestor. Quanto ao desempenho entende-se a realização de uma atividade ou de um conjunto de atividades. O termo avaliação refere-se ao ato ou efeito de atribuir valor que pode ser entendido num sentido qualitativo mérito, importância, etc) ou quantitativo (mensuração).

4 – Qual a característica da informação contábil e sua importância para a avaliação de desempenho das operações?

A informação contábil tem como sua principal característica a mensuração econômica e deve possibilitar o apoio ao processo de gestão, tais como, conteúdo, precisão, frequência, adequação à decisão, confiabilidade, oportunidade, motivação, etc.

5 – Qual o objeto da avaliação de desempenho e de resultado?

R: a avaliação de desempenho tem como objeto a segmentação da empresa em unidades administrativas organizadas dentro do subsistema formal: os setores, departamentos e divisões, que se expressam dentro da contabilidade gerencial ou de custos sob os conceitos de centros de custos, de resultados ou de investimento. A avaliação de resultado tem como objeto as atividades internas e as saídas do sistema empresa através de seus produtos e serviços gerados no processo de transformação de recursos.

6 – Cite os quesitos da avaliação de desempenho sob a ótica econômica.

- separar os resultados financeiros das operações, avaliando separadamente os resultados na condição de operações como se fossem transacionados a vista dos efeitos financeiros das transações efetuadas a prazo.

7 – Com relação aos resultados almejados e alcançados pela empresa quais fatores devem ser levados em consideração para a motivação dos gestores?

Um sistema que só possibilita encontrar números, mas não dá retorno aos responsáveis em termos motivacionais, perde quase toda a sua finalidade. A recompensa financeira aos gestores é um dos fatores que podem compor o conjunto de elementos motivadores, mas não necessariamente o único, ou deve necessariamente existir.

8 – Quanto à matéria estudada o que se entende por centro de responsabilidades?

R: as unidades contábeis criadas para acumulação dos dados das transações e elementos patrimoniais da empresa. A base para acumulação das informações contábeis é o conceito de custos e receitas e receitas controláveis.

9 –Conceitue centro de custos (centro de despesas, de gastos).

Conceito antigo também denominado de departamentalização. São unidades contábeis de acumulação utilizadas para acumular os gastos por setor, atividade ou departamento.

Neste caso os custos são acumulados por setor sem se preocupar com a receita de cada um desses centros de responsabilidade.

10 – Defina centro de lucros

São utilizados principalmente para acumular as informações contábeis das receitas das atividades de produtos e serviços. As receitas podem ser de origem externa (clientes, consumidores finais) ou interna (transferência de produtos e serviços). Embora as despesas e custos devam ser apuradas separadamente qdo. O produtos passar por vários setores para sua produção não é necessário apurar as receitas destes centros de custos individualmente, somente quando chegar à sua fase final (venda para os setores dentro ou fora da empresa).

11 –Explique centro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com