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ENLACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA: ANÁLISE DOS FILMES NINFOMANÍACA DE LARS VON TRIER

Por:   •  2/1/2019  •  Monografia  •  21.279 Palavras (86 Páginas)  •  218 Visualizações

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UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS

Departamento de Ciências Sociais – DCS

Curso de Graduação em Ciências Sociais

Catarina de Sales Viriato

ENLACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA: ANÁLISE DOS FILMES NINFOMANÍACA DE LARS VON TRIER

Rio de Janeiro, 18 de dezembro de 2018.

Catarina de Sales Viriato

ENLACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA: ANÁLISE DOS FILMES NINFOMANÍACA DE LARS VON TRIER

Trabalho Conclusão do Curso apresentado ao Curso de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro como requisito para obtenção de grau de Licenciada em Ciências Sociais.

Orientadora: Profa. Dra.  Alessandra Rinaldi

SEROPÉDICA

2018

Catarina de Sales Viriato

ENLACES ENTRE GÊNERO, SEXUALIDADE E CINEMA: ANÁLISE DOS FILMES NINFOMANÍACA DE LARS VON TRIER

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado à obtenção do título de Licenciada em Ciências Sociais e aprovado em sua forma final pelo Curso de Ciências Sociais.

Seropédica, 18 de dezembro de 2018

____________________________________________

Marcelo Maciel/ Beatriz Wey

Coordenador do Curso

BANCA EXAMINADORA:

_______________________________________________

Profa. Dra. Alessandra Rinaldi

Orientadora

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

_____________________________________________

Profª. Drª. Patrícia Reinheimer

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

RESUMO

Esse trabalho analisa como Lars Von Trier aborda temas como comportamentos esperados de gênero, natureza e cultura, moralidade e sexualidade e violência sexual, através das obras fílmicas Ninfomaníaca, Dogville e Anticristo.  Para realizar um diálogo entre ciência e arte, fez se necessário averiguar o que o os teóricos do campo de estudos das Ciências Sociais pronunciam sobre tais temáticas. Segue- se a linha de raciocínio de que tais filmes que causam impacto por sua estética (forma), podem emitir um alerta sobre a correlação entre diferenciação biológica e diferenciação  social entre gêneros.

PALAVRAS-CHAVE: Cinema; Gênero; Sexualidade

ABSTRACT

In this paper is analyzed the way Lars Von Trier approaches topics such as expected behaviors of gender, nature and culture in the West, morality and sexuality and sexual violence, through the film works Nymphomaniac, Dogville and Antichrist. In order to carry out a dialogue between science and art, it was necessary to ascertain what the theorists of the field of Social Science pronounce on such subjects. It following line of reasoning that such films that at first impact by their aesthetics can send an alert by the correlation between biological differentiation and social differentiation between genders.

KEYWORDS: Cinema; Gender; Sexuality

SUMÁRIO

Introdução............................................................................................................... 4

Capítulo 1-Ninfomaníaca: Fronteiras, pureza e perigo da performance

transgressora ..........................................................................................................19

1.1- Descrição dos filmes e breve análise do discurso ............................................19

1.2-Gênero e sexualidade:  Sociedade e moralidades sobre as sexualidades ..........27

Capítulo 2- Dogville: o feminino como o outro ...................................................33

2.1- Exposição da obra, considerações e observações ............................................33

2.2- Dualismos em questão: natureza e cultura .......................................................37

Capítulo 3- Anticristo: o feminino patológico .....................................................40

3.1 – Apresentação e análise fílmica........................................................................40

3.2- Mulheres perigosas: Gênero e patologia na discussão de natureza e cultura ..45

Conclusão ...............................................................................................................47

Referências Bibliográficas ....................................................................................48

Fílmicas ..................................................................................................................50

Notas........................................................................................................................51


 INTRODUÇÃO

Este trabalho é intitulado “Enlaces entre gênero, sexualidade e cinema: Análise dos filmes Ninfomaníaca[1], Dogville e Anticristo de Lars Von Trier”. Foi desenvolvido como trabalho de conclusão de curso para obtenção de grau de Licenciada em Ciências Sociais.

Com caráter introdutório, busco explorar brevemente algumas relações entre cinema e imaginário social e de que maneira a articulação desses dois temas podem contribuir para a reflexão sobre as relações de gênero na sociedade ocidental moderna. Para tanto, o texto arranja um amálgama entre estudos de gênero, teorias feministas sobre cinema e considerações sobre o imaginário social, especificamente do filósofo Baczko.

A suposição a qual esse trabalho se pauta é que a linguagem fílmica, assim como outras formas de racionalidade imagéticas detém o poder de produção e divulgação de diversos modos de representações sociais, entre estes estão discursos[2] e significados de gênero.

As produções cinematográficas, como integrantes da sociedade do espetáculo, podem denunciar papéis e construir conceitos. Nesta perspectiva, o conceito de mulher e seus desdobramentos, são construídos também pela influência da sétima arte e suas produções de imagens, na vida cotidiana dos sujeitos. (...) O cinema, ao produzir imagens marca posições e papéis socias, exprimindo e impondo crenças em um quadro imaginário da coletividade. Neste sentido, a imagem é categoria fundamental para compreender a potencialidade do cinema, ao conferir sentido e significado de valor, às próprias imagens produzidas. (ANACLETO e TEIXEIRA FILHO, 2012, p. 6)

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