TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTAGIO SUPERVISIONADO I

Por:   •  31/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO BELÉM PA 23201

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL –5º SEMESTRE

DISCIPLINA: ESTAGIO SUPERVISIONADO I

Tener da Silva Farias                                          RA: 9978024739

Belém

Fev/2016

SUMÁRIO

1- Introdução..............................................................................................03

2- Metodologia..........................................................................................03

3- Anexo: Questionário..........................................................................04

4- Análise da entrevista............................................................................14

5- Conclusão..............................................................................................15

6- Referências bibliográficas.....................................................................16


1-Introdução


      A elaboração do diagnostico social tem por objetivo tabular dados através de pesquisa  quantitativa e levantar a problemática vivenciada pelas famílias atendidas no Centro de Referencia da Assistência Social- CRAS-SÃO SEBASTIÃO, localizado na região periférica da cidade de Abaetetuba município do baixo Tocantins paraense. O objetivo da pesquisa é analisar os dados e identificar possíveis causas e fatores que levam as famílias do território do CRAS, a não integração de crianças, adolescentes e jovens nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV. De posse desses dados será possível analisar a realidade desses usuários e identificar as causas dessa evasão  do serviços de convivência do CRAS-SÃO SEBASTIÃO. Em contra partida elaborar um projeto e propor soluções para os problemas visualizados na pesquisa dentro do território.


2- Metodologia

Neste trabalho utilizamos a pesquisa seguindo a metodologia de pesquisa deverá ser aplicada em uma amostra de 20% dos usuários com filhos em idade de participarem do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos-SCFV essa abordagem será utilizada para entender esse fenômeno de forma aprofundada, descrevendo, analisando e interpretando para compreender as características situacionais apresentadas pelos entrevistados. A entrevista é uma técnica que nos permite a obtenção de informações diretamente da pessoa, bem como a observação de toda a situação do entrevistado, nesta entrevista utilizamos o questionário que é um instrumento impessoal de maior facilidade na coleta das informações, este instrumento estabelece as questões cujas respostas serão obtidas de forma assinalar a alternativa predeterminada.

3- Análise da Entrevista.

      Após a tabulação dos dados da entrevista podemos observar que a grande maioria dos usuários que possuem filhos com idade de participar do SCFV- serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, não inseriu seus filhos nos programas oferecidos pelo CRAS. Essas crianças jovens e adolescentes deveriam participar do programa já que a participação deles e umas das com condicionalidades do programa Bolsa Família oferecido pelo Governo Federal ao qual fazem parte.

     A inserção dos membros da família por completo nos serviços oferecidos pelo   CRAS –São Sebastião auxiliaria essas famílias que possuem baixa renda ou em situação de vulnerabilidade  social, o fortalecimento   dos vínculos  dessas crianças e adolescentes com as famílias e com a sociedade em geral proporcionando opções de melhora escolar(cursinho social oferecido pela secretaria municipal de assistência social para jovens que frequentam o SCFV de seus respectivos territórios) e    geração de renda ( PRONATEC- oficinas de geração de renda desenvolvidas no próprio CRAS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com