TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DIRIGIDO, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

Por:   •  8/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.028 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5
[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS VIII – PAULO AFONSO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Célio  Santos

ESTUDO DIRIGIDO, DIDÁTICA DA MATEMÁTICA

PAULO AFONSO

2018

ESTUDO DIRIGIDO, DIDÁTICA DA MATEMÁTEMATICA

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Didática da Matemática, do curso de Licenciatura em Matemática, oferecido pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus VIII, Paulo Afonso.

Professor(a): Marluce Alves

PAULO AFONSO

2018

Questão 1: Matemática para não matemáticos;

Questão 2: A Didática da matemática;

Segundo Brousseau, o objetivo da didática da matemática é analisar as situações didáticas envolvidas, fazendo-se necessário desenvolver uma metodologia específica para esse fim, devem-se distinguir quatro tipos de situações nos processos didáticos que organiza:

1. As situações de ação, nas quais se gera uma interação entre os alunos e ao meio físico; 2. As situações de formulação, cujo objetivo é a comunicação de informações entre os alunos; 3. As situações de validação; 4. As situações de institucionalização, destinadas a estabelecer convenções sociais.

O objetivo do entendimento da matemática é o entendimento dos fenômenos e processos relativos ao ensino da matemática para que se possa controlá-los no sentido de aperfeiçoar a aprendizagem.

PARRA, CECÍLIA. DIDATICA DA MATEMATICA PARTE 1. Disponível em: < https://diaprofessora.wordpress.com/2011/06/08/parra-cecilia-et-al-didatica-da-matematica-parte-1/>. Acesso em 07 abril. 2018.

Questão 3: Os Diferentes papéis do professor;

O matemático não comunica seus resultados tal como os obteve, mas os reorganiza, lhes dá a forma mais geral possível; realiza uma “didática prática” que consiste em dar ao saber uma forma comunicável, descontextualizada, despersonalizada, fora de um contexto temporal. O professor realiza primeiro o trabalho inverso ao do cientista, uma recontextualização do saber: procura situações que deem sentido aos conhecimentos que devem ser ensinados. Porém, se a fase de personalização funcionou bem, quando o aluno respondeu às situações propostas não sabia que o que “produziu” é um conhecimento que poderá utilizar em outras ocasiões. Para transformar suas respostas e seus conhecimentos em saber deverá, com a ajuda do professor, re-despersonalizar e re-descontextualizar o saber que produziu para poder reconhecer no que fez algo que tenha caráter universal, um conhecimento cultural reutilizável.

Podem ser vistas aqui as duas partes, bastante contraditórias, do papel do professor: fazer viver o conhecimento fazê-lo ser produzido por parte dos alunos como resposta razoável a uma situação familiar e, ainda, transforma essa “resposta razoável” em um “fato cognitivo extraordinário”, identificado, reconhecido a partir do exterior. Para o professor, é grande a tentação de pular estas duas fases e ensinar diretamente o saber como objeto cultural, evitando este duplo envolvimento. Neste caso, apresenta-se o saber e o aluno se apropria dele como puder.

MELLO, LEILA. OS DIFERENTES PAPÉIS DO PROFESSOR: CONTEXTUALIZAÇÃO E DESCONTEXTUALIZAÇÃO DO SABER. Disponível em:< http://blogprofleila.blogspot.com.br/2012/09/os-diferentes-papeis-do-professor-guy.html>. Acesso em 07 abril. 2018.

Questão 4: Metodologias especificas para o ensino-aprendizagem de matemática;

Segundo Thompson (1992, p. 21-22) há uma variedade de aspectos que devem ser tidos em consideração no estudo das concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da Matemática, e que incluem o papel e o propósito da escola em geral, os objetivos desejáveis do ensino desta disciplina, as abordagens pedagógicas, o papel do professor, o controlo na sala de aula, a percepção do propósito das planificações, a sua noção do que são os procedimentos matemáticos legítimos, a sua perspectiva do que é o conhecimento matemático dos alunos, de como estes aprendem Matemática e o que são os resultados aceitáveis do ensino e o modo de avaliar os alunos.

Questão 5: Resolução de problemas; investigações matemáticas; Etnomatematica e aspectos sócio-historico-culturais no ensino; jogos nas aulas de matemática.

  • Resolução de problemas:

consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. Algumas técnicas para resolução de problemas desenvolvida e utilizada na inteligência artificial, ciência da computação, engenharia, matemática, medicina etc. estão relacionadas com processos mentais de resolução de problemas estudados no campo da psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (161.9 Kb)   docx (59.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com