TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado em Biologia IV

Por:   •  23/5/2017  •  Resenha  •  4.747 Palavras (19 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Relatório de

Estágio Curricular Supervisionado em Biologia IV

        

ORIENTADOR:

Torres 2012

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL

LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Relatório de

Estágio Curricular Supervisionado em Biologia IV

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado apresentado como um dos requisitos para obtenção do título de graduado em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Luterana do Brasil - Torres

ORIENTADOR:

Torres 2012

INTRODUÇÃO[pic 2]

O Estágio Supervisionado tem como objetivo a formação profissional para o futuro docente. Oportunizando a integração do aluno de Biologia com a realidade educacional.

O presente Relatório de Estágio Supervisionado IV relata as observações e práticas realizadas na Escola Estadual Governador Ildo Meneghetti, Passo de Torres no 2° ano do ensino médio.

O estágio foi realizado durante o período de 13 a 15 de agosto de 2012, totalizando 10 horas aulas de observação e a prática no dia 22 de agosto a 17 de outubro, com o total de 20 horas aulas de regência na disciplina de ciências na turma 21 turno vespertino.

É importante para o aluno de licenciatura de Biologia a vivência e prática do conhecimento didático em sala de aula com conteúdos relacionados ao curso que realiza, proporcionando informações das práticas e do significado da aprendizagem.

Assim conforme Ferreira, 1986, a aprendizagem é um ato ou efeito mediante ao estudo, a observação ou a experiência, torna-se o individuo apto e capaz de alguma coisa.

É fundamental para o educador ter comprometimento, e reconhecer seu papel na formação da sociedade. O processo educativo é à base da cidadania, assim o professor possui a capacidade de repassar valores e conhecimento para a formação do aluno. (Jacques, 2007).

Educar colaborara para que professores e alunos transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem, é ajudar os alunos na construção de sua identidade, do seu caminho pessoal, profissional e no desenvolvimento das habilidades de compreensão, que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais e profissionais, tornam-se assim cidadãos realizados e bem-sucedidos (La rosa, 2001).

O educador não pode negar-se o dever de sua prática docente. O educador precisa estar convencido de suas consequências e do seu trabalho, reforçando a capacidade crítica do educando e suas curiosidades (Freire, 1996). Assim profissional se constrói, com base na significação social da profissão, e nas reafirmações das práticas que permanecem significativamente (Pimenta e Anastasiou, 2002).

E a escola tem o papel de centro de transmissão do conhecimento, para se tornar um lugar que prepara cidadãos capazes de utilizar esse conhecimento para resolver problemas cotidianos (Pereira, 2004).

Portanto a educação é um direto de todos, e o educador com uma boa formação, será mediador do conhecimento, construindo estratégias necessárias para alcançar os objetivos da aprendizagem.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

A Escola Estadual Governador Ildo Meneghetti está localizada Rua Inãcio dos Santos, 158 - Centro - Passo de Torres - sc. A Escola oferece o ensino Fundamental e Médio nos turnos manhã, tarde e noite.  Possuem 15 professores, 5 funcionários e aproximadamente 300 alunos. O horário de funcionamento da escola escolar é das 7h 75min às 11h 45 e das 13h às 17h.

Possui um sistema administrativo com um diretor, o Sr. Fabiano Ramos Lopes, com uma orientadora educacional, uma assistente administrativa e quatro funcionários de serviços gerais.

Atualmente a escola foi interditada para reformas, e as salas de aulas são improvisadas no ginásio de esporte (fig.1, 2 e 3), as salas são separadas com compensados, sendo que os alunos de 5° ao 9° ano estão em outros locais, como no Salão da Terceira idade e no Cras da cidade, somente estão no ginásio os 1° anos e os 3° anos do ensino médio, sendo que chegam aproximadamente 150 alunos no ginásio de esporte, nos três turnos de funcionamento.

[pic 3]

Fig.1- Escola em reforma

[pic 4]

Fig.2- Ginásio de Esporte

[pic 5]

Fig.3- Salas de aula

PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

A proposta política pedagógica da escola foi sancionada no ano de 2011, tendo como filosofia da escola “Pensamento”. Musica composta por Ras Bernardo, Bino da Gama e Lazão.

Você precisa saber 
O que passa aqui dentro 
Eu vou falar pra você 
Você vai entender 
A força de um pensamento 
Pra nunca mais esquecer

Pensamento é um momento que nos leva à emoção 
Pensamento positivo que faz bem ao coração 
O mal não, o mal não, o mal não 
Sendo que para você chegar terá que atravessar 
A fronteira do pensar, a fronteira do pensar

E o pensamento é o fundamento 
Eu ganho o mundo sem sair do lugar 
Eu fui para o Japão com a força do pensar 
Passei pelas ruínas e parei no Canadá 
Subi o Himalaia pra do alto cantar 
Boa imaginação que faz você viajar 
Estou sem lenço e o documento 
Meu passaporte é visto em todo lugar 
Acorda meu Brasil pro lado bom de pensar 
Detone o pesadelo pois o bom ainda virá

Você precisa saber... Pra nunca mais esquecer

Custe o tempo que custar esse dia virá 
Nunca pense em desistir, não 
Te aconselho a prosseguir 
O tempo voa. Rapaz, pegue seu sonho rapaz 
A melhor hora e o momento é você quem faz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.7 Kb)   pdf (418.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com