TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO - OBSERVAÇÃO À DOCÊNCIA

Dissertações: ESTÁGIO SUPERVISIONADO - OBSERVAÇÃO À DOCÊNCIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  3.782 Palavras (16 Páginas)  •  1.016 Visualizações

Página 1 de 16

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III – RELATÓRIO ANALÍTICO-DESCRITIVO DA OBSERVAÇÃO DA DOCÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Teresina – PI

Ano: 2008 - 2º semestre – 4º período

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA

CURSO DE PEDAGOGIA – EAD

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

Relatório analítico-descritivo como exigência legal do curso de Pedagogia da Fundação Universidade do Tocantins/Faculdade Educacional da Lapa.

Teresina – PI

Ano: 2008 - 2º semestre – 4º período

INTRODUÇÃO

Entender os aspectos que envolvem a escola e a observação da docência dos anos iniciais do ensino fundamental é condição sine qua non para compreendermos o próprio desenvolvimento humano em seus aspectos históricos e culturais, ao pensar nesse estágio como nossa formação acadêmica é preciso ter claro que não se trata apenas de vivenciar a prática para entender a teoria, mas sim, saber articular a teoria com a prática. Em certos momentos, a teoria explica a prática e em outras a prática explica a teoria, pois elas andam juntas nesse nosso trabalho, é uma reciprocidade vital, cuja mesma, preocupa-se com suas relações sociais e sua dinâmica intra e extra-escolar.

Com essa perspectiva e buscando esse entendimento é que se desenvolveu a elaboração desse relatório de estágio supervisionado, para que através dele pudesse ser levantadas pesquisas e observações em um espaço vivo e rico em questionamentos, não com o objetivo de criticar, mas sim, exercitar o pensar sobre a ação pedagógica.

Tais questionamentos irão nos apontar para um diagnóstico escolar com o objetivo de desenvolver aspectos gerais de formação acadêmica, que além de acrescentar teoricamente, mostrarão uma dimensão ampla de bagagem de dados e um amadurecimento de idéias.

Dessa forma, buscou-se uma contribuição para que nosso curso forme profissionais capazes de observar e refletir a prática docente para que, posteriormente, possamos planejar e intervir na realidade em que iremos trabalhar, contribuindo com a qualidade do ensino.

O presente relatório consta de vários dados, desde a parte física, objetivos, rotina, fundamentações teóricas, planejamentos, planos e avaliações, o mesmo divide-se em cinco partes, na primeira parte têm-se os dados de identificação da escola observada, na segunda parte tem-se a fundamentação teórica sobre a observação da docência nos anos iniciais do ensino fundamental, na terceira parte é encontrada a descrição, análise e interpretação do 1°, 2°, 3°, 4°, 5° ano, na quarta parte tem o projeto de intervenção, e por último, encontra-se as considerações finais, referências bibliográficas e anexos.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/ANÁLISE DO ESPAÇO ESCOLAR

Unidade Escolar Raimundo Simeão da Silva, situa-se na Localidade Bom Gosto, Zona Rural da cidade de Altos. Uma escola pública que tem a ajuda do município, de pais e muitos colaboradores. Mas ainda requer muita ajuda e incentivo tanto do Município, mas como também do Estado. Sua equipe Administrativo-Pedagógica: 01 Diretora, 01 Coordenadora, 01 Secretária, 15 Professores do Ensino Fundamental, vigilantes e zeladores.

Esta escola pesquisada tem como finalidade trabalhar a educação nos anos iniciais do ensino fundamental estabelecendo relações de sociabilidade entre família, escola e a comunidade e desenvolver principalmente o domínio da leitura como fonte de lazer e informação e o aperfeiçoamento de idéias e registro de informações, melhorando suas habilidades, de acordo com o ritmo de desenvolvimento de cada criança, auxiliando em seus aspectos físicos, psicológicos e sociais. E despertar no aluno as suas potencialidades, visando sua integração como elemento capaz de participar na obra do bem comum. Têm um número restrito de alunos por turma: 1° ano 14 alunos, 2° ano 13 alunos, 3° ano 14 alunos, 4° ano 22 alunos, 5° ano 27 alunos.

A escola é simples, mas bem conservada, apresentando paredes pintadas, limpas e que não apresentam pichações, pisos limpos, banheiros limpos, fato que os alunos reconhecem e ajudam a conservar. O espaço escolar é bem aproveitado com cartazes informativos, carteiras e cadeiras bem conservadas, não têm área de lazer e recreação e isso dificulta algumas atividades traçadas pelos professores, com a falta de espaço ideal, então, muitas atividades são feitas em sala de aula, comprometendo o resultado final.

Seu horário de funcionamento: 7:00h às 11:30h e de 13:00h às 17:30h.

O trabalho dos professores e demais profissionais envolvidos na escola é visto como uma ferramenta crucial para atingir as metas estabelecidas com os alunos, exigindo dos mesmos, competência para tais atributos, o perfil encontrado desses profissionais estão dentro da mínima exigência de formação de cada profissional. O número de professores do ensino fundamental desta escola é suficiente para a quantidade de turmas e alunos, 15 professores ao todo, alguns graduados em Pedagogia, Letras-Português e Normal Superior, interessante que nenhum professor possui alguma especialização, o que nos comprovou a precariedade do local e falta de verba empregada na educação desse município.

Uma nova cultura profissional tem aparecido atualmente, o trabalho em equipe está sendo tratado de uma maneira atual, uma questão de pessoas com o mesmo objetivo. Com certeza, alguns sistemas educativos ainda estão se modernizando, isso requer tempo e uma mudança de postura profissional, compreendendo que uma equipe eficaz depende de um contrato livremente negociado entre os membros para o melhoramento profissional do ofício de professores, ou seja, de uma evolução cada vez maior para as práticas orientadas por objetivos gerais e uma ética comprometida com o futuro do aluno e nós deixamos uma sementinha nessa escola, a procura de uma excelência profissional.

No processo avaliativo desenvolvido na escola procura-se ter um caráter diagnóstico considerando o crescimento do aluno durante todo o processo de ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com