TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução da Economia Era Vargas

Por:   •  19/5/2015  •  Artigo  •  2.190 Palavras (9 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE METROCAMP

ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

DAIANE SILVA

CAMPINAS – SP

2015


Sumário

Resumo1

Digite o título do capítulo (nível 2)2

Digite o título do capítulo (nível 3)3

Digite o título do capítulo (nível 1)4

Digite o título do capítulo (nível 2)5

Digite o título do capítulo (nível 3)6


A Evolução da Economia na Era Getúlio Vargas

A era Vargas impôs medidas de controle, ditadura e paternalismo, porém, houve modernização nas indústrias do país com a criação de políticas trabalhistas como, por exemplo, a CLT. (LILIAN AGUIAR, 2014).

Mais do que simples máquinas precisamos de humanidade. Mais do que simples inteligência precisamos de afeição e doçura. “Sem essas virtudes a vida será de violência e tudo estará perdido”. (Charles Chaplin, O Grande Ditador).

Segundo (Lilian Aguiar, 2014) no Governo de Getúlio Vargas aconteceram diversas mudanças nacionais, as indústrias cresceram de forma circunstancial, as cidades se desenvolveram e a classe trabalhadora se fortificou, interviu na economia e criou uma nova afinidade a categoria trabalhadora, cabe destacar que seu governo foi provisório desde (1930-1934).

Ainda assim, (Lilian Aguiar, 2014) Relata a época em que Vargas era presidente, foi um período de inovação para o povo Brasileiro e que também teve seu período abalado pela revolução Constitucionalista de 1932, Constituição de 1934,Criação da Ação Integralista Brasileira (AIB) e Aliança Nacional Libertadora (ANL),Política econômica e administrativa do Estado Novo, Política paternalista varguista, transformação social e política trabalhista com a criação da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT),Criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão, responsável pela censura do período, Constituição de 1937, Conseqüência da Segunda Guerra Mundial, Decadência do Estado Novo, Ascensão e crise do Segundo Governo de Vargas (1950 – 1954).

Vargas comandou o Brasil por quase 20 anos, instalando a revolução de 1930 e ganhando o poder e estabelecendo uma época de renovação revertida para os caminhos políticos, econômicos, sociais brasileiros o que nunca tinha acontecido, a sua alma o seu espírito nacionalista fez de Vargas umas dos mais conceituado, marcante e respeitado nome da política brasileira no século XX. (Lilian Aguiar, 2014).

Getúlio Vargas foi presidente do Brasil em dois períodos, o primeiro de quinze anos interruptos, de 1930 até 1945, e que dividiu-se em 3 fases, sendo elas:

Durante o Governo Provisório, Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminou os órgãos legislativos - federal, estadual e municipal, designando representantes do governo para assumir o controle dos estados, e obstruiu o conjunto de leis que regiam a nação. Pois suas ambições centralizadoras concentraram-se em São Paulo, de forma violenta começou uma agitação armada chamada de Revolução Constitucionalista, exigindo a realização de eleições para a elaboração de uma Assembleia Constituinte e apresentou a nova carta, em 1934. A nova Constituição sancionou o voto secreto e o voto feminino, além de conferir vários direitos aos trabalhadores.

Nesse segundo mandato, conhecido como Governo Constitucional, observou-se a ascensão de dois grandes movimentos políticos em terras brasileiras. De um lado estava a Ação Integralista Brasileira (AIB), que defendia a consolidação de um governo centralizado capaz de conduzir a nação a um “grande destino”. De outro, os comunistas brasileiros se mobilizaram em torno da Aliança Nacional Libertadora (ANL). Entre suas principais idéias, a ANL era favorável à reforma agrária, à luta contra o imperialismo e à revolução por meio da luta de classes. Contando com esse espírito revolucionário, a ANL promoveu uma tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. Em 1935, alguns comunistas brasileiros iniciaram revoltas dentro de instituições militares nas cidades de Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Devido à falta de articulação e adesão de outros estados, a chamada Intentona Comunista foi facilmente controlada pelo governo.

O Estado Novo é o nome que se deu ao período em que Getúlio governou de 1937 a 1945. Em 1938 deveriam ocorrer as eleições presidenciais. Devido a existência de um suposto plano comunista, e aproveitando o momento de instabilidade política pelo qual passava o país, Getúlio deu um golpe de estado em novembro de 1937, contou com o apoio de grande parte da população, principalmente da classe média. Começou assim um período ditatorial. Após o golpe, Vargas fechou o Congresso Nacional e impôs uma nova constituição chamada de “polaca” com várias características ditatoriais.

As principais características deste período foram a repressão às manifestações políticas e sociais, criação da Consolidação das Leis do Trabalho em 1943, garantindo vários direitos aos trabalhadores, criação da Justiça do Trabalho, da carteira de trabalho, salário mínimo, descanso semanal remunerado, jornada de trabalho de oito horas e regulamentação do trabalho feminino menores de idade, centralização administrativa do estado criação de uma nova moeda, o cruzeiro, investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento industrial criação da Companhia Siderúrgica Nacional e Companhia Vale do Rio Doce, participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos aliados Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética, com o envio da FEB Força Expedicionária Brasileiras aos campos de batalha na Itália.

 De acordo com o acervo dos Presidentes da República, o Brasil enfrentava uma tendência inflacionária, derivada do aumento das divisas geradas pelos altos preços alcançados pelo café no mercado internacional, expandindo a quantidade de moeda em circulação. A inflação decorria, também, do endividamento com as importações promovidas por receio de uma crise internacional que se anunciaria com a guerra da Coréia. Finalmente, um outro problema com que se defrontava o país era relativo ao próprio crescimento industrial, incompatível com a estrutura energética e de transportes então existente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (174.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com