TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação ambiental

Por:   •  25/11/2015  •  Artigo  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

Diego Vieira de Santana

RELATÓRIO DE AULAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Santos

2015

Diego Vieira de Santana

RELATÓRIO DE AULAS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Relatório de aulas apresentado Durante, no curso de Psicologia, da Universidade Paulista, campus Santos-Rangel.

Santos

2015

SUMÁRIO

1. Introdução...........................................................................................................4

2. Legislação ambiental...........................................................................................5

3. A educação ambiental e a interdisciplinaridade..................................................6

4. O papel do professor na educação ambiental.......................................................6

5. Projeto em Educação Ambiental..........................................................................7

6. Considerações finais.............................................................................................8

1. Introdução

        

Este trabalho tem é um resumo do que foi nos passado em aula, com base nos materiais de apoio como slides, livros, e entendimento pessoal. Falaremos sobre legislação ambiental, educação Ambiental e sua Interdisciplinaridade, o papel do professor na Educação Ambiental e projeto em educação ambiental.

2. Legislação ambiental

O tema educação ambiental por ser um tema novo  tem uma certa dificuldade em conseguir seu espaço para discussão seja dentro da sala de aula ou na sociedade em geral. Apesar de tudo a legislação ambiental brasileira é muito ampla e temos alguns instrumentos que tratam diretamente da inserção da educação ambiental no panorama nacional e outros instrumentos que facilitam os cuidados com o meio ambiente, como por exemplo:

Lei 6938/81 e o decreto 99.274/90,  que “dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências” que tem como objetivo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propicia a vida.

A indicação cfe 10/86, o parecer 226/87 e a portaria 678/91, que considera necessária a inclusão da Educação Ambiental nos currículos de educação básica dos Sistemas de Ensino.

A constituição federal se posiciona em relação ao meio ambiente, citando no Art. 225 que todos tem o direito ao meio ambiente equilibrado, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Criando assim diversas leis e responsabilidades ao poder publico afim de defender e preservar o meio ambiente.

O Pronea que tem por objetivo promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para garantir o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

Entre outros mecanismos do governo a favor do meio ambiente.

3. A educação ambiental e a interdisciplinaridade

        A educação ambiental e a interdisciplinaridade é importante para despertar no aluno a preocupação com o meio ambiente, que pode ter sido um pouco esquecida por conta de hábitos enraizados em nossa sociedade que agridem o meio ambiente e as vezes nem nos damos conta. O professor tem o papel de conscientizar, de ser um agente facilitador, de causar no interior do aluno a preocupação com assuntos como este e assim causar uma “corrente” de conscientização, para atingir cada vez mais pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com