TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escola e sociedade

Por:   •  22/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.585 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE

(PE: IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

,

,

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE AESCOLA E A COMUNIDADE

[pic 2]

São José dos Campos – Aquários

2015

SUMÁRIO

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  2. OBJETIVO ESPECÍFICO
  1. JUSTIFICATIVA
  1. DESENVOLVIMENTO
  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  2. MÉTODO
  1. RESULTADOS ESPERADOS
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  3. REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

        Introdução

        A integração entre escola e comunidade é de fundamental importância para o bom desenvolvimento escolar, pois os alunos compõem esta comunidade. A incorporação da sociedade na escola vai além de abrir os portões da mesma, para visitação, devido ao fato de possuir um significado mais amplo. Nesta integração, além da população que é convidada a conhecer a escola, entra em cena a família dos alunos. A participação efetiva dos pais na escola é de fundamental importância diante das circunstâncias atuais de vida.

        Em tempos remotos quando um aluno tinha um desempenho baixo na escola, a culpa era dele, sendo que os pais e professores viravam-se para o aluno (ou filho), indignados com o seu comportamento.  Atualmente se um aluno apresenta o mesmo resultado, o culpado é o professor, sendo o aluno isento de qualquer responsabilidade, diante de tal situação os pais escutam mais a versão dos comportamentos apresentados pelo o aluno, do que a versão da escola. Mudanças ocorreram no âmbito escolar e, por esse fato o diálogo entre a escola e comunidade, abrangendo a família dos alunos é de grande importância. Com a união destes três fatores fundamentais, o trabalho desenvolvido voltado ao aluno, consegue um resultado muito mais significativo, transformando e melhorando a base fundamental para o mesmo, cujo um dia participará ativamente da sociedade na qual reside.

        1. Objetivos

        1.1 Objetivo Geral

        Diante dos aspectos levantados sobre a opinião dos alunos e moradores do bairro, realizar um projeto que aproxime a escola dos mesmos.

        1.1.2 Objetivo Especifico

        A integração a ser realizada visa além de uma aproximação da escola com a comunidade. Através de um estudo realizado, objetiva também como conseqüência uma presença efetiva dos pais na escola, envolvidos juntos com os seus filhos nos projetos, para um melhor desempenho e desenvolvimento dos estudantes.

        Com essa aproximação da família e escola, será permitido a comunidade envolver-se no projeto, conhecendo assim o ambiente escolar.

        1.2 Justificativa

        Atualmente, os professores e toda a equipe de gestão escolar enfrentam grandes desafios para alcançar uma educação digna para seus alunos. Ao observar a escola pública, cujo atende a maioria dos alunos do país, muitas apresentam desempenhos menores do que o necessário para uma escola de qualidade, por falta de projetos, falta de investimentos, evasão escolar, más condutas dos estudantes, entre outros estigmas da educação.

        Elaborar um projeto que tenha a escola e comunidade como prioridades possui uma grande importância social, pois quando uma escola começa a conhecer não só o aluno, mas o bairro ao qual ele reside, e qual seria a situação familiar vivida, muitos problemas relacionados ao comportamento do educando, começam a ser resolvidos, pois é possível assim, montar uma ação pedagógica voltada para a resolução desta questão, objetivando uma melhoria social para o aluno.

        Pais e professores precisam trabalhar juntos para que o aluno (e filho) possa um dia se tornar um profissional e cidadão de sucesso, tal sucesso só será alcançado um dia devido aos projetos e trabalhos desenvolvidos para os alunos, enquanto estudavam na educação básica. Essa educação é a base durante a vida, refletindo nas ações dos alunos quando se tornarem adultos, desta maneira, um projeto que envolva a escola e a comunidade é indispensável.

2. Desenvolvimento

        O sistema escolar além de envolver uma gama de pessoas, com carac- terísticas diferenciadas inclui um número significativo de interações contínuas e complexas, em função dos estágios de desenvolvimento do aluno. Trata-se de um ambiente multicultural que abrange também a construção de laços afetivos e preparo para inserção na sociedade.

         Em relação á comunidade x escola envolve o objetivo com a questão do desenvolvimento de atividades relacionadas à ajuda na construção do caráter das crianças, personalidade e potencial, a família precisa ajudar as crianças descobrirem-se como pessoas;

        É  fundamental a importância da comunidade na escola para:

        Manterem-se informadas sobre o ensino-aprendizagem adquiridos pelos filhos/as, e interessados pelas atividades realizadas por eles/as na escola;

        Colaborar com educadores/as para tornar mais coerente e eficaz a atuação escolar;        

        Valorizar a escola, conhecimentos e habilidades que propicia para criar nos filhos/as hábitos de respeito e uma expectativa positiva em relação ao conhecimento adquirido e socializado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (270 Kb)   docx (463.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com