TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado, Governo e Mercado

Por:   •  19/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – CAPES

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO E ENSINO A DISTÂNCIA – ne@ad/UFES

CURSO ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO EM SAÚDE

Diêgo Padua Silva

ATIVIDADE 1 DA DISCIPLINA ESTADO, GOVERNO E MERCADO

Pólo Afonso Cláudio

2015

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES

Atividade I

O Estado de Weber é um aparato administrativo e político, e este, é o único que deve possuir o direito de usar a força para poder colocar em prática suas ideias a partir da crença dos indivíduos de sua legitimidade. Portanto, o Estado interfere em todos os aspectos políticos, administrativos e econômicos.

Adam Smith por sua vez, defende a liberdade de competição, ou seja, o Estado só deveria intervir no mercado/economia para garantir uma competição justa. Sendo assim, para Smith o Estado deveria manter e criar condições para o bom funcionamento do mercado e buscar a menor interferência possível.

No meu ponto de vista, Weber imaginava um Estado que dominasse, impusesse regras e condições e administrasse indivíduos em todos os aspectos que envolvem a sociedade. Enquanto Smith se preocupava muito com o mercado (fonte de renda) e o papel do Estado na articulação do mesmo, visto que, hora a sociedade busca a intervenção do Estado para correção de falhas no mercado, hora busca o mercado para promover o crescimento da economia e consequentemente o bem-estar da mesma.

REFERÊNCIAS

COELHO, R. C. Estado, Governo e Mercado-
Florianópolis- Departamento de Ciências da Administração- UFSC; Brasília:
CAPES:UAB, 2009.

Ganem, A. Adam Smith e a explicação do mercado como odrem social: uma abordagem histórico-filosófica. Disponível em: < http://www.ie.ufrj.br/images/pesquisa/publicacoes/rec/REC%204/REC_4.2_01_Adam_smith_e_a_explicacao_do_mercado_como_ordem_social.pdf>. Acesso em: 07 de maio de 2015.

Maliska, M. A. Max Weber e o Estado Racional Moderno. Disponível em:< http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/32015-37611-1-PB.pdf>. Acesso em: 07 de maio de 2015.

Ramos, G. A Sociologia de Max Weber : Sua importância para a teoria e a prática da administração. Disponível em: < http://repositorio.enap.gov.br/bitstream/handle/1/1343/2006%20Vol.57%2cn.2%20Revisitada%20-%20Max%20Weber.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 07 de maio de 2015.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com