TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VIGILÂNCIA EM CASOS DE SURTOS NOS ESTADOS DO BRASIL E FRONTEIRAS COM OUTROS PAÍSES

Por:   •  20/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.934 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE IESM[pic 1][pic 2]

CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM

AIRTON JOSE DE SOUSA LIMA

[pic 3]

VIGILÂNCIA EM CASOS DE SURTOS NOS ESTADOS DO BRASIL E FRONTEIRAS COM OUTROS PAÍSES – investigação epidemiológica de casos, surtos e epidemias

TIMON – MA

2017

AIRTON JOSE DE SOUSA LIMA[pic 4]

VIGILÂNCIA EM CASOS DE SURTOS NOS ESTADOS DO BRASIL E FRONTEIRAS COM OUTROS PAÍSES – investigação epidemiológica de casos, surtos e epidemias

Trabalho apresentado à Faculdade IESM, como requisito parcial para a obtenção da nota na disciplina de Sistematização da Assistência à Saúde do Homem.

Docente: Prof.ª Msc. Maria Nauside Pessoa da Silva.

TIMON – MA

2017

SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO

03

1.1 Problematização do tema

1.2 Justificativa

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

2.2 Objetivos Específicos

3 METODOLOGIA

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

5 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS


1 INTRODUÇÃO

O câncer de pênis é umas das doenças mais perigosas que acometem o homem. Patologia que incide principalmente sobre a população masculina na faixa média dos 60 anos, está demograficamente relacionada às baixas condições socioeconômicas e má higiene íntima. Por ser uma patologia que atinge físico-psicologicamente o paciente, são necessárias diversas abordagens pela equipe de saúde, principalmente no que tange a assistência holística-humanizada (SOUZA et. al., 2014).

O trabalho do profissional de enfermagem contempla especificamente a prestação de cuidados à saúde no que tange os aspectos de ordem bio-psico-socio-espiritual do cliente. Portanto, no seu dia-a-dia, o enfermeiro assiste o indivíduo no processo de adoecer, através da perspectiva holística em suas mais variadas dimensões. Diante disso, surgem inúmeras concepções acerca do servir ao outro. Esta maneira de agir profissionalmente pode ser compreendida como “uma ação e comportamento de assistir, administrar e ensinar com zelo, mantendo o bem estar” (SALIMENA et al., 2013).

  1. Problematização do tema

Considerando que o câncer de pênis apresenta taxas relevantes de incidência no Brasil e constatando a precariedade dos serviços de saúde, principalmente nos estados mais pobres da nação, onde não é possível contar com uma equipe completa para o devido atendimento a esta clientela, profissionais de enfermagem devem estar informados e preparados para agir com eficiência nestes casos, de maneira que venha a contemplar o paciente nas suas mais diversas necessidades, tratando-se desta patologia.

  1. Justificativa

Visto a escassez de publicações que abordam aspectos relevantes sobre a patologia no âmbito internacional, percebe-se a baixa incidência da doença nos países mais ricos, sendo assim, os países em desenvolvimento marcam os maiores índices dos casos de câncer de pênis, entre eles o Brasil, com cerca de 2% dos casos diagnosticados de câncer nos homens, segundo o INCA, o que torna imprescindível que profissionais e pesquisadores da área de saúde, ampliem e aprofundem os estudos acerca da temática, focando principalmente a prevenção. Sendo assim, questões importantes relacionadas a esta patologia necessitam de estudos mais aprofundados (GARCIA et al. 2013).


2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Refletir sobre a abordagem holística-humanizada da enfermagem aos pacientes com câncer de pênis.

2.2 Objetivos específicos

  • Identificar concepções teóricas para as dificuldades na implantação do modelo de assistência holístico-humanizado;
  • Inferir sobre as vantagens desse modelo para pacientes e profissionais de enfermagem.


  1. METODOLOGIA

Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, a qual objetiva reunir e resumir o conhecimento científico outrora produzido sobre o tema, permitindo buscar, avaliar e sintetizar as evidências disponíveis para contribuir com o desenvolvimento do conhecimento na temática (MENDES, SILVEIRA, GALVÃO, 2008).

A questão norteadora que orienta esse estudo é "Quais as dificuldades na implantação do modelo de assistência holística-humanizada ao paciente com câncer de pênis?"

Para a seleção dos artigos utilizou-se a Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) nas bases de dados LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e SCIELO (Scientific Eletronic Libray Online) com recorte temporal de 2013 a 2017. Os descritores extraídos do DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) do Portal BVS - Bireme (Biblioteca Regional de Medicina) foram: câncer de pênis, enfermagem e holística.

Após a pesquisa bibliográfica, foi feita a seleção e leitura dos artigos e livros-textos, de forma reflexiva, buscando identificar concepções teóricas, dificuldades para a implantação do modelo de assistência holístico-humanizado e vantagens do referido modelo de assistência não só para pacientes, como também para os profissionais de enfermagem.

Como critérios de inclusão para este estudo foram usados livros-textos contemporâneos de especialistas da área de saúde que discorrem sobre o tema, disponíveis eletronicamente publicados no idioma português. O critério de exclusão estabelecido foram artigos que não possuíam estudos integrais.

Foram encontrados 12 artigos que após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão selecionou-se três artigos com relevância para o estudo, constituindo-se assim a amostra final.

As variáveis utilizadas para a coleta foram: título original do artigo, autores, objetivo geral e a conclusão de cada estudo. Os resultados foram analisados de forma reflexiva baseada na literatura científica sobre a temática em questão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (40.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com