TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido 7

1) O que é política?

A política é uma máquina que determina “quem obtém o que, quando e como” e o poder e o combustível dessa máquina. Poder é a capacidade de impor a própria vontade em uma relação social, mesmo contra resistências. Ter mais poder que outros significa conseguir mais coisas que são valorizadas e mais rapidamente, enquanto ter menos poder que outros significa conseguir menos coisas valorizadas e mais tardiamente. A tarefa principal da sociologia política e mostrar como o poder impulsiona diferentes tipos de maquinas políticas.

2) Fale sobre os tipos de autoridade.

Autoridade tradicional: Em sociedades tribais e feudais, as pessoas herdam o poder por meio de laços de família ou de clã. Existe a crença generalizada de que o direito de uma família ou de um clã de monopolizar a liderança se origina da vontade de um deus.

Autoridade racional-legal: Nas sociedades modernas, a autoridade deriva do respeito pela lei. As pessoas geralmente acreditam que essas leis são racionais e, se alguém obtém o poder seguindo tais leis, sua autoridade é respeitada.

Autoridade carismática: Algumas vezes, indivíduos carismáticos, com características percebidas como fora do comum, desafiam a autoridade tradicional ou legal. Esses indivíduos alegam estarem inspirados por um deus ou por algum princípio superior que transcende outras formas de autoridade, conseguindo, por vezes, muitos adeptos. Um exemplo desse princípio superior é o de que todas as pessoas são criadas iguais. Algumas vezes, tipos carismáticos emergem em uma revolução política, isto é, em uma tentativa de um grupo numeroso de pessoas de derrubar as instituições existentes e estabelecer outras. Revoluções políticas ocorrem quando movimentos de oposição amplos e bem sucedidos se chocam com uma autoridade tradicional ou racional-legal que se encontra em processo de desagregação.

3) Quais os papéis do Estado e da sociedade civil?

A sociologia política se concentra principalmente nas instituições especializadas no exercício do poder e da autoridade. Tomadas em seu conjunto, essas instituições formam o Estado. O Estado é constituído por instituições responsáveis pela formulação e execução das leis e das políticas públicas de um país e, ao realizar essas funções, regula os cidadãos na sociedade civil, a esfera privada da vida social. Os cidadãos, na sociedade civil, controlam o Estado em graus variáveis. Em uma autocracia, o poder absoluto fica na mão de uma única pessoa ou de um partido. Em um Estado autoritário, o poder é, de certa forma, mais amplamente distribuído, mas o controle por parte dos cidadãos ainda & grandemente restringido. Em uma democracia, os cidadãos exercem um grau relativamente elevado de controle sobre o Estado. Eles fazem isso por meio da escolha de representantes em eleições regulares e competitivas. Nas democracias modernas, os cidadãos não controlam o Estado diretamente, mas por meio de diversas organizações. Os partidos políticos propõem políticas alternativas e convocam os cidadãos adultos para votar, competindo, assim, pelo controle do governo em eleições regulares.

4) Disserte sobre a teoria das elites e da teoria pluralista da democracia.

A teoria das elites surgiu e se desenvolveu pela especial relação mantida entre as elites políticas e o Estado. E essa teoria pode ser redefinida como bem esclarece Bobbio, segundo a qual, em cada sociedade, o poder político pertence ao restrito círculo de pessoas que toma e impõe decisões válidas para todos os membros do grupo, mesmo que tenha que recorrer à força. A riqueza do termo “elite” remonta a Pareto, que alguns anos depois, por influência de Mosca, enunciou a tese segundo a qual em toda sociedade há uma classe “superior” e que detém geralmente o poder político e o poder econômico à qual se deu nome de aristocracia ou elite. O Pluralismo é, num sentido amplo, o reconhecimento da diversidade. O conceito é usado, frequentemente de modos diversos, numa ampla gama de questões. Em política, é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos. Desta forma, o pluralismo político é uma das mais importantes características da democracia moderna, na qual pequenos partidos políticos também são ouvidos e têm direito a voto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com