TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Economicos E Ambientais

Monografias: Estudos Economicos E Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.629 Palavras (7 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 7

País de dimensões continentais, o Brasil já passa por mudanças climáticas, como elevação de temperatura, por exemplo. Projeções de cenários futuros mostram que o país experimentará impactos de forma diferenciada em cada região e em cada uma das culturas. O setor energético terá grandes desafios.

Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e da camada de ar próxima à superfície da Terra que pode ser consequência de causas naturais e atividades humanas. Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2).

QUAIS AS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS DO AQUECIMENTO GLOBAL?

São várias as consequências do aquecimento global e algumas delas já podem ser sentidas em diferentes partes do planeta. Os cientistas já observam que o aumento da temperatura média do planeta tem elevado o nível do mar devido ao derretimento das calotas polares, podendo ocasionar o desaparecimento de ilhas e cidades litorâneas densamente povoadas. E há previsão de uma frequência maior de eventos extremos climáticos (tempestades tropicais, inundações, ondas de calor, seca, nevascas, furacões, tornados e tsunamis) com graves consequências para populações humanas e ecossistemas naturais, podendo ocasionar a extinção de espécies de animais e de plantas.

Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de resíduos orgânicos. Porém, este processo leva milhões de anos. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. São os mais usados no mundo para gerar energia elétrica e movimentar veículos.

Onde são encontrados

Os combustíveis fósseis são encontrados em áreas profundas do solo ou no fundo do mar. Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral. A queima destes combustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas).

EFEITO ESTUFA

O efeito estufa é um processo natural que impede que a temperatura em nosso planeta esfrie mais do que deveria, para a continuidade da vida na Terra. Porém com os avanços e a industrialização, ações do homem como a emissão de gases poluentes têm acelerado esse processo, fazendo com que a temperatura fique cada vez mais quente a cada ano. Esses gases são: o dióxido de carbono (CO2), que é produzido pela queima de combustíveis fósseis, óxido nitroso (N2O), metano (CH4) e o cloro-flúor-carboneto (CFC). A grande massa de gases emitidos por indústrias e carros (os gases do efeito estufa) forma uma camada sobre grandes cidades impedindo que o calor se dissipe por completo, fazendo o papel literal de uma estufa sobre aquela região. Com os gases emitidos forma-se uma camada na atmosfera que impede que o excesso de raios solares seja refletido de volta para o espaço em forma de radiação infravermelha. Como mostra a imagem a seguir:

As consequências são inevitáveis como o aumento demasiado da temperatura do nosso planeta, vários problemas podem vir a ocorrer, como o desaparecimento de diversas espécies da fauna e flora. O derretimento das calotas polares, a maior reserva de água doce do mundo, é outro problema. Com isso haverá o aumento no nível do mar e o desaparecimento de diversas ilhas e regiões litorâneas. Desastres naturais como maremotos, tufões, enchentes e furacões se tornarão mais suscetíveis a acontecer, podendo afetar a produção agrícola em todo o mundo, prejudicando o fornecimento de comida para a população.

Para amenizar essa situação vários países, organizações não governamentais e entidades do governo se reuniram em discussão sobre quais medidas tomar para amenizar esse processo. Em 1997 foi assinado o Protocolo de Kyoto que prevê a redução da emissão de gases poluentes. Contudo, países como Estados Unidos e China, altamente industrializados, dificultam esse processo ao afirmar que a redução na emissão desses gases prejudicaria o avanço em suas indústrias.

O Brasil, em 4º lugar no ranking dos maiores emissores de gases do efeito estufa, vem com uma campanha de sustentabilidade nos últimos anos para que esses efeitos sejam minimizados, sem afetar o progresso.

COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de resíduos orgânicos. Porém, este processo leva milhões de anos. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis. São os mais usados no mundo para gerar energia elétrica e movimentar veículos. Os combustíveis fósseis são encontrados em áreas profundas do solo ou no fundo do mar. Os mais conhecidos são: gasolina, óleo diesel, gás natural e carvão mineral. A queima destes combustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas). A queima destes combustíveis gera altos índices de poluição atmosférica. Logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. Além disso, os gases poluentes, substâncias tóxicas e partículas sólidas resultantes da queima destes combustíveis são altamente prejudiciais à saúde dos seres humanos.

Mudanças climáticas são alterações que ocorrem no clima geral do planeta, e são apurados anualmente. Podem ser provocadas por fenômenos naturais ou por ações humanas. No último caso, é possível perceber que durante a Revolução Industrial, século XVIII, as mudanças climáticas tornaram-se mais evidentes, e cresceram cada vez mais com o passar dos anos.

As mudanças climáticas mais evidentes são o aumento da temperatura média, a alteração no padrão de precipitação, a área coberta por neve e o nível do mar. Há indícios científicos de que a Terra sofrerá um aumento de 2ᵒC na temperatura geral. No Brasil, as consequências já podem ser sentidas, pois houve um aumento de 4ᵒC em média nas cinco regiões do país.

Outros exemplos são os impactos aos corais que, com o aumento das temperaturas dos oceanos, perdem cerca de 16% das espécies. Diante disso, os peixes também são afetados porque não têm onde se abrigar e diminuem suas populações. Existem cerca de 4 mil espécies de peixes que vivem, nos ambientes dos corais, e são o sustento de cerca de 200 milhões de pessoas em todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com