TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evasão Escolar

Artigos Científicos: Evasão Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

evasão escolar

Tema: Evasão escolar um reflexo da questão social. A contribuição do assistente social nas escolas públicas.

1. JUSTIFICATIVA

A pesquisa tem por finalidade apontar as causas da evasão escolar, fato que gera conflitos sociais nos dias atuais. A escola e um dos pilares da sociedade ela reflete todos os processos presentes no meio social. A escola é uma instituição com significativa influencia na vida do indivíduo e da sociedade, considerando que, o indivíduo desde a infância até a juventude, passa boa parte de sua vida dentro de uma instituição escolar, pois é no âmbito escolar que ele desenvolve suas habilidades, e expectativas profissionais. Deste modo a escola tende a ser uma instituição preparada para desenvolver os valores sociais dos sujeitos, sendo capaz de prepará-los para o convívio em sociedade.

Assim sendo, a educação, como é uma política pública, tem como obrigação procurar desenvolver o senso crítico e respeitar a realidade social, cultural, e econômica dos alunos, tendo um conhecimento geral da comunidade na qual o educando encontra-se inserido. Em face disso, destaca-se que a educação não tem sido plena para todos os cidadãos, nos quais a grande maioria por diversos motivos não concretizam o acesso ao direito de concluir os níveis básicos da escolaridade, caracterizando, por tanto os significantes índices de evasão e repetência escolar.

A partir desta discussão, saliente-se a necessidade do profissional de serviço social na educação, e uma das maiores contribuições do serviço social na área educacional e a aproximação da família no contexto escolar, pois é intervindo na família, através de ações e/ou trabalhos de grupo com os pais, que se mostra a importância da relação, escola-aluno-família. O assistente social poderá diagnosticar os fatores sociais, culturais, e econômicos que determinam a problemática social no campo educacional e, consequentemente trabalhar com métodos preventivos, no intuito de evitar que o ciclo se repita.

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA: Na região metropolitana de Belém a evasão escolar atinge mais os jovens com faixa etária entre 15 e 18 anos. Quais os fatores que impulsionam os jovens ao abandono escolar?

3. HIPÓTESE: Jovens com idade entre 15 e 18, moradores das periferias da região metropolitana de Belém são os quais abandonam a escola mais cedo.

4.OBJETIVO GERAL: Demonstrar a gravidade do abandono escolar em sua totalidade, buscando conhecimento acerca desta problemática que cresce a cada ano.

5. OBJETIVO ESPECIFICO:

1. Identificar os motivos que ocasionam a evasão escolar na região metropolitana de Belém.

2. Apresentar as dificuldades econômicas os demais obstáculos enfrentados pelos jovens no período escolar.

3. Apontar sugestões de como minimizar a problemática da evasão e repetência escolar.

6.REVISÃO BIBIOGRAFICA

A evasão escolar no Brasil é um problema antigo, que perdura até hoje, é um dos mais graves problemas enfrentados no sistema educacional brasileiro. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB (1997:2) é bastante clara a esse respeito.

Art. 2º. A educação, dever da família e do Estado, inspirada os princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O direito à educação é considerado um direito social e está inserida na Constituição Federal em seu artigo 5° que diz respeito aos direitos fundamentais do ser humano. O direito à educação é definido como uma garantia individual capaz de proporcionar ao homem sua real cidadania. Como bem, estabelece a Lei Maior em seu artigo 205:

“A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Acredita-se que ao evitar a evasão escolar se está prevenindo situações de violência acometida a criança e ao adolescente, pois ao desvincularem-se da escola ficam mais vulneráveis socialmente. A vulnerabilidade social é entendida como um reflexo de determinações próprias do sistema capitalista.

‘’ Onde cresce o problema central do mundo contemporâneo, sob o domínio do grande capital financeiro em relação ao capital produtivo: o desemprego e a crescente exclusão de contingentes expressivos de trabalhadores da possibilidade de inserção ou reinserção no mercado de trabalho, que se tornam estreitos em relação à oferta de força de trabalho disponível’’ (Iamamoto, p.87).

É neste movimento e neste recorte da prática social que situamos a intervenção do Serviço Social junto à escola e as suas demandas emergentes, ambos os atores na busca da superação das desigualdades sociais. A evasão escolar está diretamente relacionada aos conflitos familiares, à diferença entre a série cursada e a idade do aluno, bem como o histórico de sucessiva repetência.

A partir desta concepção nasce a necessidade da atuação de um profissional que entenda o social e suas metamorfoses, na escola o assistente social é o profissional que promove o encontro da educação com a realidade social, e tem várias possibilidades de intervenção nos fenômenos da evasão, sendo este, um profissional propositor e interventivo. Entretanto, essa intervenção somente poderá ser efetuada, mediante a interdisciplinaridade.

[...] A temática relevante é a compreensão de que se atinge a interdisciplinaridade por sucessivas aproximações, buscando a superação de estágios limitados de significado, intensidade e abrangência acerca da realidade que se quer conhecer e transformar. Ela não se institui pelo discurso ou definição, mas no processo complexo de construção coletiva, de encontros, de parcerias. Não há verdades absolutas, sendo que nenhuma disciplina é capaz de explicar o mundo isoladamente. A verdade do conhecimento é uma procura e não uma posse. (JAPIASSU, 1976).

É oportuno ressaltar, Sarita Amaro, no que se refere ao papel

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com