TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolucionismo Cultural

Por:   •  8/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

Evolucionismo Cultural

No texto “A sociedade antiga” , o autor Lewis Morgan apresenta sua teoria sobre o evolucionismo cultural. Ele defende que a humanidade passa por um processo continuo de evolução não apenas biológicaico ma, smas também cultural e diz que a humanidade é uma raça única e de origem única, e que a humanidade passa por etapas de evolução.

A transição entre uma etapa e outra acontece pela “acumulação de conhecimento experimental” (p.16). Nela estaria a concentração e o melhoramento de técnicas, e uso de objetos que ajudam essa transição. O autor trabalha com duas linhas de investigação: uma passa por invenções e descobertas, a outra por instituições primarias.

A primeira tem uma conexão mais ou menos direta enquanto a segunda se desenvolveu a partir de poucos elementos primários existentes no pensamento humano. O autor também mostra sete ideias que ajudariam a analisar o desenvolvimento das sociedades em cada etapa:

I. Subsistência;

II. Governo;

III. Linguagem;

IV. Família;

V. Religião;

VI. Vida doméstica e arquitetura;

VII. Propriedade.

Cada uma dessas ideias e seus avanços marcam a formação de um período étnico.

Ele mostra uma teoria que ajuda a explicar as mudanças na sociedade, separando-a em três períodos: 1) Selvageria; 2) Barbárie e 3) Civilização.

1) Selvageria - os selvagens seriam povos que viviam quase como animais. Ele pode ser dividido em três subperíodos, que seriam:

 Inferior: onde a humanidade vivia em seu habitat original, sobrevivendo de frutas e castanhas. O começo da fala articulada ocorre nesse período. Iniciou-se com o surgimento da raça humana e teve seu fim com a aquisição de uma dieta a base de peixe e com o conhecimento do uso do fogo. Não existem exemplos de tribos da humanidade nessa condição.

 Intermediário: nessa fase a humanidade se espalhou por grande parte da superfície da terra, a partir de seu habitat original. Teve seu começo com a aquisição de uma dieta de peixe e o uso do fogo e terminou como a invenção do arco e flecha. Os australianos e boa parte dos polinésios, quando descobertos, encaixam-se como exemplos de tribos no intermediário da selvageria.

 Superior: teve seu inicio com a invenção do arco e flecha e terminou com a invenção da arte de cerâmica. Tribos dos atapascos, no território da baia Hudson, as tribos do vale da Columbia e certas tribos costeiras da América do Norte e do Sul se encontravam no status superior da selvageria. Isso encerra o período da selvageria.

2) A barbárie também se divide em três subperíodos que são chamados de inicial, intermediário e final; e a condição da humanidade será definida com status inferior, intermediário ou superior.

 Inferior barbárie: a prática da arte da cerâmica é o que a separa do período da selvageria. Assim, os povos que não possuíam a arte da cerâmica eram classificados como selvagens. A domesticação de animais, o cultivo irrigado de milho e de plantas, e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com