TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - ESBOÇOS DE HISTÓRIA ECONÔMICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA SZMRECSÁNYI

Por:   •  7/3/2017  •  Monografia  •  853 Palavras (4 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FICHAMENTO:

ESBOÇOS DE HISTÓRIA ECONÔMICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA SZMRECSÁNYI

(BIR0603-15 - Ciência, Tecnologia e Sociedade)

PROF. DR. VITOR VIEIRA VASCONCELOS

DANIEL LIRA DE LIMA

RA:

11047414

São Bernardo do Campo – SP

1º quadrimestre de 2017

  1. ESBOÇOS DE HISTÓRIA ECONÔMICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA SZMRECSÁNYI  

SZMRECSÁNYI, Támas. (2001) Esboços de história econômica da ciência e da tecnologia. In Soares, L. C. Da revolução científica à Big (Business) Science. São Paulo : Niterói: Hucitec : Eduff, p. 155-200.

O trabalho de Tamás József Károly Márton Szmrecsányi, economista e professor brasileiro, se insere no campo de história do pensamento econômico, ramo da sociologia, mais especificamente tratando da “ [...] evolução da ciência e da tecnologia em relação ao desenvolvimento econômico dos países industrializados da Europa e da América do Norte, do final do Século XVIII ao início do século XX”.

 A obra aponta três vetores importantes na evolução da ciência e Tecnologia: O “[...] progresso científico, progresso técnico e progresso econômico, sendo escrito com um caráter cronológico desde as origens da Primeira Revolução Industrial ao início da Segunda revolução Industria e faz referência ao início da Primeira Guerra mundial.

Dividido em dois capítulos, o primeiro é “Origens e consequências da Primeira Revolução Industrial”, o qual retrata o início da Revolução Industrial na Grã-Bretanha, reforçando a ideia que um estado desenvolvido economicamente, militarmente e politicamente também, facilita o progresso técnico, a mérito de sua organização, maiores produções de bens, organização social e a institucionalização e sistemática do conhecimento, induzindo, assim, o progresso cientifico.

Devido ao capitalismo e a formação de grandes cidades como Londres, tem-se a necessidade de cada vez mais a grande geração de bens a fins de suprir as grandes demandas dessas cidades, sendo o carvão um dos itens de importância na economia da Grã-Bretanha e essencial para a manutenção das vidas nas grandes cidades, cada vez mais fazia-se necessária o desenvolvimento dos métodos de extração nas grandes minas de carvão e da produção têxtil, item também importante na economia inglesa, focando as universidades na geração de conhecimento que atendessem esses setores.

Com o advento da máquina a vapor, fruto de investimento do estado, não de um indivíduo apenas, inicia-se o processo de “substituição da habilidade e do esforço humano pela utilização de dispositivos mecânicos sempre mais eficazes e aperfeiçoados”, sendo tal item essencial para o desenvolvimento econômico da Grã-Bretanha, capaz de uma no modo de vida de toda uma sociedade.

 Assim a modernização capitalista de equipamentos, principalmente no setor da agricultura e a destruição da manufatura, fez com que se gerasse uma mão-de-obra de baixo custo e numerosa capaz de submeter a disciplina industrial, gerando assim a migração urbana com propósitos se uma ascensão financeira.  Comerciantes e artesões migravam de uma região a outra com facilidade a fim de tornarem-se industriais, ao enriquecer tornarem-se financistas e alguns casos tentar adentrar a esfera política, fato este antes da industrialização distante da realidade.

Pessoas motivadas por ascensão financeira com a possibilidade de aumentar sua produtividade, seja por desamparo aos funcionários, seja pela utilização de técnicas mais bem estudadas, sistemáticas de produção de bens, na contratação de “Engenheiros” e produção de novos “inventos”, podemos caracterizar como o nascimento do desenvolvimento tecnológico autossustentável nesse período.

No segundo capítulo da Obra temos o tema “A profissionalização da pesquisa no século XIX”, abordando assim a forma de produção de conhecimento nos países industrializados da Europa e da América do Norte no período que antecede a primeira Guerra mundial, caracterizado como a Segunda Revolução Industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (267.3 Kb)   docx (99.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com