TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS CIENTIFICOS

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

Centro de Educação a Distância

SERVIÇO SOCIAL

Formação Social, Econômica e Política do Brasil.

Prof. Aldair Scotto da Conceição

Tutor a distância da disciplina: Maria Clotilde Pires Bastos

Elisete da Silva Becker - RA 7983706649

Loraci da Rosa Paz - RA

 Setembro de 2013.



Introdução

Este relatório foi desenvolvido para que você leitor entenda de forma resumida como ocorreram às mudanças tanto nas condições de trabalho dentro de uma indústria quanto no modo de pensar e agir enquanto sociedade organizada. Basta para isso situar o filme analisando no tempo e no espaço. Tempos moderno Charles Chaplin demonstra o quanto à mudança se fez necessária para melhorar as condições humanas de trabalhadores, alem disso também pudemos observar a velha luta entre o capitalismo e socialismo que impera entre nós até hoje.

Na mesma época do filme, inicio da década de 30, o brasil. enfrentava um forte movimento de êxodo rural, causado pela desestruturação da agricultura, em que os agricultores se mudavam para a capital federal de então, rio de janeiro em busca dos trabalhos gerados pela industrialização.

Neste momento histórico o serviço social no Brasil, que havia surgido como movimento de cristianização pela igreja, começa a ter relevante fortalecimento, foi neste cenário denominado estado novo, que foram criadas as primeiras instituições de assistência social no brasil.

Por ultimo vamos entender o porquê que movimento de reconceituação do serviço social surge e porque ele vem para denunciar o conservadorismo da profissão. Contextualizando a conjuntura histórica da época no mundo e principalmente na América latina. 


Índice                                                                                                          pagina

Filme Tempos Modernos- Charles Chaplin 1936  

Inversão de Valores-Tempos Modernos  

Era Industrial

A classe trabalhadora na defesa de seus direitos  

Reconceituação do Serviço Social  

Mudando conceitos e rompendo paradigmas

O que é ajudar?

Porque ajudar? Como ajudar?

Moradias insalubres em porto alegre

O aumento da criminalidade e violência em porto alegre

A inversão de valores-Filme Tempos Modernos 1936

O filme conta a história de um operário que tenta sobreviver em meio a um mundo moderno situado no inicio da chamada era industrial.

Os trabalhadores do filme trabalham como operários de uma fabrica, na repetitiva função de apertar porcas, função essas que é exercida de forma tão rápida, imutável, e automatizada, que se torna irracional, pois não exige se quer atenção na execução do trabalho.

Essa rotina dos trabalhadores é tão massacrante que eles não conseguem relaxar e se desligar do trabalho nos curtos intervalos que lhe são concedidos

A exploração de mão -de -obra é tão evidente que em algumas cenas os trabalhadores são mostrados fazendo suas refeições sem interromper o trabalho, o que mostra uma severa critica do cineasta a nova sociedade industrial; então podemos afirmar que em comparação ao filme e hoje no sistema capitalista no Brasil, poucas mudanças ocorreram, pois tanto quanto vimos no filme, hoje ainda é comum sobre carregar o trabalhador com atividades insalubres e repetitivas, que por sua vez acarreta no adoecimento psicológico  e corporal dos trabalhadores.   

Podemos concluir que tanto quanto no filme há forte evidencia da inversão de valores isto é; o valor material esta acima dos valores humanos.

A era industrial

Nesta época observa-se também que deu- se o início da mudança industrial; As indústrias que até aqui eram regidas por trabalhadores que desempenhavam suas atividades apenas manualmente, agora se vê maquinas robóticas. Começa então a implantação das “linhas de montagem”, um novo método de trabalho em que as máquinas passam a assumir o papel principal da atividade produtiva e impõe sua supremacia sobre o homem, que passam a “dominar”, relegando-o a condições de vida praticamente sub- humana. O filme tentou demonstrar com clareza o receio que a sociedade da época sentia de que houvesse a ocorrência de desemprego em massa, tendo em vista a automação dos postos de trabalho, em que uma máquina apenas mostrava-se de exercer a função desempenhada por várias pessoas.

Nota-se no filme uma critica aberta ao chamado “capitalismo selvagem” aumenta a produção, mas não melhoria das condições dos trabalhadores que é explorada até o último de suas forças.

O aumento da produção faz aumentar as condições sub-humanas e problemas sociais diante da falta de leis de amparo a trabalhadores

Assim como o filme destaca, também os vários problemas sociais advindos dessa modernização dos meios de produção, tais como o desemprego, a fome, a falta de moradia e rotina excessiva da função dos operários, que os leva ao e estresse e a depressão, doenças relacionadas ao trabalho, muitas delas irreversíveis.

A falta de leis específica para trabalhadores no ramo industrial contribuiu para a exploração da mão de obra da época.

Nos tempos modernos de hoje já podemos contar com inúmeras leis de amparo aos trabalhadores, mas deparamos com dificuldade de interpretação e aplicação destas leis. Muitos são as discussões de classes e governantes, para sancionar as leis de amparo ao cidadão.

Há muito que protagonizar sobre as leis, para sanar a utopia sobre direitos sociais de classe do Brasil.

                   A classe trabalhadora na defesa de seus direitos

Diante de fatos reais da atualidade no Brasil; como desemprego, falta de moradia, fome e miséria onde deparamos com classes unidas indo às ruas revindicar seus direitos e em comparativo ao filme; notava-se no filme um declive para fortes mudanças, pois os trabalhadores agora descontentes com suas condições de trabalho passam a entender que UNIDOS, suas reivindicações tomam força.

O filme revela também a velha luta entre o capitalismo e o comunismo, pois destaca com bastante ênfase, o temor das classes ditas dominantes com a organização e a politização da classe trabalhadora na defesa de seus direitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (445.3 Kb)   docx (287.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com