TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Por:   •  4/11/2015  •  Dissertação  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  1.045 Visualizações

Página 1 de 2

Muitas mudanças ocorreram na educação, mais acredito que em uma sala de aula, a função do professor jamais poderá ser deixada de lado. Professor é transmissor de conhecimento ou melhor mediador, é aquele que busca aprender mais e mais, e que procura repassar com todo cuidado e formas, a maneira mais eficaz para os seus alunos aprenderem, dando significado ao seu aprendizado.

Um bom professor consegue passar aos seus alunos segurança, isso faz tornar suas aulas ainda mais prazerosas, pois o educando sente no educador um amigo com quem pode contar, as vezes rígido, pulso firme porem um excelente companheiro de classe, atencioso e amável, que faz de suas aulas um grande momento de diversão, consegue fazer em relação aluno-aluno uma dinâmica de coletividade, onde juntos inventam, descobrem, aprendem e é passado o conhecimento de cada um para ser compartilhado.

Vemos muito ainda, em várias escolas o ensino tradicional onde o aluno tem que aprender ou pelo menos prestar atenção a tudo que o professor lhe ensinar, mesmo muitas vezes contra a vontade. Admito que contem pontos positivos como a igualdade essencial entre todos, no direito à educação e também pelo valor que se dá ao professor por ser o centro do aprendizado. Mas como nem tudo é perfeito, as desvantagens também são grandes, pois muitas vezes as aulas se tornam cansativas e difíceis de serem concluídas na pratica.

Gosto muito do ensino construtivista pois com este método a aula é bem mais favorável aos alunos, por que conseguem participar e realizar de melhor maneira o ensino aprendizagem. Porem se torna mais difícil ao educador conduzir a turma, devido a este vinculo que acabam criando e por causa de cada aluno ter seu modo de ver e trabalhar.

Tendo em vista que estes dois métodos levam vantagens e desvantagens, sabemos que a ciência está ligada a tudo. Realizamos atividades com as crianças muito ligadas a natureza, ao corpo humano, coisas que são fundamentais aos pequenos, o papel da ciência no ensino é possibilitar curiosidades, duvidas e ao mesmo tempo grandes experiências aos alunos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com