TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte e Música

Por:   •  16/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  1.509 Visualizações

Página 1 de 2

Graduação: Pedagogia

Disciplina: Fundamentos Metodológicos do Ensino de Arte e Música

Tutora: Daniela Oliveira

Aluna: Beatriz Luiza Cotrim Ramires

RGM: 14118874                Data de entrega: 18/09/2015

Polo: Anália Franco

AP II – Analise desenho infantil

        [pic 1]

Desenho feito por Sofia – 5 anos

        O desenho apresentado fez parte de um momento livre em sala de aula, em que cada aluno poderia escolher a brincadeira ou atividade que gostaria de realizar. Sofia, de 5 anos, optou por desenhar. Escolheu como materiais a folha de sulfite, lápis de cor e lápis HB nº2.

        Segundo Sofia, a menina retratada possui dedos nas mãos, mangas nos vestidos, laço no cabelo e sapatos. O gato, está trajando uma roupa estampada, encontra-se deitado em sua cama e tem ao seu lado dois potes: um com água e outro com ração. Na parte de cima ela desenhou luzes natalinas e diz que tomou como referencia o lustre de sua casa (lustre à esquerda no desenho) pois acha muito bonito. Sofia é apaixonada por gatos, possui 2 em sua casa e disse que o nome daquele desenho é “o natal da gatinha”.

        Podemos observar no desenho de Sofia uma riqueza de detalhes muito grande. Faz uso de muitas cores e traços fortes. Seu desenho é figurativo e não contou com influências ou cópias de modelos criados por adultos. As influencias que Sofia usa, são do meio que a cerca, de suas vivencias no cotidiano e das coisas que gosta (gato e natal). A menina retratada no desenho está no canto, sem destaque, pois Sofia quis dar ênfase ao gato e ao natal. No topo do desenho ela escreve a palavra “cat” – gato em inglês. Sofia estuda em uma escola bilíngue e podemos ver em seu desenho essa influencia em seu processo de aprendizagem.

        Sofia encontra-se no terceiro movimento, fase em que a criança consegue esquematizar melhor seus pensamentos e transpor para o papel em forma de desenho, identifica e separa o que está em cima, o que está em baixo, separa um lado do outro.

 

        

Referências Bibliográficas/ Sites consultados

Colégio Santa Amália Maple Bear – Unidade Tatuapé; desenho cedido por aluna do ano Intermediate Kindergarten (último estágio da educação infantil) com consentimento de seus pais e professora.

Coleto, Daniela C., A Importância da Arte para Formação da Criança; Revista Conteúdo; Disponível em: http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/35/34 ; Acesso em: 16/09/2015.

Neves, Lygia Helena Roussenq; Novaes, Ema Roseli de; A criança e o desenho infantil – A sensibilidade do educador mediante uma produção artística infantil; Disponívem em: http://estudandoarteeducacao.blogspot.com.br/2009/01/criana-e-o-desenho-infantil.html ; Acesso em: 16/09/2015

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (196.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com