TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Familia Contemporanea

Ensaios: Familia Contemporanea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  357 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

A modificação da vida afetiva esta relacionada com mudanças sociais e com a evolução da família moderna em direção ao modelo contemporâneo ou, pós-moderno a relação afetiva passa a ser construída sob pressão social mais branda, permitindo maior possibilidade de experimentação.

A escolha livre é primordial à dignidade, porém pode ser desnorteante se não for usada adequadamente, e em nossa cultura consumista secular é um perigo real, pois infelizmente nem todos conseguem um matrimônio harmonioso, pois surgem os desacordos e conflitos quanto à divisões de tarefas domesticas pois tanto o homem quanto a mulher tem que renunciar profissionais e pessoais para se dedicar ao lar, com isso em muitos casos podem ocorrer de forma desigual, recaindo sobre a mulher a maioria das responsabilidades com relação aos filhos sendo assim o casal ira se deparar com um outro tipo de conflito. Muitas são as “famílias” separadas, onde os pais são apenas namorados, se encontrando apenas quando querem. Muitos são também os filhos de produção independente, outros, filhos de pai ou mãe solteiros ou pais separados. Muitas são as avós que se tornam mães de seus netos. E estes são apenas alguns exemplos. A sociedade já não se assusta mais com essa alternância de costumes e valores.

O que para muitos indica uma crise da família, para outros significa sua recomposição sobre novas bases, com novos arranjos. A família não desaparece, mas ela muda de sentido e se afirma com mais clareza a família conjugal, relacional, enquanto um serviço que pode ser colocado à disposição dos indivíduos; logo, acentua-se o individualismo, a autonomização das pessoas que vivem juntas.

Mudanças são claras. Antigamente a casa era local de trabalho e os filhos eram vistos como pequenos adultos, sem grande valor devido às altas taxas de natalidade e mortalidade. Esse quadro muda com o avanço tecnológico que faz com que a casa seja local de refúgio das famílias, e a rua passa a ser então seu local de trabalho. Os filhos também, por sua vez, passam a ser vistos como crianças e não como pequeno adulto como foi citado acima, e começa a existir uma troca afetiva entre pais e filhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com