TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Historia da economia

Por:   •  26/4/2017  •  Resenha  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna:  Paula Figueiredo Araújo

RA: 14171000253

História Econômica Geral

Os Economistas

A Assim Chamada Acumulação Primitiva

Referência:  BARBOSA, Regis. : A chamada acumulação primitiva. In:  _____  . O Processo de produção do capital. São Paulo. SP. Editora Nova Cultural Ltda., 1996. 339-381

Página: 339

Citação: “Viu-se como dinheiro é transformado em capital, como por meio do capital é produzida mais-valia e da mais-valia mais capital. A acumulação do capital, porém, pressupõe a mais-valia, a mais-valia a produção capitalista, e esta, por sua vez, a existência de massas relativamente grandes de capital e de força de trabalho nas mãos de produtores de mercadorias. Todo esse movimento parece, portanto, girar num círculo vicioso, do qual só podemos sair supondo uma acumulação “primitiva” (previous accumulation em A. Smith), precedente à acumulação capitalista, uma acumulação que não é resultado do modo de produção capitalista, mas sim seu ponto de partida.”

Síntese pessoal: o acumulo de recursos em poder de uma pequena parcela da população em contra partida um grande contingente de indivíduos desprovidos de bens, que precisavam vender sua força de trabalho geravam um processo de acumulação de riqueza. 

Página: 340

Citação: “A estrutura econômica da sociedade capitalista proveio da estrutura econômica da sociedade feudal. A decomposição desta liberou os elementos daquela

Síntese Pessoal: a base da economia da sociedade capitalista sofreu influências da economia feudal, hierarquizada e estática.

Página:341/342

Citação: “O que faz época na história da acumulação primitiva são todos os revolucionamentos que servem de alavanca à classe capitalista em formação; sobretudo, porém, todos os momentos em que grandes massas humanas são arrancadas súbita e violentamente de seus meios de subsistência e lançadas no mercado de trabalho como proletários livres como os pássaros. A expropriação da base fundiária do produtor rural, do camponês, forma a base de todo o processo. Sua história assume coloridos diferentes nos diferentes países e percorre as várias fases em seqüência diversa e em diferentes épocas históricas. Apenas na Inglaterra, que, por isso, tomamos como exemplo, mostra-se em sua forma clássica.”
Síntese Pessoal: A época de acumulação primitiva promoveu mudanças bruscas para a parte menos favorecida da sociedade, o que para alguns soavam como liberdade para outros resultou numa grande mudança de realidade.

Página: 342

Citação: “Na Inglaterra, a servidão tinha na última parte do século XIV de fato desaparecido. A grande maioria da população676 consistia naquela época, e mais ainda no século XV, de camponeses livres, economicamente autônomos, qualquer que fosse a etiqueta feudal que ocultasse sua propriedade.”

Síntese Pessoal: A servidão já não era uma realidade tão presente na Inglaterra, a população vinha a ser composta por camponeses livres.

Página: 360

Citação: “No século XVI, como se sabe, piorou muito a situação dos trabalhadores. O salário monetário subiu, mas não em proporção à depreciação do dinheiro e à correspondente elevação dos preços das mercadorias. O salário, portanto, caiu de fato.”

Síntese Pessoal: Juntamente com o aumento do salário o custo de vida também sofreu alterações, passando a ser mais caro, o que na pratica fazia com o que o salário dos trabalhadores passasse a ser menor do que o necessário.

Página: 370

Citação: “A descoberta das terras do ouro e da prata, na América, o extermínio, a escravização e o enfurnamento da população nativa nas minas, o começo da conquista e pilhagem das Índias Orientais, a transformação da África em um cercado para a caça comercial às peles negras marcam a aurora da era de produção capitalista. Esses processos idílicos são momentos fundamentais da acumulação primitiva. De imediato seque a guerra comercial das nações européias, tendo o mundo por palco. Ela é aberta pela sublevação dos Países Baixos contra a Espanha, assume proporção gigantesca na Guerra Antijacobina da Inglaterra e prossegue ainda nas Guerras do Ópio contra a China etc”

Síntese Pessoal: “Na América a descoberta de prata e ouro juntamente com a escravidão dos povos indígenas, que eram obrigados a trabalhar no interior das minas e mais a conquista e pilhagem das Índias Orientais e a transformação da África num amplo campo de caçada lucrativa são os acontecimentos que marcam a aurora da era da produção capitalista. Esses processos são fatores fundamentais da acumulação primitiva”

Página: 372

Citação: “O sistema colonial fez amadurecer como plantas de estufa o comércio e a navegação. As “sociedades monopolia” (Lutero) foram alavancas poderosas da concentração de capital.”

Síntese Pessoal: O sistema colonial fez com que o comercio e a navegação prosperasse

Página:378

Citação: “Enquanto introduzia a escravidão infantil na Inglaterra, a indústria do algodão dava, ao mesmo tempo, o impulso para transformar a economia escravista dos Estados Unidos, que antes era mais ou menos patriarcal, num sistema de exploração comercial.”

Síntese Pessoal: 

Página: 379

Citação: “Propriedade privada, como antítese da propriedade social, coletiva, existe apenas onde os meios de trabalho e suas condições externas pertencem a pessoas privadas. Porém, conforme estas pessoas privadas sejam trabalhadores ou não-trabalhadores, a propriedade privada assume também caráter diferente. Os infindáveis matizes que a propriedade privada exibe à primeira vista refletem apenas as situações intermediárias existentes entre esses dois extremos.”

Síntese Pessoal:

 

Pagina: 381

Citação: “A transformação da propriedade privada parcelada, baseada no trabalho próprio dos indivíduos, em propriedade capitalista é, naturalmente, um processo incomparavelmente mais longo, duro e difícil do que a transformação da propriedade capitalista, realmente já fundada numa organização social da produção, em propriedade social. Lá, tratou-se da expropriação da massa do povo por poucos usurpadores, aqui trata-se da expropriação de poucos usurpadores pela massa do povo.”

Síntese Pessoal:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com