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Fichamento do texto Favela é comunidade?

Por:   •  31/1/2016  •  Artigo  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  1.017 Visualizações

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Fichamento do texo:

Favela é comunidade ?

Patrícia Birman

“Em 25 de outubro de 2007, o governador sergiocabral afirmou, no curso de uma entrevista, que o aborto pode funcionar como forma de controle da violência nas favelas. Estas, segundo ele, seriam “verdadeiras fabricas de marginais.” [pg99]

“Os argumentos desenvolvidos nestes textos buscam refletir a respeito dessas questões indenitárias que envolvem múltiplos atores na cidade do Rio de Janeiro , sejam eles das favelas,  de agencias estatais ou ainda de outros grupos sociais.” [pg100]

“O que o governador destaca é essencialmente uma proposta de tratamento epidemiológico da população favelada, que é coerente com o atributo através do qual ele a identifica:” uma fabrica de marginais.”[pg101]

“O tratamento epidemiológico sugerido pelo governador do estado do Rio de Janeiro cabe perfeitamente neste modelo: diz respeito a um conjunto de técnicas governamentais que operam buscando identificar a caracterizar as populações com vistas a buscar soluções para os problemas engendrados no quadro dessas identificações.” [pg102]

“A pergunta da mesa-redonda Favela é comunidade? É, pois, do maior interesse pela importância social e politica que possuem as formas de identificação da população favelada. A noção de comunidade ganha relevo, posto que é acionada em muitas circunstancias, inclusive pelos agentes do Estado.” [pg103]

“Favelado , como há muito tempo estamos cientes, é uma das designações mais segregadoras do uso corrente da cidade. Este termo participa frequentemente das formas de se criar e se reproduzir como “enclaves na cidade” as favelas, juntamente com dispositivos de submissão de seus moradores às politicas de segregação em seu curso.” [103/104]

“O que prevalece nos discursos governamentais é a suposição, muitas vezes nem sequer explicitamente enunciada,de que a população desses territórios possui um perfil próprio, inconfundível, que faria dela um grupo com uma cultura especifica no interior da cidade.” [105]

Um lugar comum, o eufemismo

“Empregado pela mídia pelo governo, pelas associações locais, pelas ONGs, o termo comunidade muitas vezes explicita a dificuldade dessa operação de levar em conta o que pensam os que se veem nomeados de uma forma negativa.” [pg106]

“O termo “comunidade” em seus usos eufemísticos não é capaz de impedir a associação da pessoa com traços negativos provenientes dessa identificação: somente indica a suspensão destes pelo uso momentâneo de aspas que podem ser retiradas quando for preciso.” [pg107]

Samba, respeito e tradição

“ A segunda intenção, frequentemente associada à primeira, é aquela que visa a explorar, em contemporâneo, certos sentidos positivos associados à tradicionalidade  que seria própria à cultura da população favelada.”[pg107]

“Em quaisquer das versões mais ou menos conservadoras do catolicismo a comunidade possui um caráter substantivo em um sentido intrinsecamente positivo: dela emanariam valores morais que teriam sua fonte nos pobres , naqueles situados nos últimos lugares da escala social.” [pg107]

“Não é possível o quanto este termo é empregado em momentos de congraçamento como o Carnaval, no qual as “comunidades” desfilam, aplaudidas pelas autoridades e pela “boa sociedade” carioca.” [pg108]

“A imagem da favela-comunidade traz um forte apelo: seria através dos muitos meios do seu emprego o lugar de encontro da favela com o ideal de harmonia e de tradição.”[pg109]

“Neste caso , temos claramente , um deslizamento de uma concepção politica que compreende a cidadania como direitos civis para uma concepção culturalista que subordina a demanda por direitos à aquisição de um passaporte cultural , a ser obtido progressivamente pela transformação de uma população vista como incivilizada em indivíduos reeducados através do reaprendizado de uma boa identidade.” (Farias,2007). [pg110]

Relações face a face: historias em comum

“Visto de dentro e empregado pelos próprios moradores, o termo comunidade pode também ganhar uma importância particular quando associado às relações face a face entre os habitantes do lugar.” [pg110]

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