TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme tapete vermelho

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  9.163 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha do Filme “Tapete Vermelho”, roteiro de Rosa Nepomuceno e direção de Luiz Alberto Pereira. Tem seu principal elenco, citado no texto, por: Quinzinho-Matheus Nachtergaele; Zulmira-Gorete Milagres; Neco-Vinícius Miranda.

SINOPSE DO FILME

Quinzinho tem uma promessa a cumprir: levar seu filho, Neco, à cidade para assistir a um filme do Mazzaropi. Eles moram num pequeno sítio no interior de São Paulo. Nessa verdadeira odisséia por cidades do interior paulista, ele também leva sua esposa Zulmira, que parte a contragosto, e o burro Policarpo. Na jornada, eles encontram peculiaridades regionais e passam por situações mágicas, relacionadas à crendice popular.

RESENHA CRITICA DO FILME

A história do cinema brasileiro é empregada por diversos temas e situações, alguns recorrentes de personagens que compõem a realidade nacional. Muitos desses personagens fazem parte das diferentes culturas que formam o país. O filme “Tapete Vermelho” retrata a vida de um homem rural, os caipiras.

O enredo do filme gira em torno de um caipira que decide levar o filho para assistir a um filme de Mazzaropi e com isso a família se envolve em diversas aventuras. No seu enredo envolve situações que vão desde temas ligados à religiosidade até outros mais politizados, como a questão da reforma agrária e a tensa relação entre homem da cidade e homem rural.

O filme tem como base principal mostrar elementos da vida caipira, através dos tipos sertanejos que compõem essa cultura. Ela expressa detalhes típicos formadores da cultura, como é o caso de algumas situações vivenciadas por Quinzinho e sua família, por exemplo, quando mostra a personagem central e seu filho Neco em plena pescaria, ou ainda quando Zulmira, através da crença popular, tenta curar a vaca de Benedita; neste momento percebe-se que a figura de Zulmira representa fortemente a questão da religiosidade do homem caipira, um dos pontos bem trabalhados no filme.

A resistência do caipira ao mundo urbano e abordada no filme quando Zulmira, no início do filme, demonstra certa repulsão à idéia de Quinzinho em ir ao cinema na cidade grande, questionando a todo momento o seu marido sobre em que condições ficarão as suas criações de animais, as plantações e seus afazeres domésticos, por um simples passeio à cidade para assistir ao filme de Mazzaropi.

A partir do momento que a família viaja a história segue um novo rumo no que se trata da figura do caipira (o cenário não é mais propriamente a roça, mas sim a cidade). Com a mudança de ambiente, as personagens também se transformaram. Isso pode ser observado quando Quinzinho e sua família passeiam pela cidade e são analisados por outras personagens como pessoas engraçadas ou até mesmo de fala ridícula, como por exemplo, a cena em que vendedores de uma loja de eletrodomésticos o chamam de” Jeca” e o mandam “plantar batatas”, de modo grosseiro.

A cultura caipira no filme é foi mostrada também através dos violeiros, tendo a sua valorização dada à música caipira numa cena em que Quinzi nho e família ficam hospedados na casa de amigos e à noite algumas pessoas cantam e dançam ao som de violeiros, onde na própria letra da música cita o orgulho em ser caipira.

É, portanto, no filme Tapete Vermelho possui temas ligados às manifestações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com