TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre o Filme "Vermelho Como o Céu"

Por:   •  7/8/2016  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  1.209 Visualizações

Página 1 de 2

Texto sobre percepção rítmica acerca do filme:

VERMELHO COMO O CÉU

Mirco Mencacci, renomado e famoso editor e diretor de som, de natureza italiana, com deficiência visual. Sua história de vida comum toma novos contornos, devido a um acidente caseiro, provocado pelo disparo acidental de uma arma, de propriedade de seu pai, quando ainda tinha 10 anos de idade. Com a perda quase total da visão – já que ainda podia ver sombras e vultos, Mirco é obrigado, por lei da época, a ser internado em um Colégio Interno, voltado para crianças com limitações iguais as suas.

Na nova realidade, Mirco, inicialmente rejeita a nova rotina. Diante da recusa e de relutância do menino, um Padre, professor, lhe estimula e a usar os sentidos que lhe resta, na ausência da visão. Diante de tais possibilidades o menino que sempre gostou de cinema, mantinha a fascinação pela arte, devido aos sons que considerava facilitadores do entendimento do enredo dos “longas”. Com a ajuda de uma menina, filha de uma funcionária do orfanato, e de um velho gravador, inicia uma jornada, em busca da criação de sons associados a narrativas, devido a um trabalho escolar sobre as estações, que o Padre professor pedira. Som de quedas de gotas de chuva, trovões, ventos, sons de animais, e muitos outros, quase todos executados com materiais diversos, e com o próprio corpo, provocando, a quem escuta a sensação de serem sons e ritmos naturais. Logo o leque de opções se enriquece, com a criação de sons de outros elementos.

Dado ao ímpeto em perceber o que os sons podiam provocar, Mirco, explorava cadências aleatórias, de batidas e timbres e tonicidades diversos a fim de refletir em quem escuta as sensações de algo que soa natural aos ouvidos, envolvendo todos seus colegas de quarto, no orfanato, que aos poucos, participam dessa evolução criativa, com sons ritmados, regulares e irregulares, sons individuais, reproduzidos por alguns de seus colegas com talentos, específicos em imitação sonora. Todo tipo de material é usado. Metais, papeis, solas de sapato, batida de dedo nas mãos, sons vocálicos, tudo que emita som, simulação de combate com espadas e escudos, com panelas e talheres, Mirco lançou mão de tudo que podia para atingir a alma de cada ouvinte

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com