TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Por:   •  5/4/2015  •  Resenha  •  277 Palavras (2 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Para que Filosofia?

(Marilena Chauí)

Para algumas pessoas a filosofia é algo que não possui conhecimento, isso é um grande preconceito, pois engana-se. A filosofia é a busca pelo saber, onde um mesmo fato é visto por dois ângulos que existe uma investigação maior; levantando subsídios para respostas novas, por mais que sabemos sempre haverá algo a mais para aprender.

Todo conhecimento resulta de uma investigação filosófica, cada pessoa têm a realidade de uma maneira única: a sua “filosofia de vida”. No começo do capítulo foram apontadas várias frases ditas a todo momento para descrever reações naturais do homem, podemos conhecer a realidade e diferenciar da ilusão, para controlá-la para o uso de nossa vida.

Segundo Marilena Chauí, devemos adotar atitudes filosóficas e críticas, possuir a capacidade de questionar a realidade de uma maneira mais direta, pois a filosofia é aplicada em vários campos de conhecimento. A autora nos faz um convite à reflexão e ao filosofar sobre coisas simples e até complexas da vida humana.

A cultura é entendida como sendo o primeiro caminho para conhecer e experimentar as coisas do mundo. O conhecimento adquirido pelo senso comum é de fundamental importância na formação do ser humano, nascemos, crescemos, vivemos em busca do “saber viver”, questionamos em vários momentos o por quê da vida, dos sentimentos, da realidade em que vivemos. Sem saber praticamos a filosofia em muitos momentos em nossa vida, a filosofia é essencial até mesmo para nos conhecer melhor, mais profundamente.

Não devemos ficar parado ao natural, ao obvio e evidente,  temos que investigar, compreender o mundo em que vivemos. Através da filosofia o homem adquire condições para melhorar a atitude humana, buscando superar o convencional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (64.7 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com