TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Teóricos – metodológicos do Serviço Social I. O legado da reconceituação

Pesquisas Acadêmicas: Fundamentos Históricos e Teóricos – metodológicos do Serviço Social I. O legado da reconceituação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.325 Palavras (6 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 6

Fundamentos Históricos e Teóricos – metodológicos do Serviço Social I

O LEGADO DA RECONCEITUAÇÃO

Índice

Introdução ..................................................................... 01

O Vilão chamado desemprego ...................................... 02

Fome no Brasil ................................................................ 03

A reconceituação ............................................................ 04

Conclusão ....................................................................... 05

Bibliografia....................................................................... 06

Introdução

O objetivo deste presente trabalho é discutir e argumentar algumas questões eminentes no Brasil, como a fome e o desemprego que são umas das maiores questões que abordam a população brasileira, fazendo com todos compreender e refletir.

01

O Vilão chamado desemprego

O desemprego acontece quando um trabalhador é demitido ou entra no mercado de trabalho que esta a procura de emprego. E não consegue uma vaga de trabalho, isso e uma situação muito complicada para um trabalhador, pois gera problemas financeiros e em muitos casos ate mesmo problemas psicológicos como depressão, ansiedade e muitos outros no trabalhador e em sua família.

Existe varias causas que causam o desemprego como a baixa qualificação onde muitas vezes há emprego para vaga que o trabalhador esta a procura, porem não possui formação adequada para a vaga em questão. Também a substituição e mão de obra por maquinas onde nas ultimas décadas muitas vagas de empregos foram fechadas por varias indústrias porque passaram a usar maquinas do que serviço braçal. Também tem a crise econômica quando um país passa por uma crise assim, o consumo de bens e serviços tende a cair, muitas das empresas quando tem crise econômica passa a demitir para diminuir custo para enfrentar essa crise.

Como compreender o desemprego

O mercado de trabalho esta em um nível de equilíbrio é uma situação extremamente favorável para a economia de um país. Só no mês de janeiro de 2013 a taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4%. Essa taxa de desemprego de janeiro de 2013 foi a menor para o mês de janeiro dos últimos 11 anos. Agora a maior taxa de desemprego foi em abril de 2004 (13,1%) e a menor foi de dezembro de 2013 (4,6%) somente duas vezes em 2006 e 2009 subiu.

Solução

A solução do desemprego não esta só em ter vagas disponíveis para o trabalhar, porque hoje em dia vagas em aberto para o trabalhador existe, o que falta seria o trabalhador ter mais qualificação de trabalho. Como fazer mais cursos em sua área que goste, buscar o que tem de novo na profissão que escolheu, buscar novas áreas também, não ficar só no que sabe, novas tecnologias, a vaga existe, ela esta disponível só falta o trabalhador se preocupar em correr atrás dela. Hoje varias empreses e trabalhos estão mudando e dando oportunidades de crescimento para o trabalhador.

02

Fome no Brasil

A fome vem de falta de alimentos que atinge um numero elevado de pessoas no Brasil e no mundo. Apesar dos grandes avanços econômicos, sociais e tecnológicos a falta de comida para milhares de pessoas no Brasil continua. Isso se da pela desigualdade de renda, a falta de dinheiro, faz como cera de 32 milhões pessoas passam fome, mais 65 milhões de pessoas que não ingerem a quantidade mínima diária de calorias, ou seja, se alimentam de forma precária. A grande parte do dinheiro do país esta nas mãos somente 10% da população brasileira.

O número de pessoas que passam fome em todo o mundo em 2009, passaram de 1 bilhão. Esse aumento esta relacionado com a crise econômica mundial, que é a principal responsável pelo agravamento deste quadro. E isso acorreu devido ao fato de milhares de pessoas em todo o mundo ficarem “desempregadas” (desemprego outro tema escolhido) porque com a crise e desemprego muitos tiveram seus salários reduzidos. Ate 2050 estima-se que a população mundial alcance o numero de 90 bilhões. Com isso tornam-se um desafio alimentar todas essas pessoas. Como compreender a fome.

Compreender como causam a fome no Brasil e no mundo, onde essas causas podem estar relacionadas em diversos fatores como a pobreza, questões naturais como clima, terremotos, seca, pestes, reforma agrária precária, má administração de recursos naturais, conflitos políticos e civis, políticas econômicas mal planejadas, superprodução, guerras e desigualdades sócias isso tudo se da a fome no Brasil e no mundo.

Mesmo com programas sócias federais e estaduais o problema da fome não é solucionado, o pior é que ela se faz presente em pequenas, medias e grandes cidades e também no campo, independente da região ou estado. A solução para a questão parece distante, porque envolve uma serie de fatores estruturais que estão na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com