TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos da Educação Ambiental

Por:   •  12/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]                                                                             [pic 2]

Universidade Aberta do Brasil - UAB

Universidade de Brasília-UNB

Curso de Pedagogia a Distância

Disciplina: Fundamentos da Educação Ambiental        

Acadêmicos: Angélica Mourarias Dos Santos De Araújo e Edilson Ferreira Batista.

Tutores: Erica e Wesley.

Tema da pesquisa: Prevenção e Combate a Dengue.

Problema: Como a escola pode trabalhar pedagogicamente para ajudar ao combate a Dengue?

A escola Otavio Samuel situa-se no bairro ALTO DA COLINA, por se tratar de um bairro com uma estrutura um pouco precária, ou seja, carente de praticamente quase tudo, segundo depoimento de pessoas principalmente de crianças e moradores do bairro se encontra vários problemas sócios- ambientais.

Um dos problemas bastante comentado é o caso da Dengue, onde é causada por um vírus que pode transmitir as pessoas pela pica do inseto. Além de doenças, outros problemas são enfrentados pelos moradores dessa comunidade como: poluição, barulho e grande quantidade de lixo descartada de maneira inadequada. Assim trazendo motivos para que o mosquito Aedes aegypti se desenvolva e acaba sendo um problema no qual a comunidade passe. No Bairro o serviço municipal sobre o combate a Dengue acontece de maneira irregular, apenas um Agente de combate as Endemias para todo o  Bairro , somente duas vezes por semana o que resulta no acúmulo de lixo e de lavas nas caixas de agua.

 Essa realidade sem dúvida refletia no pensamento pedagógico de como ajudar até mesmo a salientar aos alunos como o problema da Dengue agrava o ambiente e até mesmo o ambiente escolar. É comum que os alunos e a comunidade sejam comunicado sobre esse problema. E muitas vezes no mesmo bairro tem muitos catadores de lixo que são acaba sendo vitima pela situação, por ter contato diretamente com o lixo e acaba sendo afetado pelo mosquito da Dengue, assim como muitos dos alunos falaram sobre o problema.

        Os alunos também deixaram transparecer em suas falas que seus familiares ou ate mesmos seus vizinhos complementam a renda familiar, ou até mesmo sobrevivem, por meio da venda dos materiais retirados do lixo do bairro e ate mesmo da escola, o que acaba contribuindo para a alimentação das crianças e vindo a ser um problema, pois a dengue tem sua transmissão favorecida pelo ambiente da cidade.

Como relatamos na atividade anterior o que vem afetando o dia a dia da comunidade e ate mesmo da escola é a falta de conscientização dos mesmos, como exemplo, muitos moradores não são orientados pelos Agentes Endemias sobre a gravidade do mosquito que por falta de informações não sabe como cuidar e evitar para que o mosquito não se desenvolva. No Bairro podemos dizer que os cuidados são mínimos pois mesmo não estando nos períodos da chuva existe muito lixo e pneus e sem contar das redes de esgotos onde a tubulação joga nos rios ,vindo a poluir as aguas e prejudicarem toda .

        O que estamos relatando, é que o lixo acumulado de forma inadequada pode ser responsável pelos problemas causados ao meio ambiente e também é prejudicial a nossa saúde.

        A questão que também nos lixos serve para que eles se colocarem seus ovos sendo problemas, pois assim transmitem doenças como a dengue. A população pode e deve colaborar para resolver ou diminuir os problemas da comunidade. Não jogar lixo nas ruas e preservar áreas verdes. Onde estar ligada diretamente ao modelo de desenvolvimento que vivemos vinculadas ao incentivo do consumo, pois muitas vezes adquirimos coisas sem significados nenhum, e isso poderá causar um grande impacto no meio ambiente.

A escola vem trabalhando juntamente com os alunos para que se torne um cidadão de bem, consciente, participativo e responsável. Uma vez que o modo de vida irresponsável e o excesso de consumo desenfreado tenham causado a insustentabilidade do planeta. Diante disso é posto a educação ambiental como um valioso instrumento de formar cidadão consciente para a natureza.

Certamente a educação é um principal elemento para a transformação da consciência ambiental, pois a escola vem trabalhando com alunos e ate mesmo com moradores do bairro num processo de valores sócio ambiental voltado para a conservação do meio ambiente, exemplo disso é o projeto feito pela escola para incentivar e ajudar a combater a Dengue e demais problemas enfrentados no Bairro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com