TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos historicos teoricos e metodologicos do servico social I

Por:   •  25/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.858 Palavras (12 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

POLO CAXIAS-MA

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

SERVIÇO SOCIAL

2º SEMESTRE

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO

SERVIÇO SOCIAL I

DANIELE MULLANE                         RA: 417803

GEOVANI SILVA MAGALHAES     RA: 433909

LARISSA OLIVEIRA RIBEIRO         RA: 433911

SÂNIA BARBOSA                              RA: 436637

TAYSE SILVA MAGALHAES          RA: 433910

PROFESSORA:

ELAINE CRISTINA VAZ VAEZ GOMES

CAXIAS-MA

SETEMBRO/2013

SUMÁRIO

1. INDRODUÇÃO. --------------------------------------------------------------------------------------3

2. DESENVOLVIMENTO. ----------------------------------------------------------------------------4

2.1. O Serviço Social no Brasil -------------------------------------------------------------------------4

2.2. As mudanças ocorridas na profissão -------------------------------------------------------------7

2.3. Questionamento sobre ajuda -----------------------------------------------------------------------9

2.4. Movimento de Reconceituação do Serviço Social ---------------------------------------------10

2.5. Questões sociais em Aldeias Altas Maranhão ------------------------------------------------12

3. Conclusão ---------------------------------------------------------------------------------------------13        

4. Referências



Introdução

O presente trabalho apresenta resultados adquiridos através de pesquisas sobre o surgimento do Serviço Social e suas transformações com o passar do tempo.

Tem como objetivo repassar as informações sobre a compreensão mais aprofundada da importância da profissão e como ela pode contribuir na resolução das questões sociais que vem provocando mudanças significativas no meio social.

O trabalho é dividido em quatro etapas que mostram de forma diferentes, no entanto levando em conta o contexto surgimento e evolução da profissão. A primeira etapa apresenta um apanhado sobre quando surgiu o serviço social no Brasil e quais eram suas características. Seguido de informações sobre as principais mudanças ocorridas na profissão, como e quando passou a ser reconhecida como política pública, quais foram as principais alterações sofridas na área da profissão, quando deixou de ser vinculada ao Estado e à Igreja. Mais à frente veremos as questões de ajuda, como ajudar de maneira mais correta as classes menos favorecida, que necessitam dos serviços da assistência social. Ainda apresenta-se neste conteúdo um estudo sobre o movimento de reconceituação do serviço social.


O Serviço Social no Brasil

O Serviço Social se iniciou no Brasil por volta de 1930, período em que o processo de industrialização se acelerou no país, causando grandes mudanças no processo econômico politico e social.

Com a Grande Crise de 1929 causada pela superprodução nos EUA, o Brasil liderado por Getúlio Vargas sofreu uma queda significativa na economia cafeeira, já que as exportações tiveram de ser contidas. O governo tomou como medida valorizar o café, que até então era o principal produto de exportação do país, comprando diretamente dos produtores, estocando e queimando milhões de sacas do produto. O governo criou o chamado PSI (Processo de Substituição de Importações), a ideia principal era dar um basta nas importações de produto e optar por produzi-los internamente, o que gerou um crescimento econômico no setor industrial, entretanto causando uma série de problemas no seio da sociedade, as chamadas questões sociais.

A Carência de emprego resultante da desestruturação da agricultura no país provocou um aumento incontrolável na população do Distrito Federal localizado no Rio de Janeiro na época, com isso o setor Industrial passou a crescer ainda mais acelerado, já que o governo passou a investir em abertura de novas estradas, suprimento de energia, etc. Era o chamado êxodo rural.

O processo de industrialização no país levou a população da zona rural a se deslocar para os centros urbanos em busca de melhorias, na ilusão de que o trabalho nas indústrias seria de fato a solução para os problemas econômicos no seio familiar. No entanto, infelizmente não funcionava assim para todos, e muitos dos que se deslocavam com esse objetivo ficava a margem da miséria, o que não é muito diferente do que acontece nos dias atuais. Foi então que se iniciou o trabalho dos assistentes sociais, que era empregado como forma de ajuda à sociedade.

A fome, a miséria, a desigualdade social, o desemprego e inúmeros outros problemas sociais causados pelo crescimento exacerbado do capitalismo começou a preocupar e incomodar de certa forma o Estado, que juntamente com a Igreja começaram a procurar medidas para remediar a situação do país.

O Estado agora precisava controlar a classe do operariado, que começou a reivindicar por direitos trabalhistas, saúde, educação, moradia, etc. Em parceria com a Igreja Católica que possuía o perfil de ajudar a população considerada carente e sem estrutura econômica criou mecanismos de ajuda para os menos favorecidos da sociedade, ajuda esta com o objetivo de calar a classe trabalhadora e controlar as manifestações populares. Aí é que entra o Assistente Social, agente de suma importância nesse processo.

O Serviço Social no Brasil teve grandes influências europeias. A profissão no seu início possuía vínculos fortíssimos com a burguesia o Estado e a Igreja, os profissionais na época não tinham liberdade para trabalhar, o governo controlava todos os passos dos profissionais da área, que se tornavam cada vez mais alienados, chegando a acreditar muitas vezes que a forma como estavam desenvolvendo o trabalho realmente era a mais apropriada. A partir de então foram criadas as instituições de Serviço Social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (284.4 Kb)   docx (193.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com