TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atos fundamentos históricos teórico metodológico do serviço social

Por:   •  31/8/2015  •  Artigo  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 6

         

[pic 1]

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

SERVIÇO SOCIAL

Fundamentos Históricos e Teóricos-Metodológicos do Serviço Social

TUTOR: Profa. Thais Regina Toledo Savoy

Hilma de Jesus Alcantara - 7925691594

Juliana Mantovani de Souza - 7567618446

Patricia H. Faria de Medeiros – 7376560867

Reinaldo Fernandes – 7562602451

Solange Germano da Silva - 9978020970

                                                                 

                                                                                                               SETEMBRO 2014

INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como objetivo contribuir à reflexão sobre o exercício profissional do assistente social, frente às novas conjunturas sócio-econômicas da população brasileira; as exigências postas pela complexidade do trabalho coletivo; a necessidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar e as implicações deste no processo de democratização e universalização das políticas públicas no Brasil.

Busca-se pontuar aspectos relevantes concernentes às diretrizes do Código de Ética do Serviço Social, bem como a necessidade das ações profissionais estarem pautadas em seus princípios além de contemplar outros aspectos pontuados nas demais legislações sociais, sobretudo na Política de Assistência Social que neste momento é um dos objetos de estudos da acadêmica.

  1. A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA ATUALIDADE

O Serviço Social tem o grande desafio de superar as práticas conservadoras que imprimiram a identidade assistencialista à profissão por muitas décadas.

Hoje, mesmo após o movimento de reconceituação, ocorrido na década de 1960 cujo resultado foi o rompimento da profissão com as práticas tradicional conservadoras e assistencialistas ligadas a igreja  e o comprometimento de defesa a classe trabalhadora ampliando seu espectro de atuação intervindo em espaços institucionais e no campo político, sobretudo nas políticas públicas, a profissão vê ainda em sua categoria a diversidade de formas de atuação.

 Na sociedade em que vivemos estamos cercados de desigualdade, diferenças e violações de direitos, a atuação de assistente social  tem se tornado muito importante, pois o mesmo atua no enfrentamento das questões sociais, que reflete claramente capital/trabalho.

Para o profissional  na área do serviço social o mercado de trabalho esta em constante desenvolvimento e crescimento, sua atuação pode estar ligada á  diversas áreas e setores tais como: Hospitais, ONGs, presídios, empresas privados e órgãos públicos, a principal função do assistente social é auxiliar conflitos e questões sociais, estando preparado para encarar a realidade de um país tão desigual como o nosso.

  Podemos destacar que as mudanças políticas, econômicas, culturais e ideológicas e as constantes transformações no desenvolvimento social nos dias atuais é um desafio para o profissional do serviço social, pois o mesmo precisa decifrar a causa dos problemas, sendo um profissional comprometido, apresentando sugestões construtivas e proativas que obtenham resultados positivos para a população, que muitas das vezes não tem esclarecimento sobre seus direitos tendo eles violado, e o papel fundamental do assistente social é a garantia desses direitos e a orientação a respeito dos deveres que também devem ser cumpridos pelos mesmos.

Hoje temos como objetivo na assistência social lutar pelas questões sociais, trabalhar coletivamente para o bom desenvolvimento social e de uma sociedade mais justa. O serviço social tem como objetivo buscar a efetivação dos direitos sociais de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas que afeta os desamparados socialmente.

Destacando que o código de ética de 1993, foi primordial para a garantia dos direitos na construção e implementação da profissão, não podendo haver qualquer tipo de discriminação no atendimento profissional. Caracterizando condições necessárias para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

  1. FILANTROPIA E ASSISTENCIALISMO

Diferentemente das décadas passadas que o serviço social era completamente influenciado pela doutrina da Igreja Católica, e trabalhava no controle de possíveis manifestações por parte do proletariado, a favor da burguesia, com isso a classe dominante criava certo domínio sobre os trabalhadores, silenciando e sobrecarregando os operários com trabalhos excessivos. De certa forma o serviço social brasileiro em seus primórdios, era marcado por um vazio no que se diz respeito a área de atuação; mas pode-se perceber que outras correntes também influenciaram o processo de profissionalização da profissão, cujas bases possuem um forte relacionamento monopolista observando os princípios da filantropia.

 Filantropia em si é algo emotivo e pessoal, significa amor a humanidade, ao contrário do amor a si próprio, quer dizer caridade. Ela é pura doação não escolhe causas, podendo essa doação ser por dinheiro ou ações a favor de instituições que desenvolvam atividades de grande mérito social. Dá-se o nome de Filantropos os sujeitos ou organizações que costumam desenvolver projetos de solidariedade; O voluntariado, as doações (ou os donativos) e a ação social sem fins lucrativos ou políticos fazem parte da filantropia, que pretende construir uma sociedade mais justa e equitativa, na qual todas as pessoas tenham as mesmas possibilidades de desenvolvimento.  Para ser reconhecida como filantrópica pelos órgãos públicos, a entidade precisa comprovar ter desenvolvido, no mínimo pelo período de três anos, atividades em prol aos mais desprovidos, sem distribuir lucros e sem remunerar seus dirigentes. Os títulos que terá de conquistar para ser reconhecida como filantrópica pelo Estado são: Declaração de Utilidade Pública (federal, estadual ou municipal) e o de Entidade Beneficente de Assistência Social, adquirido no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (215.8 Kb)   docx (90.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com