TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO ACERCA DO COMERCIO DE VESTUÁRIO

Artigo: GESTÃO FINANCEIRA: UM ESTUDO ACERCA DO COMERCIO DE VESTUÁRIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/8/2014  •  414 Palavras (2 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 2

As mudanças que ocorrem na economia, a competitividade gerada pela globalização torna as empresas vulneráveis. Diante de tal cenário é necessário a preparação da mesma para enfrentar os impactos e oscilações econômicas do mercado

A presente pesquisa tem como por objetivo realizar um estudo de Gestão Financeira, acerca do comércio de vestuário da região central de Formoso do Araguaia – TO identificando quais as ferramentas de gestão financeira estão sendo utilizadas

Mas o que vem a ser gestão financeira? De acordo com Gitman (2004, p. 4-7) a diferença da gestão financeira para as demais ciências encontra-se tanto por seu aspecto quantitativo quanto por sua objetividade. Mas a avaliação do funcionamento de uma empresa vai além das análises quantitativa e dos fatos estatísticos bem como dos dados financeiros relevantes, implica também na formulação de políticas e tomada de decisões que culminam na formulação das atitudes que a administração tomará dentro da empresa, visando sempre à maximização dos lucros.

Gitman (2004, p 4-7), ressalta ainda a importância das informações que lhes dêem auxilio em todas as etapas da gestão empresarial. Esse auxílio deve passar por todas as etapas indo desde o planejamento até a execução das atividades ou mesmo na avaliação de desempenho dos gestores e análise do resultado. Sendo assim, é relevante o papel da Contabilidade, enquanto provedora de informações para o processo de tomada de decisões.

Ele é relevante também aos usuários externos, o que envolve, além dos procedimentos tradicionais, a análise e comunicação das informações, por meio de relatórios, de acordo com as necessidades da organização.

Sendo assim, a administração Financeira da empresa e o administrador financeiro estão diretamente vinculados, pois ao administrador financeiro cabe analisar os recursos disponíveis e a obtenção de novos, planeja e toma decisões para o desenvolvimento e expansão da empresa.

Ainda de acordo com Gitman (2004, p. 9) um dos principais papeis do administrador financeiro da empresa é o de estar atento para as conseqüências do ambiente externo que envolve atividades econômicas, para isso, ele precisa ter conhecimentos para atender o ambiente financeiro e as teorias de decisão, ambas são as bases da administração financeira. Sendo assim, os gestores financeiros devem ser especializados, devem ser ágeis no processo de tomada de decisões, pois, nisso consiste o fracasso ou o sucesso das empresas.

Dessa maneira, a presente pesquisa pretende, através de questionário de pesquisa, buscar respostas para os objetivos proposto, levando em consideração a importância econômica e social desse importante setor do comércio na economia local e mesmo do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com