TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO: ESTUDO DE CASO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE IOGURTE, RELACIONADO COM A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

6 º SEMESTRE

DISCIPLINA: PROJETO DE PESQUISA INTERDISCIPLINAR VI

PROFª. MA. MARLENE FOREST

ACADÊMICOS: Erivelton Morel Barcelos, Renan de Oliveira Silva, Weliton do Nascimento Leite, Juliano Rodrigues Anastácio, Fernando Carmo e Josiane Souza

RA’s: 409939, 410000, 409944, 410026, 4092 e 4039

RELATÓRIO: ESTUDO DE CASO INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE IOGURTE, RELACIONADO COM A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.

Este relatório consiste na relação e envolvimento da Administração Financeira com o estudo de caso exposto em sala, a fim de resolucionar o problema dos senhores Carlos e Emanuel em expandir sua pequena indústria de Iogurte reverenciada na disciplina de Projeto de Pesquisa Interdisciplinar VI. O intuito deste relatório é relacionar os conteúdos como: Fluxo de Caixa, Investimento, Capital Social, Taxa Interna de Retorno e o PayBack. Baseando-se nestes temas é possível averiguar quais aspectos seriam indispensáveis para a expansão desta indústria nesse segmento.

A administração financeira atua como uma ferramenta frente as metas e objetivos da indústria, tendo como função a elaboração de um esquema que seja adequado à maximização dos retornos dos proprietários, ou seja, analisando recursos já investidos podendo a vir reinvestir ou financiar colaborando com o planejamento de aperfeiçoar resultado, assim baseando-se em Groppelli e Nikbakh (2010, Pág. 319), este relata a importância do Planejamento Financeiro como:

Planejamento financeiro é o processo por meio do qual se calcula quanto de financiamento é necessário para se dar continuidade às operações de uma companhia e se decide quando e como a necessidade de fundos será financiada. Sem um procedimento confiável para estimar as necessidades de financiamento, uma companhia pode acabar não tendo fundos suficientes para pagar seus compromissos, como juros sobre empréstimos, duplicatas a pagar, despesa de aluguel e despesas de serviços públicos.

A gestão financeira é o conjunto de ações e processos que envolvem o planejamento. Umas das ações operadas é o fluxo de caixa, que se entende por movimentação de entradas e saídas, assim havendo o controle em valores monetários, ou seja, um instrumento que contabiliza diariamente para a análise de tais movimentações que busca tornar o negócio saudável devido ao controle obtido. Para a indústria de iogurte dos Senhores Carlos e Emanuel vem ser de maneira ampla um processo no qual a aplicação de seus recursos de caixa na formulação de atividades desenvolvidas para a geração de produtos acabados, assim a empresa/indústria contará do capital social integralizado ou que será integralizado para ser constituído na forma de moeda corrente nacional, da mesma forma mediante a apresentação de documentação de registro de bens e imóveis/direitos. O valor do montante subscrito servira como um critério de avaliação pelos bancos para fins de concessão de financiamentos.

        Quando se refere ao investimento, é de suma importância compreender que é a aplicação de um capital com o intuito de obter rendimento a prazo. É clara a importância do mesmo, que vem a impulsionar no setor de produção, buscando desta maneira obter resultados positivos. De acordo com Gitman (1997, p.329) “as técnicas sofisticadas de investimento de capital consideram o fator tempo no valor do dinheiro.” De uma forma ou de outra, elas descontam os fluxos de caixa da empresa a uma taxa especificada. Por conseguinte, a taxa usada é conhecida por taxa de desconto, custo de oportunidade ou custo de capital da empresa e refere-se ao retorno mínimo que deve ser obtido por um projeto, de forma a manter inalterado o valor de mercado da empresa. Há de se mencionar também que os investimentos são gastos do ativo, que proporcionam suporte tecnológico, estrutural e operacional em função de benefícios futuros como, por exemplo, aquisição de maquinas e equipamentos, móveis e ferramentas.

        É oportuno salientar que a indústria dos senhores Carlos e Emanuel deve gerar uma projeção do fluxo de caixa com os lançamentos de entradas e saídas em dinheiro provocadas pelos investimentos, assim analisando os investimentos com a Taxa Interna de Retorno TIR que segundo Gitman (1997, p.330). “A taxa interna de retorno é definida como a taxa de desconto que iguala o valor presente das entradas de caixa ao investimento inicial referente a um projeto.”

        Outra técnica muito utilizada para análise do prazo de retorno do investimento em um projeto é o PayBack, em que este é o tempo de retorno do investimento inicial até o momento no qual o ganho acumulado se iguala ao valor deste investimento. Este período é medido em meses ou anos, em que os Senhores Carlos e Emanuel podem ter uma visão do retorno do capital aplicado, assim como reverencia Gitman (1997, p.327)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com