TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Comportamento

Dissertações: Gestao De Comportamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 5

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

O QUE É TREINAMENTO

O treinamento é a atividade responsável que se dedica à transmissão de conhecimentos objetivando suprir deficiências, estimular e desenvolver habilidades, potencialidades visando a um crescimento tanto no aspecto profissional, cultural do indivíduo como da empresa, no que tange à obtenção e manutenção de uma mão-de-obra mais qualificada e preparada para assimilar e superar desafios. Este conceito necessariamente implica uma mudança de atitudes e de comportamentos.

O treinamento é um dos recursos do Desenvolvimento de Pessoal. Tem como o objetivo o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais, preparação das pessoas para a execução imediata das diversas tarefas peculiares a organização; dando oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal. Além disso ele é indispensável para uma empresa que busca qualidade total.

Para a aplicação de um treinamento é necessário seguir algumas etapas.

Primeiramente é necessário Diagnosticar as necessidades do Treinamento, depois elaborar uma Programação de Treinamento para atender as necessidades diagnosticadas, em seguida aplicar e executar o treinamento, e por fim obter a avaliação dos resultados.

O diagnóstico das necessidades pode ser feito a partir da análise organizacional, das operações e tarefas e, por último, da análise individual e coletiva. Quanto a execução de um treinamento, esta deve levar em consideração os vários tipos de treinamento.

Tipos de Treinamento

Integração: tem como objetivo adaptar as pessoas à organização.

Técnico-operacional: busca capacitar o indivíduo para o desempenho das tarefas específicas as quais realiza.

Treinamento gerencial: tem o intuito de desenvolver a competência técnica, administrativa e comportamental.

Treinamento comportamental: tem como objetivo solucionar os problemas das inter-relações no contexto do trabalho.

A avaliação de treinamento propicia o feedback necessário ao profissional de RH, para se concluir até que ponto o treinamento executado produziu modificações de comportamentos pretendidos como também, se o treinamento alcançou as metas já estabelecidas anteriormente.

O QUE É DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

O desenvolvimento representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tem como meta maximizar o desempenho profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando um bom clima organizacional.

Investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todas as pessoas que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo.

Treinamento e Desenvolvimento Organizacional

As empresas hoje em dia buscam investir em treinamento e desenvolvimento das suas equipes de trabalho como o objetivo treinar os trabalhadores da organização nos requisitos básicos necessários a fim de competir no mercado altamente competitivo, desenvolver competências, disseminar a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização; discutir questões de clima organizacional, entre outros como:

• Preparar as pessoas para a execução de tarefas peculiares à sua organização;

• Mudar a atitudes das pessoas. Neste ponto esta mudança de atitude tem várias finalidades;

• Desenvolver novas habilidades, conceitos, etc;

• Transmissão de informações;

• Desenvolvimento de conceitos;

• Aumento da produtividade;

• Melhorar a comunicação;

• Diminuir o retrabalho;

• Melhorar o relacionamento interpessoal;

• Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas;

MÉTODOS E TÉCNICAS DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

Rotação de cargos:

Movimentarem as pessoas em varias posições na organização, com finalidade de expandir suas habilidades, conhecimento e capacidades.

Rotação vertical: promoção provisória.

Rotação horizontal: transferência de curto prazo.

Atribuição de comissões:

Oportunidade para a pessoa participar de comissões de trabalho compartilhando da tomada de decisões, aprendendo com os outros e pesquisando problemas específicos da organização. Geralmente são atribuições temporárias e desafiadoras.

Estudo de caso:

A pessoa se defronta com uma situação no qual deve ser analisada e solucionada. Isso permite diagnosticar um problema real, desenvolvendo habilidades de análise, comunicação e persuasão. Trata-se de aprender com a experimentação sobre a experiência passada, ainda que alguns casos sejam fictícios e elaborados sob medida para essa finalidade.

Jogos de empresa:

Equipes competem umas com as outras, tomando decisões a respeito de situações reais ou simuladas. Os jogos de simulações de negócios podem representar desde uma disciplina ou função definida até a completa dinâmica empresarial. Constituem-se situações bastante envolventes nas quais os aspectos lúcidos e de competição estão fortemente presentes.

Centro de desenvolvimento interno:

É o caso da educação corporativa ou universidade corporativa, que preocupa-se não somente com o fator qualificar, mas também com a apresentação de uma maneira totalmente nova

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com