TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Informação E Conhecimento

Monografias: Gestão De Informação E Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  1.082 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

1) Comente a afirmativa a seguir considerando aspectos como: as características da informação, seu valor para as organizações e seus atributos de qualidade. Utilize exemplos da segurança pública para ilustrar sua resposta, entre 10 a 15 linhas. (2,5 pontos)

“As organizações estão repletas de dados que poderiam se tornar informação valiosa para algum usuário diante de um problema decisório”.

Eu gostaria de trazer para esta reflexão, as mídias sociais que são um grande banco de dados da atualidade acessível a qualquer cidadão, e que, pode ser perfeitamente utilizada pelos órgãos de segurança pública para buscar e atualizar seus dados com relação a indivíduos que cometem crimes em nossa sociedade, por exemplo, o Sistema de Informações Integradas INFOSEG do Ministério da Justiça, pode estar desatualizado com relação a fotos ou a localização de criminosos. Em um serviço policial de investigação podemos utilizar o facebook para encontrar tais dados podendo assim transformá-los em informação que podem ser valiosas na resolução de um crime.

Também temos as centrais de vídeo monitoramento onde às forças de segurança trabalhão de maneira integrada, utilizando-se de dados gerados através da captura de imagens que podem ser transformados em informação valiosa para auxiliar o trabalho de quem esta na linha de frente patrulhando ruas e em constante contato com a comunidade.

2) Leia atentamente o caso a seguir:

Gestão do conhecimento e poder legislativo no Brasil: o tamanho do desafio

No Brasil, o programa Interlegis é responsável por integrar em rede todas as Casas Legislativas do país. O Interlegis faz isso oferecendo computadores, formando para o uso das máquinas e programas, disponibilizando ferramentas para a gestão do processo de tramitação de leis, assessorando as Casas no processo legislativo, fornecendo espaço para a disponibilização de páginas na rede mundial de computadores, entre outras funcionalidades. Atualmente, mais de duas mil das 5.561 Câmaras municipais brasileiras são oficialmente conveniadas ao Interlegis, todas as assembléias Legislativas e ainda o Congresso Nacional.

Com tais números, essa iniciativa do Congresso em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é, certamente, uma das maiores redes de troca de informações dedicadas ao trabalho legislativo em todo o mundo. Via de consequência, poderia ser também uma das maiores redes mundiais de produção de conhecimento sistemático sobre o processo legislativo. Qualquer um concordará que isso seria muito bom para os cidadãos e para a sociedade brasileira e, quem sabe, para todo o chamado “mundo democrático”.

Residem nessas constatações as evidências quanto aos limites e possibilidades do Programa Interlegis. Definido como “comunidade virtual dos legislativos brasileiros”, o Interlegis visa a modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal, e a promoção de maior transparência e interação entre esse Poder e a sociedade. Para isso, utiliza as novas tecnologias de informação (Internet, videoconferência e transmissão de dados). Esse serviço é suportando pela Rede Nacional Interlegis (RNI) que interliga a sede do Programa, em Brasília, com o Senado Federal, a Câmara dos Deputados, o Tribunal de Contas da União e todas as Assembléias Legislativas. Todos os serviços estão reunidos em um poderoso portal que também funciona como distribuidor de notícias pertinentes à atividade parlamentar. Espera-se, com toda essa infra-estrutura, maximizar a comunicação e a troca de experiências entre as Casas Legislativas, os legisladores e o público. A meta é aumentar a participação da população no processo legislativo.

Ivanir Corgozinho é sociólogo, professor, consultor junto a instituições parlamentares para o uso das tecnologias de informação e Coordenador do projeto Fronteira Virtual. URL: http://www.kmol.online.pt/artigos/200308/cor03_1.html. Acesso agosto, 2003

Agora responda às perguntas:

a) A abordagem sociotécnica de sistemas de informação envolve os componentes humano, organizacional e tecnológico. Descreva a influência de cada uma desses componentes no caso apresentado. (2,5 pontos).

• Organizacional: Este procedimento esta destacado pela disponibilização de ferramentas para a gestão do processo que integra em rede todas as casas legislativas do país, através da parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, é fornecido como bens e serviços à troca de informações dedicadas ao trabalho legislativo em todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com