TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão De Pessoas

Exames: Gestão De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Gestão de Pessoas I

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor : Alessandra de Oliveira

Nome do aluno: Fábio Salis Costa e Silva

Data: 19 Set 2012

Orientações:

§ Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

§ Entregue a atividade no prazo estipulado.

§ Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

§ Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Estudamos que a gestão de pessoas tem como um de seus principais objetivos a busca da parceria entre empresa e pessoas. Assim, as pessoas dependem das organizações para alcançarem seus objetivos e, por sua vez, as organizações também precisam das pessoas para crescer e terem sucesso, em uma espécie de dependência mútua.

O grande desafio é mudar o ambiente organizacional, de um sistema de confronto para um sistema de parceria.

1- Em face destes objetivos e expectativas de ambas as partes, o ideal e que haja uma parceria entre o colaborador e a empresa, dentro de uma relação ganha-ganha. Ou seja, ganham os colaboradores na medida em que, gradativamente, possam alcançar seus objetivos e as organizações da mesma forma.

Diante disso analise o case abaixo e levante pelos menos 2 estratégias aplicáveis que sejam possíveis para que ambos( colaborador e organização) experimentam a relação ganha-ganha. ( 3,0 pontos)

A estratégia de redução de gasto da organização poderia operar junto a uma estratégia de compensação salarial noturna fazendo com que os funcionários colaborem com a política da empresa e ao mesmo tempo se beneficiem com a mudança na jornada de trabalho. Tal simbiose de estratégias geraria uma relação ganha-ganha entre empresa e colaborador.

2- Em relação aos estudos realizados sobre empregabilidade, assista ao vídeo “O fim do emprego e o empreendedorismo”, disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=BB1ZwCVueco&feature=related .

Depois faça uma pesquisa em reportagens, artigos, case sobre empregabilidade, em relação aos aspectos como: perfil do empreendedor, vantagens, oportunidades.

Alguns repositórios que podem ser utilizados para sua pesquisa:

http://www.ludwig.com.br

http://revver.com/video/862560/entrevista-empregabilidade-mario-persona/

A partir do vídeo e pautando-se em sua pesquisa, escreva um texto de 10 a 15 linhas, levantando no mínimo 4 aspectos fundamentais para conquistarmos uma postura empreendedora dentro do atual mercado de trabalho. (3,0 pontos)

Orientações:

• Realize leituras de artigos ou outro material externo ao livro didático.

• Os textos motivadores não devem ser copiados;

• O texto deve ser escrito de forma fundamentada;

• Linguagem coesa e coerente;

• Cite as fontes da pesquisa;

• Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm) e veja como realizar citações e referências.

Com a introdução da informatização no cotidiano, as profissões estão sendo reformuladas de forma a atender o crescente aumento da produção mundial. Essas mudanças veem acontecendo em ritmo acelerado e deixam para traz de forma obsoleta quem não acompanha e se adapta a ela. O governo tenta amenizar o problema criando projetos sociais que só agravam mais a situação e aumentam o desemprego. A empregabilidade esta condicionada a capacidade em se antecipar as mudanças e adaptar-se as novas necessidades do mercado. Muitos buscam no empreendedorismo uma saída para essa crise, no entanto para obterem êxito necessitam basicamente de treinamento e educação empreendedora. Um bom empreendedor deve fundamentalmente ser uma pessoa criativa, tomar decisões moderadamente arriscadas, objetivar a inovação, e ter visão para identificar oportunidades de negócio. O empreendedor é uma pessoa que idealiza suas visões.

Fonte:

- Artigo de Prof. Louis Jacques Filion, Revista Administração, São Paulo v.34 Abril/Junho 1999

- José Carlos Assis Dornelas, Empreendedorismo 3ª Edição 2008.

3- Pautando-se em nossos estudos dentro da perspectiva da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com